quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A doutrina de santidade

   A TRAVESSIA DO DESERTO E A VITÓRIA ESPIRITUAL EM SUA VIDA
@T5454710 editada Quero pedir mais uma vez que leiam com o coração este texto, uma vida nada fácil para chegar ao ponto que estes dois  homens Paulo de lado do Egito Paulo de Tebas, do outro Paulo de Tarso. Ha escritores bíblicos que chegam afirmarem que eram o mesmo homem, não posso afirmar mas existem evidencias nas peregrinações e na busca da confissão de fé entre os dois. Será?

Texto Bíblico: E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me (Marcos 10:21).

Ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? Veja irmãos vou citar como exemplo nomes que não aparecem em algumas leituras da Bíblia, veja que o apostolo Paulo fala de nomes estranhos ao nossos dias, o que importa aqui é a Unção do Espirito Santo, pois nós trabalhamos com pessoas iguais a nós, e não com santos e sábios. devemos buscar em Jesus o Filho de Deus e seguir seus ensinos.

Jesus ordena aos seus discípulos que estivessem no mundo, mas não fossem do mundo. Talvez nenhuma pessoa tenha levado isto a serio quanto um jovem chamado Antão, nascido em Coma, Egito por volta do ano 250. Seu pai cristão coptos abastarda. Antão era um jovem muito sensível que evitava a escola e os companheiros da mesma idade, sempre levou uma vida em casa. 

Com vinte anos seus pais morreram que o deixam como guardião da irmã mais nova e das propriedades da família. Ele estava sempre meditando sobre as Escritura e a vida dos Apóstolos quando  ao entrar na igreja local durante um culto sobre a leitura do Evangelho de Mateus. Aquilo que ele ouviu alterou a sua vida e marcou o rumo do monarquismo cristão e disse eu ouvi “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos Céus. Depois, vem e segue-Me” (Mt.19:17). Este jovem, Antão..., dividiram os 80 hectares da fértil herdade familiar entre os habitantes da aldeia. Depois vendeu seus bens e deu aos pobres, deixando um pouco de dinheiro para sua irmã. Na igreja outro dia ele ouviu uma leitura que pareceu dirigir-se especialmente aos seus ouvidos: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã”

Bíblia: ("Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mt 6:34".

Ele ficou sabendo que o mundo material não era para si. Ele confiou a sua irmã a um grupo de senhoras religiosa e adotou uma vida rigorosa em abnegação, vivendo sozinho num buraco na terra perto da casa dos pais porque naquela época não havia mosteiros. Esse moço buscou orientação Espiritual num recluso em um povoado vizinho.

Aprendeu a ser aceta, passava o dia em oração solitária com jejum periódico e trabalho manual para seus proventos e sua santidade era tão evidente que passaram chamá-lo de amigo de Deus. Este jovem segundo o escritor Atanásio, do século quatro, conta que ele se viu alvo do Demônio, que procurou, pois que ele estava fraco de tanto jejuar, tentou tenta-lo com visões de fama e  casa confortável, foi Diabo que veio como uma bela mulher, depois como Dragão e por fim disfarçado de um rapazinho respeitosamente falou com Antão: “Quem és tu para assim  me falares?” Perguntou Antão, respondeu o rapaz:“ Chamam-me o espírito da fornicação”, Antão, ficou firme  e replicou: “O Senhor é meu auxilio e eu desprezarei os meus inimigos.” O rapaz (Satanás) ao ouvir isso bate em retirada, fugiu, isso foi a primeira vitoria de Antão sobre o Diabo. Certa vez uma legião de demônios lhe chicoteara com violência sobre humana, com muita dor ele continuou a sua luta contra o mal, Este deserto e muitas lutas aprofundou-lhe o conhecimento psicológico. 

“Tal como os demônios nos encontram conosco” Assim se comportam conosco dirigindo seus ataques de acordo com os pensamentos que temos em nós. Depois de muito tempo uma luz brilhou na cela onde ele vivia, ele perguntou:“Por que não apareceste no inicio do meu sofrimento para evitares minhas dificuldades?”, o recluso e esgotado ouviu: “Eu estava exatamente aqui” diz a voz, “mas  esperei para ver-te atuar.

E agora, porque foste firme e forte a não te rendeste, serei para sempre o teu auxilio e dar-te-ei a conhecer em toda parte.” Jesus sempre estará com você, não desista diante das dificuldades, você foi escolhido, é chamado por Deus como fez com Moisés. 

 PS.:Este texto requer melhor compreensão dos estudiosos de teologia histórica ou conhecimentos das civilizações desaparecidas, fique a vontade para acrescentar algo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.