terça-feira, 19 de abril de 2016

Rute exaltar a mulher não israelita


Rute a não israelita

RUTE
Rute, sua historia e personagem está no Antigo Testamento, ela era bisavó do grande Rei Davi, e também, segundo interpretação cristã das profecias, do próprio Cristo. Sua história se passa num período distante, em que Israel estava dividido em tribos e só se entendia através da autoridade de um juiz.
Rute, era natural de Moabe, casou-se com um judeu que morava em seu país, quando ela fica viúva, por amizade a sua sogra Noemi, resolveu deixar os seus parentes e voltar a terra natal para acompanha-la de volta na pobreza, a Belém, berço do esposo falecido e da sogra.

Sua lealdade está expressa nestas palavras: "Onde quer que vás, irei; onde quer que habites, morarei; teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus" ( Rute 1:16:17).

Chegadas a Belém por causa da pobreza de ambas, Rute percebe que faltava lhe provimentos para alimentar e vai até um trigal que já havia sido ceifado (colhido), na intenção de colher algumas espigas de trigos que por ventura tivessem sobrado.  Passa nesta direção, um homem, o proprietário desta plantação já ceifada, chamado Booz ou (Boaz), e, ao interpelá-la a Rute, descobre que é parente próximo de Noemi, sua sogra.

Este proprietário em pouco tempo apaixonou-se por Rute, aceitando-a como esposa, um dos filhos de ambos foi avô de Davi, segundo o mesmo estudo de relatos bíblico. A história se acha no Livro de Rute, que faz parte do Antigo Testamento, o autor tem a tácita intenção de combater as reformas de Esdras e Neemias, insurgindo-se, sobretudo, contra a proibição de casamentos mistos e contra a depreciação dos estrangeiros, razão por que a história de Rute procura exaltar a pessoa de uma mulher não-israelita. 
Fonte de pesquisa: Biblia E.britânica  v12-p241b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.