segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

1 SAMUEL 17:1_30

1 Samuel 17: 1-30 Nova Versão Internacional (NVI)

Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó em Judá. Eles acamparam em entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.  Saul e os israelitas se reuniram e acamparam no vale de Elá E traçou sua linha de batalha para encontrar os filisteus.  Os filisteus ocupavam uma colina e os israelitas outra, com o vale entre eles.
 Um campeão chamado Golias, que era de Gate, saiu do arraial dos filisteus. Sua altura era de seis côvados e uma extensão. Tinha um capacete de bronze na cabeça e usava um casaco de armadura de escamas de bronze pesando cinco mil  ciclos Nas pernas ele usava grevas de bronze, e um dardo de bronze estava pendurado nas costas. 7 A  sua haste de lança era como a haste de um tecelão,E seu ponto de ferro pesava seiscentos siclos. Seu portador escudo foi à frente dele.
 Golias levantou-se e gritou para as fileiras de Israel: "Por que vocês saem e se alinham para a batalha? Não sou eu filisteu, e não sois servos de Saul? Escolher um homem e faça-o descer até mim.  Se ele puder lutar e me matar, nos tornaremos seus súditos; Mas se eu o vencer e matá-lo, vocês se tornarão nossos súditos e nos servirão. " 10  Então o filisteu disse:" Hoje eu desafio os exércitos de Israel! Dê-me um homem e vamos lutar uns contra os outros.11  Ao ouvir as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram assustados e aterrorizados.
12  Davi era filho de um efrateu Chamado Jesse, Que era de Belém em Judá. Jesse tinha oito filhos, e na época de Saul era muito velho. 13  Os três filhos mais antigos de Jessé tinham seguido a Saul para a guerra: O primogênito era Eliab; O segundo, Abinadabe; E o terceiro, Samá. 14 David era o mais novo. Os três mais velhos seguiram a Saul, 15  mas Davi ia e voltava de Saul para cuidar Ovelhas de seu pai Em Belém.
16  Durante quarenta dias o filisteu avançou todas as manhãs e todas as tardes, e levantou-se.
17  Agora Jessé disse a seu filho David, "Tome este efa. De grãos torrados E estes dez pães para os teus irmãos, e apressai-vos para o seu arraial. 18  Leve esses dez queijos ao comandante da sua unidade. Veja como seus irmãos São e trazem de volta alguma segurança deles. 19 Estão com Saul e todos os homens de Israel no vale de Elá, pelejando contra os filisteus.
20  De madrugada, Davi deixou o rebanho aos cuidados de um pastor, carregou-o e partiu, como tinha ordenado Jessé. Chegou ao acampamento enquanto o exército estava saindo para suas posições de batalha, gritando o grito de guerra. 21 E  Israel e os filisteus estavam traçando os seus versos um para o outro. 22  Davi deixou as suas coisas com o guardador de provisões,Correu para as linhas de batalha e perguntou a seus irmãos como estavam. 23  Como ele estava falando com eles, Golias o campeão filisteu de Gate, saiu de suas linhas e gritou seu habitual, David ouviu isso. 24  Sempre que os israelitas viram o homem, todos fugiram dele com grande medo.
25  Ora, os israelitas haviam dito: "Vedes como este homem continua saindo? Ele sai para desafiar Israel. O rei dará grande riqueza ao homem que o mata. Ele também lhe dará sua filha no casamento e isentará sua família dos impostos em Israel."
26  Davi perguntou aos homens que estavam perto dele: "O que se fará ao homem que mata este filisteu e remove esta desgraça de Israel? Quem é este incircunciso filisteu que ele deve desafiar os exércitos do Deus vivo?"
27  Repetiram-lhe o que tinham dito e disseram-lhe: Isto é o que se fará ao homem que o mata.
28  Quando Eliabe, o irmão mais velho de Davi, ouviu-o falar com os homens, queimou de raiva. E perguntou: - Por que você veio aqui? E com quem deixaste aquelas ovelhas no deserto? Eu sei o quanto você é presunçoso e quão perverso é seu coração; Você desceu só para assistir à batalha. "
29-E agora, que fiz eu? - perguntou Davi. "Não posso eu mesmo falar?" 30  Então ele se voltou para outra pessoa e levantou o mesmo assunto, e os homens lhe responderam como antes. 
(V.8 Golias dizia sois servos de Saul, ele não diz servos do SENHOR, porque os soldados serviam a Saul, Davi veio a serviço do Deus de seu pai) O gigante filisteu queria pelejar com apenas um homem, pois o exercito inteiro era impossível para ele, apenas um so para lutar.
TEXTO BASE 17:20-34:
O versículo 20, afirmo como Davi era escolhido de Deus "O PASTOR" 1 SM 17:20-34 "Davi então de madrugada se levantou pela manhã e deixou ovelhas a um guarda e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando o arraial saia em ordem de batalha e a gritos chamavam a peleja.
Versículo 34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e vinha um leão e um urso e tomava uma ovelha do rebanho".
INTRODUÇÃO:
Davi era ainda um menino e já tinha ciência de suas responsabilidades, pois ainda menino cuidado com grande zelo do rebanho de ovelhas de seu pai. Com este zelo ele se tornava a figura perfeita do Senhor Jesus - O Bom Pastor.

DESENVOLVIMENTO: O Senhor Jesus ainda menino tinha a mesma responsabilidade, pois disse: "Me convém cuidar das coisas do meu Pai". 


Ao se apresentar a Saul no campo de batalha, Davi viu os exércitos do Deus vivo ser afrontado. Estavam ali homens numa batalha sem condições de vencê-la; ovelhas sem pastor, o próprio rei estava acuado. Davi não tinha obrigação alguma de entrar naquele guerra, mas o fez, espontaneamente. 

Preparado? Sim! Pois venceu o leão e o urso. Venceu o inimigo das suas ovelhas. Da mesma forma Jesus venceu o inimigo de suas ovelhas, que é o seu povo. Davi expôs a sua vida. O Senhor Jesus doou a sua vida. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas.
CONCLUSÃO: Davi ao partir deixou as suas ovelhas ao cuidado de um guarda. O Senhor Jesus disse: 
Não vos deixarei sós, mas deixou a sua igreja aos cuidados do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.