sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Apenas um que voltou

Esboço de pregação Pr. Marcos (T5360608)
Lucas 17:11-19
Imagine esta sena de Lucas 17: Jesus a caminho de Jerusalém, com  a data da consumação se aproximando  e ao passar entre Samaria e galileia,  uma Aldeia  tinha dez leprosos, os pararam de longe. E levantaram a voz dizendo: Jesus, Mestre, tem piedade de nós. Ele vendo-os disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos pés, com rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E respondendo Jesus, disse: Não eram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve que voltasse para dar gloria a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Acampados entre abandono e vergonha, nove deles eram judeus e um era Samaritano.
Se você já estudou ouviu alguém com lepra, você pode imaginar... Ex.: uma Cracolândia com barracos feito de caixote e geladeiras velhas e pessoas com roupas imundas, um amontoados de gente com doenças, com piolhos, ratos, baratas; mas ainda assim essas pessoas vivem como reis se comparadas aos leprosos nos tempo de Jesus.
A partir do momento que o sacerdote os classificou como leprosos perderam tudo;  esposa, filhos, emprego, auto estima, saúde, sanidade mental.  A Bíblia não diz a forma como esses leprosos ouviram falar sobre Jesus, talvez, por exemplo, um enfermo, alguém com dó e piedade, mas de qualquer forma lá estavam esperando ansiosamente para vê-lo.
Tente imaginar a cena: Lá estavam  eles sentado  abeira da estrada, o mais perto possível da estrada, os 10 homens, imundos , deteriorados, morrendo, um segura a mão do outro aguardam o momento de Jesus passar; e quando viram se aproximar o Mestre começaram a agitar os seus braços, e quando Jesus chega ao ponto de ser ouvido por eles começaram a gritar: Jesus, Mestre-tenha misericórdia de nós!.
Eles não pediram dinheiro e nem quando morressem fossem para os céus,, Gritaram pedindo “Misericórdia”, era como estivessem implorando Jesus-como pode o Senhor ver esta cena tão triste e não ter compaixão (dó), pena ou compaixão? Como pode o Senhor nos recusar?
Jesus não recuou e nem se desviou; olhou-os bem no rosto de cada um com amor e disse: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes”.  Eles com certeza acharam que Jesus estava brincando com eles, porque os próprios sacerdotes os condenaram, mas algo e extraordinário começa acontecer, começou fluir vida, saúde e vigor nos dez homens leprosos.
Uma Pergunta: Você se lembra da hora que Jesus teve “Misericórdia sua”? Como se sentiu purificado e com vigorado? Você gritou por sentir seu poder purificador? Sentiu vida nova em você?.
 Os 10 leprosos foram tocados e curados, mas os nove deles (judeus) voltaram para suas vidas, foram aos Sacerdotes, fizeram o ritual de cura (Rasparam todos os pelos e cabelos do corpo) foram se purificar com óleo, oferecem sacrifícios, e nunca mais voltaram para ver Jesus, apenas um (1) que voltou.
Quantas pessoas, quantos cristãos estão vivendo dessa forma (recebem a bênçãos, o milagre e viram as costas para o Abençoador!).
Pergunto: Por que o Samaritano correu e voltou para ver Jesus?
1-Porque ele não estava preso a rituais e formalidades, tem tantos crentes a viverem destas formas, tanto que nesta situação.
2-Porque queria agradecer o seu milagre, você tem reclamado, murmurado, questionado, é noite de você agradecer ao Senhor!
3-Por que ele queria adorar e exaltar o único que era e é merecedor de toda honra e glória, quanto tempo você não louva a Deus de todo seu coração?
4- Por que o próprio Deus escolhe no meio de muito um para seu nome ser exaltado! Exemplo de tudo isso a Bíblia nos mostra que Abraão, Jacó, Moisés e vai ser assim com você também nesta noite.
Observação Não há necessidade de rituais, de sacrifícios, não precisa do sangue do bode e de bezerros.
Em Hebreus 10: 19-22-
Tendo, pois irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus. Pelo novo e vivo caminho  que nos consagro, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. 

Casa de Oração Jesus Cristo é a Resposta  e Ministério Brasil Novo. Cong. Ana Jacinta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.