terça-feira, 12 de junho de 2018

Tinha 700 homens canhotos "fundibulários

Curiosa à pergunta tentei buscar uma resposta no livro dos Juízes e o que encontrei foi a quantidade diferente de homens canhotos, o livro dos juízes fala em 700 homens canhotos. Deste modo não poderei dar-te uma resposta satisfatória. Agora também estou na dúvida gostaria de saber a citação bíblica que fala em 300 homens canhotos, se alguém souber ficaria grato em receber o comentário.
Mas da busca realizada, deixo estes dados como resposta:
Os Benjamitas são considerados os campeões de pontaria.
Na tribo de Benjamim tinha um grupo 700 homens todos eles eram canhotos e exímios atiradores de pedras com fundas. Justificando esta especialidade a Bíblia diz que eles atiravam com a funda uma pedra com certeza tal que atingiam um cabelo a distância e nunca erravam! Vejamos o texto do livro dos Juízes 20,16:
“16 Em todo este exército havia 700 homens de Escol, canhotos. Todos eles, com a pedra da sua funda, eram capazes de acertar um fio de cabelo sem errar”. (Juízes 20.16)   Parece uma pergunta simples, mas não é fácil de responder. Há outras respostas aqui no site e vejo que não são muito uniformes. Isso é sintomático, pois no mundo antigo não existia um padrão, como acontece hoje. Naquele tempo, cada pequena realidade usava suas próprias medidas. E o texto bíblico retrata essa realidade. Portanto, um termo como "côvado" pode exprimir uma medida diferente em cada momento histórico. A propósito de "unidades de medidas na Bíblia", convido a ler o excelente artigo de Edilson Roberto Pacheco, presente na rede.

Côvado
Essa unidade de medida pode aparecer também como "cúbito" e se trata de uma unidade de comprimento. Em hebraico si trata do termo "ammah". Sua utilização é encontrada, predominantemente, na descrição da edificação do Templo de Salomão (1 Reis, 2 Crônicas) e em grande parte do livro de Ezequiel (as medidas do interior, o vestíbulo, as câmaras, pilares, átrio, altares para sacrifícios, ombreiras, muro do átrio, o Santo dos Santos). De semelhante maneira, também é referida na repartição das terras aos sacerdotes (Ez 45.1).
Essa medida é apresentada pela primeira vez na história da Arca de Noé, por ocasião da predição do dilúvio: “E assim é que a farás: trezentos cúbitos, o comprimento da arca, cinqüenta cúbitos, sua largura e trinta cúbitos, a sua altura” (Gn 6.15). Essa medida é definida, no quinto livro do Pentateuco, com referência a uma parte do corpo humano: “Porque somente Og, rei de Bashán, foi o que restou dos Refaim. Eis aqui seu leito, um leito de ferro, de certo este está em Rabat Amon; tem nove cúbitos de comprimento e quatro cúbitos de largura, segundo o cúbito do homem (Og)” (Dt 3,11).
A expressão “segundo o cúbito do homem” [be-ammat ish] remete a uma unidade de medida linear equivalente a do antebraço de um homem, nesse caso a referência é o rei Og. O comprimento é, portanto, do cotovelo à ponta do dedo médio, normalmente 45 centímetros. Portanto, a arca de Noé teria tido, aproximadamente, 150 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura.
Este Texto foi postado de acordo com a lei de propriedade literária, por Valdeci Fidelis ThM

terça-feira, 22 de maio de 2018

MINISTRAÇÃO E JANTAR NA ADMM


A Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira de Marabá Paulista, pastoreada pelo Pr. João Rezende, celebrou no sábado dia 09 de zembro de 2017, uma palestra para os membros da igreja e convidados, contou com a presença da cantora gospel interpretando lindos  louvores que cantou e encantou a alma dos presentes, acompanhado com estas frases de acordo com o slides e suas projeções, Primeiro o preletor da noite foi o convidado ministro palestrante que ministrou  aos casais pedindo que eles repetissem: repitam. E Deus te abençoe. A oração inicial pediu a Deus que abençoasse  os casais aqui presentes, e que seja testemunha dos votos que hoje serão renovados.

Os varões, se colocaram em fila  ao lado do tape vermelho dentro do clube que levava aopúlpito montado pelo pastor João, devido o espaço na igreja ser pequeno, o homem busca a sua esposa e de frente para a esposa junto ao celebrante da cerimonia dizer:
Minha amada, diante de Deus, da nossa família e das testemunhas aqui presentes, quero renovar contigo, nossa aliança de amor conjugal, pela aliança dos votos que um dia fiz e Deus nos uniu.

Prometo ser fiel a você, em todos os momentos de nossas vidas, na fartura ou na escassez, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, serei o seu protetor, amarei você com toda força do meu coração, e não medirei esforços, fazendo o que for preciso, para que o nosso amor, sempre esteja guardado, e para que você esteja sempre bem.

Todos os homens presentes confirmaram suas promessas: Ao dizerem: Prometo ser um homem de valor, diante de Deus, agindo sempre com dignidade e justiça, buscando o aperfeiçoamento decaráter e atenção para com as suas necessidades, e para isso empenho aqui, o meu voto, a minha palavra e a minha honra  com a ajuda de Deus, Amém.
A mulher ao fazer o voto:  é recebida pelo esposo no tapete vermelho e de frente para o esposo junto ao celebrante dizer:


O Pr. João Rezende e a Missionaria Neide,(fotos) também reafirmou a sua renovação das alianças: Ao dizer: Meu  amado, por minha vez, diante de Deus e dessas  pessoas aqui presentes, eu prometo a você o melhor do meu amor, a minha fidelidade, e me dedicarei, para ser a companheira que você deseja, estarei ao seu lado, quer nos momento bons, e também nos momentos mais difíceis, buscarei sempre ser a pessoa com quem você poderá contar, sempre, meus olhos e meu coração serão exclusivamente teus, prometo também devotar-me todo o meu respeito e minha admiração, e para isso empenho aqui a minha palavra, a minha dignidade,  na força  e no poder de Deus.  Amém.


sábado, 23 de dezembro de 2017

IGREJA MISSIONÁRIA JARDIM MORADA DO SOL

 CELEBRAÇÃO DA NOVA IGREJA


   Texto por Valdeci Fidelis
Pr. Elias Gomes

Teve inicio nesta última sexta-feira 22 de dezembro de 2017 as 20 horas, a celebração inaugural das instalações da nova Igreja Missionária no Jardim Morada do Sol em Presidente Prudente-Sp, contou com a presença dos pastores: Pr. Elias Gomes, Pr. Amarildo Olivarte, Pr. Paulo Kunh e Pr. Lucas e sua esposa Pastora Dieicra, transferido de Londrina/Maringá, para somar aos demais atuantes nas obras da Igreja Missionaria local. 
 Grande número de membros e convidados da sede e os membros que formam a membresia naquele bairro, com seus ministérios formados e em andamentos; Terra da Promessa, ConeXão, Projeto Piá e outros.
 Coral de Musica Clássica louvores evangélicos. Regência Nádia Serra

Tem a historia da igreja, assinalado como felizes os povos, que se encontram onde á frente da sua igreja tem como seus conselheiros espirituais, sacerdotes estritamente identificados devocionados com a sua doce e evangélica missão.

 E na verdade, bem aventurados são os povos que, pela palavra e pelo exemplo, pela benegação,  bondade, e pela bondade de seus pastores d'almas, seguem sempre pela estrada do Ide e do bem, tornando-se e transformando-os seus indivíduos bons cidadãos e bons chefes de família.

  Nada mais precioso a um um povo de que a missão sublime dos que na terra apostolizam a fé e a religião dos céus. As virtudes vivificadas, vivificam-se nos corações, os ânimos e os caráteres amoldam-se aos sentimentos piedosos, humanos, altruístas, e tudo isto é obra benéfica da influência poderosa de Deus a exemplo do conselho daqueles que sabem praticar o Evangelho vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, orientados pela fé mais viva e pela caridade mais pura.

 E a aspiração de todos nós nesta hora solene em que vem assumir esta Igreja, nesta data que hoje estamos á celebrar como inicio oficial neste lugar chamado Morada do Sol, continua a missão de orientador da nossa consciência, guia de nossa aspiração que é a obra santa e sublime do desejo do Mestre a quem esta igreja, esta terra neste bairro, deve assinalar o caminho e a fé aos mais valiosos serviços na obra como servos e peregrinos do Senhor.


 Tão certo estamos todos nós, em te-lo como o pastor e líder desta igreja, que assumirá como um exemplar sacerdote de Cristo, bondoso e dedicado de que esta igreja tanto precisa para continuar bem merecendo de Deus, a fé, a prática e estudo a humanidade que sinceramente, desde já ofertamos, a nossa estima, saudando-o com o mais profundo respeito pela as virtudes que serão recebidas na sua obra e generosidade nesta lugar. 

"Como um prisioneiro para o Senhor, então, exorto você a viver uma vida digna do chamado que você recebeu. Seja completamente humilde e gentil; seja paciente, se apaixonem mutuamente. Faça todos os esforços para manter a unidade do Espirito Santo através do vinculo da paz. Há um corpo e um Espirito, assim como você foi chamado a uma esperança quando você foi chamado; um Senhor, uma fé, um único batismo; um Deus e Pai de todos, que é sobre todos e através de todos e em todos". (Efésios 4:1-6  NVI) 

Que Deus abençoe grandemente este povo que virão como "Irmão em Cristo"


Galeria fotos com credito: Paulo Kuhn

sábado, 4 de novembro de 2017

OS PRIMEIROS PROTESTANTES DO BRASIL DE 1630






 RUTE SIQUEIRA


PRIMEIROS PROTESTANTES DO BRASIL FALAVAM TUPI, DIZ HISTORIADORA SEGUNDO A HISTORIADORA JAQUELINI DE SOUZA, OS ÍNDIOS POTIGUARAS FORMARAM UMA IGREJA PROTESTANTE EM 1630, NA REGIÃO DA ATUAL PARAÍBA. FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE FOLHA DE SÃO PAULO.


Embora o título de primeira igreja evangélica do Brasil tenha sido atribuído à uma congregação fundada no século 19 pelo escocês Robert Reid Kalley, no Rio de Janeiro, um estudo indica que os primeiros protestantes brasileiros falavam tupi. Conforme relatou a historiadora Jaquelini de Souza à Folha de São Paulo, os índios potiguaras formaram uma igreja protestante dois séculos antes de Kalley, por volta de 1630, na região da atual Paraíba, durante a ocupação holandesa. 

Em seu livro, “A Primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara” (Ed. Mackenzie, 136 págs., 2013, R$ 20), Jaquelini explica que o primeiro contato entre índios e europeus aconteceu em francês, pois a língua teria sido anteriormente ensinada aos nativos brasileiros por piratas. No século 17, os europeus levaram aos Países Baixos dois membros da elite indígena local, Pedro Poty e Antônio Paraupaba, que receberam a educação holandesa e se converteram ao protestantismo. 

Quando retornaram ao Brasil, os índios exerceram cargos de liderança na Nova Holanda, colônia que ocupou grande parte do Nordeste brasileiro. Dentre as suas funções, estavam a tradução e auxílio na atração de índios para o lado holandês, em meio à guerra entre portugueses e batavos. Diante da vitória lusitana, os índios protestantes tiveram que se refugiar na Serra do Ibiapaba, no Ceará.

Enquanto isso, Antônio Paraupaba foi à Europa em busca de ajuda dos holandeses, mas não recebeu apoio. Segundo Jaquelini, o último registro de índios protestantes na região é de meados da década de 1690. Fidelidade à língua Durante a Reforma Protestante, um dos pontos defendidos por Martinho Lutero era que a fé cristã não deveria ser professada apenas em latim, mas também na língua dos fiéis. 

No Brasil Holandês, planejou-se a escrita dos ensinos religiosos em tupi, mas o projeto foi abandonado pelo Devido ao estereótipo do canibalismo que ainda recaía sobre os nativos brasileiros, o sínodo de Amsterdã acabou mudando de ideia. Segundo Jaquelini, a parte do texto que fala sobre “comer a carne de Jesus” poderia ser interpretada erroneamente.




























sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Evangelismo no dia de Finados

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livreValdeci Fidelis Igreja Missionária realiza projeto que foca na promessa de Cristo. Evangelismo no Cemitério:

Vida ao invés de morte, alegria ao invés de luto e cinzas

Após a morte segue-se o juízo, declara a Bíblia. Porém, todos os anos milhões de pessoas vão aos cemitérios no Dia de Finados para orar pelas almas dos mortos. A dor da saudade e o desconhecimento das Escrituras levam pessoas a conversar com os mortos, acender velas, se entristecer. E isto gera opressão e legalidades no mundo espiritual. Por isso, a Igreja Missionária de Presidente Prudente, com seu projeto se preparou este ano para levar uma mensagem aos tristes no dia dois de novembro: “Hoje, vai haver salvação neste lugar!”. 
Equipes de evangelistas percorrem as ruas dos cemitérios consolando e alertando parentes enlutados sobre o amor de Cristo. Também equipes de intercessão que oram para que tudo corra bem ao longo do dia. A Missionária é uma das igrejas engajada neste projeto e na implantação de evangelismo no dia de finados, que já vem realizado há vários anos. Nestes confrontos com os visitantes foram ofertados cafezinhos, 400 copos com 1 versículo em cada copo de água, (mineral selados); biscoitos e o incentivo a leitura da Bíblia com o oferecimento 300 livros do Pastor J. Jacó Vieira "Anseio"
Durante esse trabalho também há muita confrontação com as potestades malignas, porque durante as madrugadas, muitas pessoas vão aos cemitérios na noite anterior ao dia de Finados para fazer trabalhos de bruxaria e pactos com espíritos malignos para destruir vidas, a igreja também entra em ação para impedir que as trevas se propaguem, através do evangelismo da madrugada. O trabalho exige muita oração e jejum, porque durante o dia muitas vidas que não estão orientadas, estão oprimidas e até possessas são libertadas durante este evangelismo.


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Que lindo Missionária!

Glória Deus