domingo, 19 de setembro de 2021

COMO DEVE SE SUPORTAR O OBREIRO NOS CULTOS

  Postura do Obreiro nos Cultos nossos cultos e reuniões são importantes e solenes, exigindo de nós a mesma postura tanto em um culto de domingo a noite cheio de visitantes quanto em uma madrugada só com a igreja. A responsabilidade e seriedade é a mesma. Lembramos que a igreja é dividida em grupos de assistências, mas, o obreiro deve cuidar da igreja como um todo (corpo) tem sua responsabilidade todos os dias com cultos, independente do grupo de assistência que estiver atuando naquele dia. Reunião do Grupo de Assistência. 

 A reunião do grupo de assistência não deve exceder 10 minutos. O obreiro deve identificar os enfermos do grupo, marcar visitas, consultando ao Senhor no corpo, levar ao grupo a oração pelas necessidades dos irmãos e pelo crescimento espiritual do grupo de assistência e pela manifestação dos dons espirituais para o culto do dia. Nesta reunião é definido também quem ficará na porta, quem participará da limpeza e outros, tudo sem perder a comunhão com Deus. 

É função do obreiro levar o grupo de assistência a entender a responsabilidade com o culto profético. Madrugada Deve-se fazer orações relacionadas ao motivo do mês, motivos da coordenação e os motivos da igreja local. O obreiro deve estar vestido adequadamente, com camisa por dentro da calça, sapato ou tênis, evitar calça de moletom, chinelos e camisas com estampas estranhas. Nada impede a manifestação dos dons espirituais em nossas reuniões, especialmente nas madrugadas. 

Porta; Portão; Receber bem a igreja a os visitantes saudando-os com a paz do Senhor indiscriminadamente, auxiliar os idosos, conduzir os visitantes até o lugar aonde vão se assentar, sempre com sorriso nos lábios e simpatia. Nada de cara feia, mal-humorado. É melhor que indique outro para essa função se estiver com algum problema. As mãos devem estar livres para qualquer eventualidade sem Bíblia e coletânea nas mãos quando estiver na porta e no portão. Reunião Para Busca do Culto Profético Esta Reunião geralmente se inicia às 19:00hs com a presença dos irmãos do grupo do dia. O obreiro deve levar os irmãos ou o irmão a comunhão e sensibilidade para ouvir a voz do Senhor e serem alcançados pela misericórdia de Deus os dons espirituais para o culto (lembrando que os dons devem vir de casa). Após a consulta dos dons alcançados deve-se compartilhar com todo o grupo a interpretação dos dons, nunca desprezar as colocações feitas pelos irmãos especialmente dos novos na fé. A relação de louvores deve seguir a seguinte ordem: Clamor pelo sangue de Jesus; Dedicação; Glorificação / corinhos e outros. Período de louvor O período de louvor não é apenas um momento em que cantamos louvores ao Senhor, é um momento em que a igreja precisa alcançar comunhão com Deus, momento de libertação. O obreiro que estiver no período de louvor deve ser o primeiro a receber a sua porção e depois com o coração cheio levar a igreja à comunhão com o Senhor fazendo-a transbordar com o Espírito Santo. Às vezes não se faz necessário cantar todos os louvores da lista, porque em um só louvor, o Senhor pode derramar a sua porção para aquele culto. O obreiro deve estar sensível a voz do Senhor e discernir o momento em que o Espírito Santo está operando no meio da igreja através do louvor, o obreiro não deve ter pressa em pedir o próximo louvor da lista. Nunca pedir entre louvores três (3) glorificações consecutivas. Se uma oração for longa demais e fora do Espírito, apaga o fogo em que a igreja se encontra e interrompe a comunhão com o Senhor... (a oração deve ter um tempo médio).

 Mensagem: Em primeiro lugar só devemos pregar aquilo que vivemos; lembramos que a palavra é uma espada de dois gumes, corta dos dois lados, ou seja: É para quem ouve e para quem prega também. 

Exemplo: Se você pregar amor, Deus vai te provar para saber se você realmente tem amor, se você pregar fé, Deus vai provar sua fé. A mensagem tem que ser atual: Pregar aquilo que está sendo pregado na Obra como um todo, o que está sendo pregado nos seminários. Ex: Salvação, heresia e apostasia, mordomia e servo devedor. Por este motivo é importante a participação dos obreiros nos seminários. A mensagem tem que ter começo, meio, e fim. Introdução Desenvolvimento Conclusão Após a leitura da palavra deve-se explicar o que foi lido para entendimento dos visitantes, aplicando em seguida a revelação da palavra e concluindo com o apelo final conforme o objetivo da mensagem, seja para salvação, encorajamento ou exortação. 

Os dons espirutais devem ser inseridos na entrega da mensagem, o visitante nem sempre está preparado pra ouvir os dons na integra. É aconselhável ler poucos versículos para não tomar muito tempo e para não tornar a leitura da palavra cansativa. Assistência Após o Culto Após o culto os obreiros devem se posicionar na frente da igreja para iniciar a assistência do púlpito para o final do templo. 

Após orar pelo visitante, não se deve formar um paredão de homens no fundo do templo, isso assusta qualquer visitante, após a oração o obreiro deve retornar para frente da igreja, desta maneira ele poderá visualizar o rebanho e saber quem mais deseja oração no meio da igreja. Independente de mãos erguidas ou não o obreiro deve ter sensibilidade para saber o estado das ovelhas ou quem nos visita. A oração deve ser objetiva e clara, evitar orações longas, constrangendo o visitante e atrasando o encerramento do culto, pois só depois do atendimento a todos que o culto se encerra. Ao orar pelas Crianças, Intermediários e Adolescentes, incline-se para que os mesmos possam ouvir sua oração. 

Outra coisa ao orar por uma pessoa lembre-se que a oração é para ela e não para toda a igreja, ou seja, orar, mas que não incomode quem está ao lado. Três campos da oração: Família; Vida profissional; Saúde Qualquer falha em um desses campos, automaticamente a vida espiritual será abalada (se forem servos). Na nossa oração o Senhor pode revelar a necessidade do visitante, neste caso na oração mesmo deve-se colocar o motivo que o Senhor revelou. Visitas: De preferência que as visitas sejam agendadas para não constranger aquele que iremos visitar (não estava esperando a visita).

 Para cada visita escolher as pessoas certas, nem todos estão preparados para certas visitas. Ex.: A visita a uma pessoa doente que está em fase terminal; Ex.: Lares divididos nos quais os familiares são resistentes a Obra. Ex.: Visita a irmão em hospitais. Não levar muita gente, às vezes a sala é pequena, não tendo assento para todos causando constrangimento para a pessoa visitada. 

Se houver alguma manifestação do Senhor saber se ali é o momento certo para entregar ou levar para o pastor. Conclusão Não temos uma norma, mas precisamos ter discernimentos e sabedoria para que a Obra do Senhor tenha o seu lugar. Seja na igreja através do Culto ou nas visitar, pois as mesmas nada mais são do que um prolongamento dos nossos cultos. Obs.: Entende-se por obreiro: todos que fazem uso do púlpito. Jesus é a resposta. O Senhor Jesus Vem! Estamos prontos?


sábado, 4 de setembro de 2021

AS PROMESSAS DE DEUS NA NOSSAS VIDAS

 

Não importa se a sociedade nos acha estranha ou nos humilha com seus conceitos, pois, certo é que, a exemplo de CRISTO, todos os que permanecerem fiéis a ELE serão como ELE exaltados pelo PAI. Isso sim é uma esperança viva... "Segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus" (2Tm 1:1). Pare tudo e observe atentamente, pois o Apóstolo Paulo fala de algo irrevogável da parte de DEUS: PROMESSA DE VIDA que está em JESUS CRISTO. Essa promessa não é só para o futuro, mas também para o presente e começa exatamente no momento em nós confessamos CRISTO como único Senhor de nossas vidas. Vivê-la significa vencer o medo, a insegurança, a solidão, a desesperança, o fracasso e todas as fragilidades que o pecado pode gerar em nós, afinal, se têm CRISTO, temos também a sua vitória sobre o mundo e a promessa de que estaremos com Ele em seu Reino pela Eternidade. Viver pela fé em Cristo é estar acerto de que a PROMESSA DE DEUS se cumprirá em nossas vidas. Alegre-se. Boa caminhada em Cristo, este é o caminho para um bom combate e seus limites. Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela fé no seu nome, pois foi à fé em Jesus que curou este homem em frente de todos vocês (Atos 3:16). O relato é de um homem que era um mendigo e que nunca havia andado, nasceu aleijado, contudo, a fé em JESUS o curou milagrosamente, ao ponto de pular imediatamente e junto com a multidão louvar a Deus. Meus queridos, com JESUS é assim, o endemoniado é liberto, o enfermo é curado, o pecador é redimido, vidas são transformadas e onde havia a miséria, confusão, abandono, passará a ter provisão, comunhão e segurança. Viver com JESUS é ver milagres acontecendo todos os dias, basta prestarem atenção. Estou convencido de que você é aquele que ama e ja ouviu falar em Cristo Jesus, e ja começou a perceber que em você está uma boa obra em sua vida, vai completa -la até o dia da vinda de Cristo Jesus. (Filipenses 1.6). Você e eu é uma obra inacabada de Deus! Deus está ainda trabalhando no homem global em nós! Ele não desistiu! Então, é só você e vir para o meio (Marcos 3:3 e Lucas 6:6-11). Porque é o lugar onde a glória de Deus permanece e permanecerá. O soberano e Senhor se preocupam com nosso temperamento, emoções, inseguranças, sonhos, valores, e até mesmo o valor que você tem e dá a você mesmo, sabia disso?

13 Por isso a confiança em Jesus é fundamental para que o Espírito Santo continue nos mudando, transformando, segundo o modelo de JESUS, e a cada obstáculo superado podemos repetir: Até aqui, nos ajudou o Senhor. Vamos para vitória. Tu, porém, fala o que convêm à sã doutrina. São comuns nos meios dos cristãos aqueles que ainda não se firmaram em Cristo Jesus buscarem em novos pregadores uma resposta para o que eles procuram, mesmo achando que vão desagradarem ao seu pastor, isso é fascinante a eles. Perguntaram-me depois de um culto de ação de graças, realizado ao ar livre em uma residência, este culto por ser a casa de um membro (família batizadas), deveria partir de o princípio quem liderar seria o seu pastor, como abertura e leitura oficial da Palavra. 

Mas todo o culto foi conduzido por louvores e preleções de alguns outros, e o líder espiritual da congregação (o anjo da igreja) estava quase na calçada com a família e outros pastores, e alguns minutos depois lhe foi convidado o pastor para fazer uma oração. Perguntaram-me ao terminar um culto a seguinte pergunta: Você gostou do que ele falou? Ele é um profeta que revela muitas coisas de Deus? Eu respondi que o rei Saul fazia profetadas, com bases em acromancias, sede um profeta á que devemos acreditar? Ou é na Bíblia ou nas palavras de quem nos fala? Confesso que fiquei confuso só em ter que suportar aquele volume de alto som do microfone, gritos que exaltavam as pessoas, leituras de textos incompletos e na base que decorava mostrando que eram revelações de Deus, citando pessoas de que ia fazer curar as enfermidades e dizendo que via uma volumosa barriga em gestação a caminho na vida de uma senhora, seria ela casada naquele ato? Ou aquele homem que ele prometendo emprego que já estava a porta14 É ironia querer provar ao povo uma expressão de sentido contrário do que se pretende dizer com o objetivo de diminuir outras denominações religiosas, depreciar ou de louvar e engrandecer. Exemplo: E sucedeu que, ao meio dia, Elias zombava deles, e dizia: clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura dorme, e despertara (I Rs 18.27). Citando o texto bíblico: Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois tudo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá. (Mateus 7:8). Vejam o salário dos trabalhadores que ceifam os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. (Tiago 5:4). Irmãos, quantos pais de família recebem seus salários e o orna difícil cumprir com seus deveres de chefe de família, mas eles estão participando com sua comunidade, com seu dizimo e oferta. 

Quantos aqueles que usurparam dos cofres públicos e das empresas sob propinas estão na mira da justiça e aos ouvidos do Senhor. Não há necessidade de empolgação para aparecer como melhor pregador que o tal pastor, é preciso serenidades e simplicidade para com o Senhor. Uma retórica de uso platônico como retórica e sofismo, falando de intimidades entre casais, e revelando aos pais o que sua filha estaria em fornicação com namorado, revelando cor de peça intima e tons de sutiã que estava usando. Revelar amizades intima de casais que seja de sua vida pessoal, e não como testemunho e ali era um culto e não um encontro como se fossem um local de pessoas iniciantes ou recuperando de sevicias e manias pecaminosas de desobediência com a família e com Jesus. Relatar procedimentos rituais e comportamento judeus, aludir que um membro contou que foi beijado na face pelo seu pastor, ora isto é comuns entre cristãos honestos e fieis. Um costume judeu, e dizer que homem não beija outro homem a não ser seu pai ou sua esposa e filhos.

15 Entre muitos que ali estavam membros que participam de outras denominações por ele citada, no qual ele desclassificou como imoral a condutas de certas igrejas, nas prosperidades de muitos ficarem ricos, sem conhece que muitos eram ricos em fortunas e perderam algo e tiveram de catar latinhas mesmo para não perderem nada mais porque conheceram a Jesus, e foram restaurados tudo que perdeu e tal e tal. Se fossem no tempo do apostolo Paulo os Bereanos explicavam ou falavam analisando as palavras, como está escrito em Hebreus 11: Hoje o Brasil está vivendo numa crise e algumas Igrejas não estão pregando esse Evangelho, mas a mensagem é: PARE DE SOFRER! ; e as pessoas sem conhecimentos Bíblicos encontram nesses falsos líderes uma falsa resposta, negligenciando o fato de que o sofrimento é inerente a vida humana. Um pastor verdadeiramente vocacionado por Deus e biblicamente qualificado tem grande autoridade na igreja, mas essa não é uma autoridade secular e governamental que lhe o direito de ironizar outras, é uma autoridade graciosa, com humildade, e compassiva no sentido de apascentar. A 1 Pedro 5:2-3 é claro sobre o que diz: "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (1 Pedro 5:2-3). 

Movimento fundamentalista infelizmente tem produzido um grande número de igrejas pastoreadas por homens ímpios, os quais exercem autoridade secular e agem mais na carne do que no Espírito. Nós cristãos não precisamos de mediadores para ainda que em 1 Timóteo, ale que a mulher cuide bem de sua casa, mas decisões da casa devem ser resolvidas pela pai e a mãe e não pelo pastor. Efésios 6:4. As mães têm a responsabilidade administrar o lar (Tito 2:4-5 e 8). As decisões sobre esses assuntos, obviamente, devem cair sobre os ombros da mãe e do pai. E o pastor não tem autoridade para usurpá-las. Quando ele tenta fazê-lo, acontece o erro e a confusão.