quarta-feira, 23 de março de 2016

Deus como ele era chamado



Javé difícil era deus.

Elias, o profeta, o que pregava entre os tisbita, que pregava entre os camponeses, ele já preparava o povo:  pregava entre os judeus e trapistas, não contava apenas com o respaldo da nobreza e dos habitantes das áreas rurais e os intelectuais, pois do seu lado estava também o Estado israelita.


Ele não era, de forma alguma, apenas uma marionete de poderosos grupos, mas, sobretudo, um fenômeno de natureza e força próprias, ou seja, um produto da historia judaica.

Afinal das contas, uma grande quantidades de deuses, como são muitos ainda como povo que adoram o misticismo como tabu, na crença de santos milagrosos, sabendo tanto quem faz milagre somente é Deus. 

A devoção dos Judeus dirigia-se a hum único senhor celestial, odas por responsável como coisas que aconteciam, o qual, alem disso, não possuía nomes nem mesmo uma representação física nem nomes que os israelitas davam ou nada explicavam sua natureza.


Nos primórdios dos tempos, chamara-se ele Javé, o que segundo o patriarca Moises, significava nada mais nada menos que "Eu Sou". Mas tarde, seu nome passou a ser chamado de "Eloá ou Eloim" ou, simplesmente, como ser chamado Deus,



Tempos depois, tornou-se conhecido como Jaú ou Jeová, e, por fim, e pela simples denominação de "Adonai" o Senhor, todos estes nomos prestavam-se mais à manter o mistério fazer lançar luz sobre esta entidade, sempre que alguém procurasse se aproximar desta figura a partir de fora visível este deus exigia que seus adoradores renegassem totalmente o poder  de seus sentidos satisfazendo-se tão-somente com representações puramente abstratos.



A unica forma visível de Javé ou Jeová encontrava-se,ão, mandamentos do que seiscentos e treze preceitos de proibições diversas, não é necessário que os judeus creiam, pois o que eles tem de fazer e agir e, através de sua ação, ser algo bastante definido: Membros do povo eleito, a comunidade que eles constituem, vista a luz plena, assemelha-se à de uma ordem religiosa de caráter acentuadamente intelectual, cujas regras e regulamentações tem certa semelhança com as dos trapista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.