Sala de Estudo Estantes Teológica - teologia online

❤👪👪

SUMARIO DE ESTUDOS
 
Vamos iniciar o ano de 2023 com fé, esperança e muito amor. 
Vamos adquirir conhecimentos que vem de Deus, para que o homem de Deus fale a sua língua através das Escrituras Sagradas (Bíblia).

VALDECI FIDELIS É UM SERVO DE DEUS, TRABALHA COM DISCIPULADOS COMO DISCÍPULOS DE JESUS.
Formação teologia, com titulo de Mestre e Doutor em Teologia

ÍNDICE DAS MATÉRIAS





Textos de apoio:

– Gênesis 12: 1-3
– Deuteronômio 8: 11-18
– Isaías 42: 1-9
– João 8: 31-32
– Romanos 10: 5-15
– Filipenses 2: 1-11
--Deuteronômio 28:16-36
-- João 10:1-9



Introdução

Autenticidade – a qualidade de ser autêntico -, é uma virtude muito importante para quem deseja ser e fazer discípulos de Jesus Cristo. Ser autêntico implica ser transparente – permitir que se veja através de você, como uma janela que costuma ser limpa com regularidade. E, nesse caso, uma transparência que permite ver, no seu interior, a presença de Jesus.

O testemunho do discípulo autêntico é também coerente: suas ações não traem suas palavras. Ele procura viver o que prega. E nesse processo, claro, não há espaço para fingimento ou qualquer falsificação de sentimentos. A dor não deixa de doer, o sofrimento não deixa de machucar, a tristeza não deixa de produzir lágrimas. Porém, a autenticidade possibilita o exercício coerente da fé, que não mascara a realidade difícil, mas permite uma relativização do “poder” das adversidades. Assim, sendo Deus soberano sobre a história, nossa e da humanidade, é preciso relativizar qualquer outro “senhorio”, venha ele de onde vier; nossas atitudes e posturas serão determinadas por nossa confiança em Deus.

Será que nossa postura diante das adversidades e sofrimentos poderá “trair” nosso testemunho verbal sobre a soberania de Deus? Por outro lado, a negação de nossas fragilidades e fraquezas humanas não produzirá também um testemunho distorcido do Evangelho? É possível encontrar um equilíbrio que nos torne testemunhas autênticas de Jesus?

Para entender o que a Bíblia fala*

1. Como Paulo e seus amigos são dirigidos acerca do lugar para onde deveriam ir (vv. 6-10)? Que princípios de “orientação” você percebe nestes versos?

2. Medite sobre como este incidente, em que a mensagem do Evangelho atravessa o Mar Egeu para chegar ao continente europeu, afetou sua história pessoal e do mundo todo.

3. Paulo e os companheiros responderam imediatamente ao que entendiam ser uma mensagem de Deus. De que forma a obediência deles foi confirmada ao desembarcarem na Macedônia (vv. 11-15)? 

4. Os donos da jovem escravizada desencadearam a prisão de Paulo e Silas (vv. 16-24). A resposta dos discípulos, depois de serem açoitados e presos (injustamente), foi orar e cantar hinos a Deus (v. 25). Descreva os eventos que antecederam e geraram a pergunta do carcereiro: “Que devo fazer para ser salvo?” (vv. 23-30).

5. Fica claro no livro de Atos que Deus está interessado no mundo e nas nações sendo alcançadas pelo Evangelho. Mas ele também está preocupado com pessoas, individualmente. Quais pessoas foram afetadas pela obediência de Paulo à direção de Deus (vv. 14-15, 18, 30-33)?

Para Refletir

Recontando a história, ouso incentivar o leitor que leve este evangelho de Jesus para casa, o lugar mais próximo, leve, acessível e íntimo de cada um de nós. Deixe o abalo, que sacode aquilo que precisa ser sacudido, abrir portas, escancarar janelas e destravar trancas. Pense em encher o seu lar com compromisso pessoal e familiar com o evangelho de acordo com o batismo e a identidade que ele nos traz; momentos simples de oração e leitura da Palavra de Deus; acolhimento de portas abertas ao vizinho, ao amigo e até ao estrangeiro; cuidado bondoso e criativo com as próprias mãos ao que necessita; e, por fim, mesa posta colocada no centro para refeições calmas e sem pressa. (Jony W. De Almeida) A comunhão não é o fim. A missão é.

A comunhão, aquela intimidade sagrada com Deus, não é o último momento da vida cristã. Nós o reconhecemos, mas esse reconhecimento não é apenas para ser provado ou mantido como um segredo… ‘Vá e diga’. Essa é a conclusão da celebração da Comunhão. Esse também é o último chamado da vida cristã: ‘Vá e diga. O que você ouviu e viu não é apenas para você… Vá, não demore, não espere, não hesite, mas ande agora e volte para os lugares dos quais você veio, e faça com que aqueles que você deixou para trás em seus refúgios saibam que nada há a temer, que Ele ressuscitou. Ele de fato ressuscitou’.(Henri Nouwen, Meditações com Henri Nouwen, Danprewan, 2003)

Para Terminar

1. Paulo e Silas falaram do Evangelho assim como o demonstraram em sua vida. Como tem sido sua experiência com este duplo desafio de testemunhar sobre Jesus com suas palavras e com seu viver?

2. Existe alguma pessoa ou tarefa para a qual Deus está chamando você? Que passos você precisa desenvolver para uma obediência imediata e sem reservas a este “chamado”?

Eu e Deus

Quero ser um bom testemunho a ti, Senhor Deus, para que não falte a ninguém entre meus familiares, amigos ou vizinhos o convite de minha parte a entrar em tua presença e sair da violência, do esquecimento ou do egoísmo. Amém.”(Eugene Peterson, Um Ano com Jesus, Ultimato)

*Adaptado de “Quiet Time Bible Guide: 365 days through the New Testament and Psalms”, ed. Cindy Bunch, InterVarsity Press, 2005.

Autor do estudo: Reinaldo Percinotto Júnior
Este estudo bíblico foi desenvolvido a partir do artigo “Abalo sob medida”, de Jony Wagner de Almeida, publicado na edição 366 da revista Ultimato.









Estudo de Teologia Respostas


Valdeci Fidelis-Escola de Lideres






Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de O Paraíso Perdido que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psique humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as historias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton ( )"Paraíso Perdido, (1634) como o seu titulo indica, é uma estória épica a respeito do paraíso. Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Edem. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino. É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Genesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo. Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos. Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente, 1

2 quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a duvida quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus. Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável! Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente. Observamos que ele mesmo tem duvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas duvidas. A lamentação de desespero de Satã de que eu mesmo sou o inferno é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Edem, Milton diz Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu... O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa. Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro. Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionar-lhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. Quão devidos! Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; Ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e glória entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si. Sua 2

3 arrogância se fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico. Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são lideres de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros lideres para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom à aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção. Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo. Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9). Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher. Este completo manual oferece o significado, bem como a grandeza do que é Teologia e sua inegável autoridade. Traz também apreciações e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração. Acercar-se de forma apresentada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e também a Doutrina das Últimas Coisas. Inegavelmente é a obra mais empregada por teólogos e estudantes de teologia pela sua praticidade. Sua praticidade tem a intenção de rever que as coisas de Deus, e é preciso conhecer a Teologia-Bíblia Novo Testamento e o Velho Testamento e outros desconhecidos. Valdeci Fidelis; Código do texto: T Classificação de conteúdo: seguro. 3





"Estou enviando as respostas separadas das perguntas; como referência  5-RE: resposta da pergunta 5"
PROVA: Curso Internacional de Teologia-Curso 36 respostas, Ache onde estão estas perguntas que cabe nestas respostas (bíblicas)

1-RE: Ato ou efeito de revelar, dom ao conhecimento, ação divina, que se comunica com ao homem, desígnios de Deus, e a verdade: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus (1 Co 2:10)

2-RE: É a forma de Deus transmitir ao homem seus pensamentos, o que comprova que a Bíblia foi inspirada por Deus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3:16-17)

3-RE: Há três teorias da inspiração bíblica: a) Ortodoxia-a Bíblia é a Palavra de Deus. b) Modernismo a contém a Palavra de Deus; c) a Neo-ortodoxia, a bíblia torna-se palavra de Deus.

 4-RE: São os dons. O amor é uma parte tão importante do caráter de Deus que o apóstolo João escreveu: "Deus é amor". Isto significa que Deus mantém o bem-estar dos outros como a Sua principal preocupação. Para uma definição completa do amor, leia 1 Coríntios 13. Para ver o amor em ação, estude a vida de Jesus. O Seu sacrifício na cruz pelos pecados dos outros é o supremo ato de amor.

 5-RE: Providencia divina é o meio pela qual Deus governa todas as coisas no universo
6-RE: Deus é onipresente Salmo Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? (Sl 139:7)
Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil; (Jeremias 32:17. 2Pe 3:8, e Hb.1:11-12.)

7-RE: Três pessoas sendo uno: Pai, Filho e Espírito Santo.

8-RE: A.T-Deuteronômio: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. (6:4). N.T-Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num (Jo.5:7-8).

9-RE: Esta palavra não encontrei na Bíblia, mas ela mostra que Deus está no controle de tudo, em todos os momentos que precisamos dele. Cito: Sl 38:24-29, efésios 1:3 e Deuteronômio: Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou. (2:7.) A revelação bíblica demonstra que a providência de Deus não é uma doutrina abstrata, mas que diz respeito à vida diária num mundo mau e decaído. 
Toda pessoa experimenta o sofrimento em certas ocasiões da vida e daí surge a inevitável pergunta “Por quê?” (cf. Jó 7.17-21; Sl 10.1; 22.1; 74.11,12; Jr 14.8,9,19). Essas experiências alvitram o problema do mal e do seu lugar nos assuntos de Deus. 

10-RE: Antropologia e Teologia

11-RE: Rm 1:3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.

12-RE: (João 9:2) com base  neste cap. o espirito que chamamos de almas, com a sensibilidade de sentir a transição entre  a vida  e a morte.
Descrevo sucintamente
: Traducionismo, e criacionismo.

13-RE:Palavra  do latim que quer dizer  Imagem de Deus.

14-RE: O pecado é a transgressão as coisas de Deus. A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. ...

15-RE: A Bíblia diz que é a morte. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.(Rm 6:23)
 “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” – (Romanos 6:16)

16-RE:Sabemos que qualquer pecado pelo qual não peçamos perdão a Deus ocasionará a nossa morte no final. Se nos apegarmos a um pecado, por menor que seja, e o praticarmos diariamente ou costumeiramente em nossa vida, sem pedir perdão a Deus, este é um pecado “para a morte”. Somente quando estivermos lutando contra este pecado e pedindo perdão e poder de Deus para vencermos este pecado é que o pecado não será para a morte, mas para que Deus mostre Sua força e vença este pecado em nós.

Se alguém está triste por pecar, se arrependeu e nos pede que ajudemos em oração, podemos orar, pois este pecado não é para a morte. Contudo, se alguém peca continuamente o mesmo pecado, não se arrepende e não pede perdão a Deus, não devemos orar para que Deus a perdoe, pois a atitude da pessoa faz com que o pecado seja para a morte.


17-RE: Por que Ele nasceu na mesma carne e natureza que temos? Para que Ele pudesse ter entendimento de nossas fraquezas e inclinações para o pecado, e ser um Sumo Sacerdote misericordioso por nós. As palavras “em todas as coisas” realmente significam “em todas as coisas”? É claro que sim!

18-RE: A natureza divina de Cristo é claramente afirmada na declaração de Pedro quando interrogado pelo seu Mestre: "Quem diz o povo ser o Filho do homem" O discípulo responde: "tu és o Cristo, o Filho de Deus" (Mt 16. 16). Esta declaração é repetida diversas vezes nos Evangelhos (Mt 14.33; 8.29; 27.40; Mc 14.61-62; Lc 22.70; Jô 5.25; 10.36). Deus o Pai por duas vezes assevera a deidade do Filho (Mt3. 17; Mt 17.5). O próprio Jesus afirmou a sua divindade ao declarar: "Quem vê a mim, vê o Pai..." (Jô 14.9), e "Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30). Até mesmo os demônios reconheceram a divindade de Cristo ao gritarem: ?Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus?? (Mt 8,29).

19-RE: A união hipostática é um termo usado para descrever como Deus Filho, Jesus Cristo, tomou para Si a natureza humana, ao mesmo tempo permanecendo 100% Deus. a Bíblica justifica em que Jesus sempre foi Deus (João 8:58; 10:30), mas na incarnação Jesus se fez carne – Ele passou a ser um ser humano (João 1:14). A adição da natureza humana à natureza divina resulta em Jesus, o Deus-homem. Essa é a união hipostática, Jesus Cristo, uma Pessoa, 100% Deus e 100% homem.

20-RE:São quatro aspectos ou estágios da humilhação de Cristo são (1) encarnação, (2) sofrimento, (3) a morte, e (4) o enterro. Às vezes, um quinto aspecto (descida aos infernos) está incluído.

21-RE: Os estagio são: exaltação de Cristo são (1) ressurreição (2), ascensão (3) sessão, e (4) retorno em glória. Justificação Bíblica:

A ressurreição (Rm 6:9-10) foi o ponto de transição em Jesus "estado de exaltação. Foi a pessoa de Cristo que foi exaltado, e não apenas a sua natureza humana, mas o foco desta atividade de exaltação foi a mudança em sua natureza humana a um estado novo, muito mais gloriosa. (Lucas 24:30), preparar o pequeno almoço (João 21:12-13 ), e comer (Lucas 24:42-43). Era um corpo de "carne e osso", pois Jesus disse: "Um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (v. 39).


22-RE: Este fato significa que Cristo recebeu o governo da igreja em acréscimo ao governo do universo como rei eterno e supremo, significa também que o seu ofício de mediador e sacerdote é exercido de maneira plenamente eficaz, em igualdade e exatamente conforme a vontade de Deus.
Justificação: Efésios 1:3-20-22: “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja”.


a-RE: Dentro do vasto campo da teologia cristã, o arminianismo está intimamente relacionado com o calvinismo (ou teologia reformada), sendo que os dois sistemas compartilham a mesma história e muitas doutrinas. No entanto, eles são frequentemente vistos como rivais dentro do evangelicalismo por causa de suas divergências sobre os detalhes das doutrina da predestinação e da salvação.
  1.  a eleição (e condenação no dia do julgamento) foi condicionada pela fé racional ou não-fé do homem; a expiação, embora qualitativamente suficiente à todos os homens, só é eficaz ao homem de fé;
  2. sem o auxílio do Espírito Santo, nenhuma pessoa é capaz de responder à vontade de Deus;
  3. a graça não é irresistível; e
  4. os crentes são capazes de resistir ao pecado, mas não estão fora da possibilidade de cair da graça. O ponto crucial do arminianismo remostrante reside na afirmação de que a dignidade humana requer a liberdade perfeita do arbítrio
23-RE: O calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino (século XVI), um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, receberam instruções os fundadores da Igreja Presbiteriana. O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, um moralista, um puritano, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. 
O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. 



24-RE: Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens






25-RE "Seguir a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá




 ao Senhor" ( Hb 12:14).


  
Foge também dos desejos da mocidade e segue a justiça, a fé e o amor, a paz com um



 coração puro, invocam o Senhor" ( 2 Tm 2:22)



Seguir ‘a paz’ e ‘a santificação’ é o mesmo que seguir ‘a justiça’, ‘a fé’, ‘o amor’ e ‘a paz’. A 
justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus não foi plenamente demonstrado através da pessoa de Cristo?
Seguir a paz e a santificação com todos, é seguir a Cristo juntamente com todos os que invocam ao Senhor (Igreja), isto porque os que seguem a Cristo recebem um novo coração puro ( Mt 5:8 ; Sl 51:10 ).
 26-RE:  Atos 2:24-32
Contudo, Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. …
Atos 3:15
Vós matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. E nós somos testemunhas deste fato.
 Atos 4:10-12
tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em o Nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes, porém a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, por intermédio desse Nome é que este homem está aqui, diante de vós, plenamente curado! …
 27-RE: Sim,  Hb 5:5-6 Desse mesmo modo, Cristo não buscou para si próprio a glória de se tornar sumo sacerdote, mas foi Deus quem lhe declarou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”

28-RE: Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).
 Como eu sei que Deus não existe? Eu sei que Deus existe porque eu falo com Ele todos os dias. Eu não O ouço falar comigo “de uma forma audível”, mas sinto a Sua presença, sinto a Sua liderança, conheço o Seu amor, desejo a Sua graça. As coisas aconteceram na minha vida de forma que não há outra explicação senão Deus. Deus me salvou e mudou a minha vida de forma tão milagrosa que eu só posso aceitar e louvar a Sua existência.



29-RE: São os ateus agnósticos não acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo não descartam a possibilidade de existência. Quem são:


Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).

30-RE: São Perturbador, oposto, dominador.
Comentário: Os anjos maus também ocorrem freqüentemente no Novo Testamento com nomes diversos: Satanás = Adversário (Mc 1,13), Demônio (Mt 4,12; Lc 4,2), Belzebu (Mt 10,25), Belial (2Cor 6,15)... Jesus diz que ele "é homicida desde o princípio e que não permaneceu na verdade" (Jo 8,44; cf 1 Jo 3,8)( Bons Jo 12:31)



31-RE: Escatologia é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo é um evento futuro profetizado no texto sagrado.  A escatologia é uma interpretação cristã sobre o último e definitivo, para cada pessoa e para o mundo, articulando Bíblia, Tradição e Sinais dos Tempos. 
32-RE: I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO





II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA


III- A TRIBULAÇÃO

IV- O MILÊNIO

V- OS JUÍZOS FUTUROS

VI- AS RESSURREIÇÕES
I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
33-RE: O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos). E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. (Mt 24:22)



34 Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1 Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.52).


 Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (4.17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

35-RE: O juízo final é ponto final do pecado do homem, o juízo final será o início da perdição  para aqueles que rejeitaram a palavra de Deus, o juízo final será doloroso e colocará o homem ímpio no lugar de maior sofrimento, o inferno. Bíblia: Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

36-RE: O céu é um lugar eterno, Farei que subsista para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias dos céus.(Sl 89:29). Nos, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. ( 2 Pe 3:13)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Uma relação de livros na website que ajudará


Livros do autor Valdeci Fidelis (11)

Página: editar 

MINHA FACULDADE DE DOUTORAMENTO 

EM TEOLOGIA:  Faculdade de Integração Teológica-FAINTE  






ESTUDOS


O cumprimento da promessa do Espirito Santo  


Em Joel cap. 2:20, vemos o Senhor destroçando o exercito invasor que vem do norte, e, no versículo 28, temos a promessa do derramamento do Espirito Santo.
Essa promessa cumpriu-se parcialmente no Dia de Pentecoste (At 2:16-17). Por que dizemos cumpriu parcialmente? - Por duas razões: Primeiro, em Joel 2:28 fala de derramar "O" Espirito Santo, o que significa um derramamento pleno.
Já em Atos 2:17, a Palavra fala de derramar "DO" Espirito Santo, o que significa um derramamento parcial.
São pequenas palavras que altera grandemente o sentido habitual das coisas.
Segundo, no dia de Pentecoste, e desde então, não se cumpriram os sinais preditos em Joel 2:30-31, os quais ocorrerão somente durante a Grande tribulação (Mt 24:29; Ap 6:12-14; At 2:19-20. haverá, portanto, um grande despertamento espiritual entre os judeus, resultando em muitas conversões, leia Joel 2:31-32; atendendo bem para conjunção... ligando o versículo 31 ao 32.

"E então sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome" Mt 29:9) Esta última referencia é muitas vezes aplicada a igreja, quando na verdade trata-se de Israel nesse tempo, e daí para a frente.

O derramamento do espirito Santo que teve inicio entre os judeus, no Dia de Pentecoste, foi interrompido, mas, terá então pleno cumprimento, e precederá de fato o "Dia do SENHOR" At (2:17-20)

Bom estudo 3.210-211tiavf
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Teologia Cristã continuada
  Teologia é a doutrina ou ciência de Deus. A Teologia cristã, aquela que mais nos interessa, é, na aceitação geral, a ciência da religião evangélica, como se acha ela revelada na Bíblia, desenvolvida na História, e continuada na vida progressiva da igreja cristã. Religião e Teologia estão uma para com a outra na relação de vida e conhecimento, de prática e teoria. Um cristão é, necessariamente, participante da revelação de Cristo acerca de Deus: a fé baseia-se no conhecimento, e fazer teologia é simplesmente tornar a fé intelectualmente fortalecida, é definir e sistematizar o conhecimento sobre que ela repousa e para o qual ela, por sua vez, guia o crente. As principais divisões, ou aspectos do estudo teológico, são a parte bíblica, a sistemática, a histórica e a prática. Entre estas, repousando o Cristianismo sobre a revelação contida nas Escrituras, é primária e fundamental a Teologia bíblica ou exegética, pois o principal trabalho do teólogo é interpretar e sistematizar o ensino do Antigo e Novo Testamentos. De um modo claro, a Teologia bíblica divide-se em Teologia do Antigo Testamento e Teologia do Novo Testamento, tratando a primeira da progressiva revelação de Deus ao povo hebreu, tendo a segunda o seu ponto culminante em Jesus Cristo. Não achamos uma Teologia no A.T. - achamos uma religião: noções religiosas, e religiosas esperanças e aspirações. Somos nós próprios que fazemos a Teologia, quando damos a essas idéias e convicções religiosas uma forma sistemática ou metódica. Portanto, o método deve ser histórico - a Teologia do Antigo Testamento é, realmente, a história da religião de israel, como vem ali descrita. o Dr. Davidson distingue cinco grandes períodos históricos: l. Antes do Êxodo. 2. Desde o Êxodo à profecia escrita, 800 a.C. 3. Desde o ano 800 até ao exílio, 586 a.C. 4. Desde o exílio até ao encerramento do Cânon profético, 400 a.C. 5. Desde o ano 400 até à Era Cristã. A literatura do A.T. é, nas suas distintas partes, fixada nestes períodos, e foi por meio de cada um deles que se deu o aumento das grandes idéias religiosas: a doutrina acerca de Deus, do homem e do pecado, da redenção e últimas coisas. Semelhantemente, o N.T. é mais um livro de religião do que de teologia. Mas a vida religiosa que a sua literatura nos oferece tem estas duas características: essa vida é a de uma única geração do homem, sendo ela absolutamente dominada e formada por Jesus Cristo. o N.T. é o testemunho dos apóstolos acerca do Salvador. Pertence à Teologia do N.T. interpretar e sistematizar esse testemunho, colher dos escritos desses homens, a quem, na frase de Paulo, ele ‘apreendeu’, e de quem se assenhoreou, os seus pensamentos e as suas convicções com relação ao Divino Mestre, ao Seu ensino, e à Sua obra a favor do homem. A Teologia do Novo Testamento compreende sete divisões principais: l. o ensino de Jesus, segundo os evangelhos sinópticos. 2. o ensino de Jesus, segundo o quarto evangelho. 3. o primitivo ensino apostólico (At, Tg, 1 Pe, e 2 Pe). 4. A teologia de Paulo. 5. A teologia da epístola aos Hebreus. 6. A teologia do Apocalipse. 7. A teologia de João. ora, embora seja conveniente distinguir a Teologia do N.T. da Teologia do A.T., devemos considerar que estas não são duas, mas uma somente. Cristo veio cumprir a Lei e os Profetas: o Seu ministério e o dos Seus apóstolos apropriaram e completaram a revelação que tinha sido dada a israel por meio das Escrituras judaicas. Por esta forma são continuados os grandes temas religiosos. o que mais se distingue nos ensinamentos de Jesus, não falando no testemunho que deu de Si próprio, é a Sua revelação acerca da paternidade de Deus e a Sua doutrina relativa ao Reino de Deus: as principais verdades das quais estavam de posse os Seus discípulos e intérpretes são aquelas que se acham em conexão com a Pessoa e obra de Cristo: Cristologia e Soteriologia, ou o caminho da salvação. Nas sucessivas ‘teologias’ da igreja, que formam a ‘história da doutrina cristã’, têm estas verdades recebido força variante. À literatura apologética do segundo século, em que era defendido o Cristianismo contra os ataques pagãos e desvios heréticos, sucedeu a longa controvérsia quanto à Pessoa de Cristo, à Sua Encarnação, e à Trindade, sendo o resultado final de tudo isto a ‘fé universal’. (*veja Trindade. ) No ocidente houve controvérsias sobre o pecado e a graça, sendo assentado como único caminho salvador na igreja o ser-se justificado somente pela fé. Com estes três períodos acham-se relacionados os nomes de Atanásio, Agostinho e Lutero. Calvino sistematizou a Teologia protestante, acentuando de um modo especial a soberania de Deus. Deve-se acrescentar que, por toda a História, variante peso se tem dado a três fatores que têm atuado na formação da crença teológica: a autoridade da Escritura, a permanente direção do Espirito, e os direitos da faculdade intelectual. A Teologia de cada época deve interpretar e ter em consideração cada um dos três elementos. o incremento da literatura bíblica, especialmente de dicionários da Bíblia, desde que estes foram escritos, amplamente confirma o atual e principal debate. Este renovado estudo das Escrituras pode alterar-lhes a perspectiva, sem de alguma maneira prejudicar a sua autoridade. Podem levantar-se perigos no novo caminho - mas se a pessoa de Jesus permanece firme à nossa vista, e se as veredas do estudo bíblico forem fielmente e sem receio atravessadas, estando nós apoiados na própria declaração do Salvador de que as Escrituras ‘testificam de mim’, não perigará o futuro da Teologia. ‘o Senhor tem ainda muitas verdades para fazer brotar da Sua santa Palavra’ - e com a direção do Espírito Daquele que ‘ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre’, e sempre com profunda e crescente satisfação para o espírito, para o coração, e para a vontade, podem as gerações, umas após outras, aprofundar cada vez mais a significação da revelada graça de Deus em Jesus Cristo nosso Senhor.
 [Pregai!] Fonte: Dicionário Bíblico - TEOLOGIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.