terça-feira, 9 de setembro de 2014

REUNIÃO DE PASTORES

REUNIÃO DE PASTORES E PRESBÍTEROS Treinamentos e confiança aos jovens em cada
detalhe desde o preparativo até a conclusão das cerimônias pela  Jubran”



Segunda-feira, 8 de setembro de 2014, foi realizada a 9ª reunião de pastores do Ministério Brasil Novo, no Hotel Fazenda Campo Belo as 20 horas com a presença do Bispo Jaime Carrijo, do Bispo Thiago Carrijo, e Bispo Jorge Luis e de  vários pastores e presbíteros. Inicialmente o Bispo Jorge fez abertura ressaltando que neste encontro, foram informados os critérios de participação para as cerimônias dos eventos do ministério, que ficarão a cargo da “Jubran”, formando um grupo para atuarem nos bastidores para organizar em tempo qualquer atividade relacionada à igreja. A posicionar estes jovens a subirem no palco, (púlpito) a possibilidade de treinamentos para todos os jovens que serão lideres amanhã. No final de tudo isso formar um grupo de jovens para reportar a outras congregações. Um forte sentimento de alegria tomou conta de todos os presentes ao ouvirem estas explicações, temos que observar; que estes jovens foram escolhidos para carregar o Ministério, e os ensaios será primícia responsabilidade. Treinar os jovens como uma obra-prima da unicidade Mestre e discípulo.


Bispo Jaime em suas orientações discorre: Como foi que Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém? Isto foi com políticos, temos que orientar quando chegar a hora de votar, a regra seria levar uma colinha para não esquecer o numero do candidato. Votamos em pessoas corajosas, aquelas que tiveram a ousadia de peitar os poderosos políticos e proletários, vamos fazer como fez o profeta Jeremias, lutar contra a apostasia no país, porque temos bons candidatos. Eu sei em quem votar e creio que vocês já escolheram também, minha opinião já tenho formada; vou fazer uma colinha para facilitar. Não adianta querermos ser santo, estamos há poucos dias para mudar o rumo de um povo. Vamos observar alguns parâmetros orientados pelo Bispo Jaime, sobre nossa atitude sem ofensas somos cristão, somos evangélicos, que buscamos em Jesus a vitória em oração, benção, saúde, amor, multiplicação, restituição e louvamos ao Espírito Santo. 
Como compreender cada um como ele é, acaba sendo o melhor modo de escolher e de interagir. As vezes as pessoas precisam de comer peixe, outras vezes, elas precisam de trabalho educativo sobre como pescar, e as vezes ou sempre precisam atenção externa de outras pessoas. Todos nos precisamos de cúmplices em nossas atividades, dentro ou fora da nossa casa, mas não deve é oferecer a comida já preparada, sem que tenha que ensinar a onde  e como prepara-la, como são as proposta para os pobres de baixa renda, com programa fome zero e saúde no lar-medico da família, procure saber quem é seu candidato e apresente seus amigos a ele.


Como compreender, querer, perdoar, quando nós mesmos escolhemos errado aquilo que pensamos ser melhor, uma tríade resume bem o relacionamento humano ideal. Da cultura popular nós somos capazes de lembrar: "Deus perdoa sempre, os homens de vez em quando, a natureza nunca" ou "Errar é humano, perdoar é divino". O perdão absoluto é divino. Quero lembrar que temos muitos candidatos para nossa economia evoluir, más devemos lembrar quem defenderá o meioambiente-ecologicamente? Nós podemos ter o ideal de perdoar, mas nem sempre conseguimos, perdoar a si mesmo por ter votado certo em pessoas erradas, como na terrível fórmula: "Perdoar, eu já perdoei; mas esquecer, das falcatruas enganosas que o povo brasileiro vive como fosse dependente de bolsas e vales vinda do sistema previdenciário, como estão fazendo os nossos políticos; diga: não esqueça, sua vós pode ser escutada sem ruídos, e interferências. Escutar é um ato humano que reflete uma disposição interior...".


O erro na escolha das pessoas leva às vezes a conseqüências sérias para um perdão imediato. Depois de tantas decepções com corrupção em vários setores governamentais, os mensalões, os caixas dois, propinas e sabotagens com a boa vontade dos eleitores. Não devemos esquecer ainda reação pessoal ou social contra aquele que errou, pode ser irascível, vingativa, punitiva. Mas o que se quer mesmo, é que aquele que errou, e com isto de certa forma agrediu, reconheça e mude. Talvez precise sofrer as conseqüências do seu ato para merecer o perdão. Não reconhecer o próprio erro ou de certa forma encobri-lo já consiste em parte da pena, por não se adequar com a verdade. Perdoar antes porém, abre uma porta honrosa para o agressor, que não precisa gastar tempo se justificando.  Aqui vale mais uma definição do ser humano: aquele que é capaz de se desculpar e justificar em todos os seus atos, mas que ficaria envergonhado de manifestar esta desculpa ou justificativa em voz alta para outros. Sim, as desculpas que damos a nós mesmos para fazer coisas erradas, não convencem...Precisamos ter discernimentos, compreensão, e lembrar que muitos  que estão  na lista de topo esqueceram o que prometera diante dos eleitores, agora voltam prometerem outras utopias.
O castigo piora o ruim não adianta castigar se ele não mudar, e aquele que é justo tende a melhorar o que já é bom, e como o bom deve ser melhorado, não se deve evitar o castigo. Mas, o ruim? Não merece o castigo, ou além do castigo precisa de algo para melhorar? Com certeza o melhor castigo estará neste pleito de  5 de outubro de 2014,talvez eles precisem também da compreensão... As pessoas aprendem também pelos erros, próprios ou alheios, históricos ou do presente. Quanto maior o erro, piores as conseqüências, e menores as chances de errar de novo. A evidência do erro para a sociedade mexe com os brios daquele que errou. Mas tem muitos que não dar importância e a compreensão não pode ser confundida com a cumplicidade no erro; a cumplicidade está associada ao desejo de ser solidário com a pessoa que errou e disposição de ajudar para reverter esta situação. Esta aventura de compreender implica num compromisso. O amigo, é aquela pessoa que apesar de conhecermos perfeitamente como é, continua sendo amigo ou: "O amigo é o amigo do amigo".
O perdão, pode ser imediato ou não, com consequências ou sem elas. Ora, o tempo é apenas uma convenção, mas nem por isto deixa de existir... As pessoas, são como o bom vinho, melhoram com o tempo ou, para continuar remetendo a provérbios: "O tempo é o melhor remédio". As pessoas, como já dissemos, buscam sempre uma justificativa para os seus atos, e também para perdoar. Em todos estes casos, é difícil ter a medida certa, pois a pena deve ser proporcional a ofensa, e o ofendido mostra que é grande, perdoando. As leis positivas neste sentido são como que a segurança da sociedade, na tentativa de se estabelecer uma medida; um verdadeiro protocolo social a ser atingido. Vem aí as eleições 2014, não seja um perdoador politico social, nas urnas, não é ser perdoador que pode mudar uma nação. Temos que cobrar os erros daqueles que muda a sintonia harmoniosa da frequência agora, e depois nós só escutamos ruídos, como  verdadeiros mediadores medievais que enquanto um fala nós escutamos. Nossas limitações são patentes. Não somos o que queremos, não fazemos tudo que sonhamos, não temos o dom de estar onde desejamos. Dentro destes limites é que nos movemos. Conhecer os limites pessoais e os dos outros - pois somos seres que não se repetem cada um Deus deu seu DNA- é uma tarefa que dura toda a vida. O limite também não é algo estático, as pessoas mudam. Logo, o sistema de comunicação entre as pessoas é algo dinâmico e tem suas "leis" próprias, que cabe a cada um descobrir em cada momento. Em vez de gastar tempo reclamando que não existe saída ou comunicação, poderemos empregá-lo, verificando como estabelecer esta relação.
Por outro lado, quando as pessoas se aproximam, uma tem em relação a outra uma expectativa. Na prática existe também um pré-conceito, mas por ora, vale a pena refletir sobre a expectativa. 
A eleição (e condenação no dia do julgamento, você já sai recebendo sua condenação ou sua graça) foi condicionada pela fé racional ou não-fé do homem; a expiação, embora qualitativamente suficiente à todos os homens, só é eficaz ao homem de fé; sem o auxilio do Espirito Santo nenhuma pessoa é capaz de responder à vontade de Deus; como fez Neemias, a graça não é irresistível; e os crentes são capaz de resistir ao pecado, mas não estão fora da possibilidade de cair da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vigiais irmãos.

                 "A felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da   alma, porque esta e só esta é a sua essência. E a alma é feliz quando é ordenada, ou .....seja, virtuosa. Politica já dizia Sócrates: Para mim quem é virtuoso, seja homem ou mulher, é feliz, ao passo que o injusto e malvado é infeliz. Assim como a doença e a dor física elas são desordens do corpo, a saúde da alma é a ordem da alma - e esta ordem espiritual ou harmônica interior é a felicidade" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.