segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Papa Francisco e o Antagonismo Católicos e Evangelicos

Papa Francisco e o Antagonismo Católicos e Evangelicos

Papa Francisco e o Antagonismo Católicos e Evangelicos

2023 20_(CALDEIRA E TONIOL_ 2020)

Posições avançadas do Papa Francisco e de parte expressiva da hierarquia, são, na prática, assumidas por uma pequena minoria de católicos. Barros afirma que os bispos que subscreveram a Carta ao Povo de Deus pagam o preço de terem em suas dioceses substancial parcela de católicos que sonham com uma igreja com características semelhantes as da ultra-conservadora ordem americana Cavaleiros de Columbus (BARROS,2020). Ela alberga quase dois milhões de associados, cujas preocupações sociais restringem-se à prática da filantropia (WIKIPÉDIA, 2020). 

Mas existem outras organizações_ conservadoras católicas, também integradas internacionalmente, como a Renovação Carismática, que goza de grande autonomia. (MARIZ_ 2007), sendo a mais notória a OPUS DEI. Elitista, lida com grupos poderosos da lei, do dinheiro e da política. Segundo o célebre escritor Morris West “Há claras evidências que membros OPUS DEI estiveram envolvidos nas atividades repressivas dos militares na Argentina, de que ajudaram a ocultar as provas dos crimes cometidos durante a guerra suja” (1999_ p.16).

Essas tendências “ortodoxas” católicas têm em comum notórias afinidades políticas com Bolsonaro e grande proximidade com os rituais, as performances e a estética pentecostal, conforme comprova o apoio de clérigos carismáticos, entre os mais famosos cantores gospel do país, ao capitão reformado. Seja como for, mesmo entre os católicos, para uma maioria passiva, a religião continua  .Para Marcelo Barros, escritor e monge beneditino, as funcionando apenas como um refúgio onde se abrigam os que se contentam com paliativos, invocando uma improvável ajuda de Deus para minorar as adversidades.



Ademais, não se pode negar a realidade de convergências e, em certos casos, a identidade de posições entre católicos e evangélicos, no âmbito da moral e dos costumes. A posição da Igreja Católica nas Conferências de Cairo sobre População e Desenvolvimento, em 1994, e na Conferência da Conferência de Pequim, em 1995 comprova, entre outros posicionamentos, essa proximidade. A Santa Sé foi uma das protagonistas desse debate, deixando clara a sua oposição aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e reagindo fortemente ao conceito de gênero adotado nas conferências da ONU (SOUZA_ 2018, p. 5).

Destarte, o antagonismo entre católicos e evangélicos se restringe à vanguarda da militância católica, para a qual justiça social e democracia são parâmetros fundamentais norteadores de sua práxis religiosa, embora esses princípios também estejam, em algum grau, presentes na maioria dos católicos e sejam firmemente defendidos pelo Pontífice Máximo da Igreja Católica. As diferenças entre católicos e protestantes a respeito se manifestam, sobretudo, nas concepções sobre economia, face à entusiástica adesão da parte expressiva dos evangélicos ao neoliberalismo, e nas relacionadas com a democracia e o autoritarismo. Mas também se diferenciam na forma como tratam os que não rezam na sua cartilha. 

Expoentes evangélicos, cultores do fundamentalismo religioso, como o pastor Silas Malafaia, costumam ofender aqueles com quem divergem politicamente, especialmente os de esquerda, que são tachados de “esquerdopatas”.Esse tipo de intolerância, que não prospera na hierarquia católica, acaba incentivando outras, como as praticadas pelos fanáticos religiosos que tentaram invadir o hospital onde estava internada criança de 10 anos, vítima de estupro, a fim de ser submetida à procedimento de aborto. Aos gritos, os manifestantes acusavam os médicos responsáveis por esse procedimento de “assassinos!” (DORINI e MACHADO_ 2020).Não obstante, a apreciação da CNBB sobre a questão, formulada por seu Presidente, D. Walmor Azevedo, se não se faz acompanhar de atitude belicista com relação aos que dele discordam , tem o mesmo e preocupante conteúdo das invectivas evangélicas_ “Aborto legal em menina estuprada no Espírito Santo é ‘crime hediondo”. Pergunta-se quantos milhões de brasileiros seriam, no juízo do Presidente da CNBB, autores desse “crime” e quantos milhões o endossam

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Uma explanação dos capitulos de primeiro a Pedro 4.8-11 (ano 60 d.C)

 1Pedro 4.8 - Acima de tudo, amem uns aos outros sinceramente, pois o amor cobre muitos pecados.  (Significa amor quando um cristão ama sinceramente a seu companheiro cristão, ele não vai revelar seus defeitos a todo mundo, mas sim os encobrirá da vista vista de outros)

1Pedro 4.9 Abram sua casa de bom grado para os que necessitam de um lugar para se hospedar. (explana que: não faça somente porque lhe ordenam, mas sim faça por amor a Deus e ao homem)

Sobre os dons espirituais: 

1Pedro 4.10-Deus concedeu um dom a cada um, e vocês devem usá-lo para servir uns aos outros, fazendo bom uso da múltipla e variada graça divina.  (cada um, segundo o Dom que recebeu que é: (todo  o bem que temos é um Dom de Deus), que administre aos outros: (refere-se a nos pôr em prática serviço a outros0, como bons despenseiros da "Multiforme Graça de Deus".(O grande Dom de Deus que todos recebemos, terá que dirigir sabiamente este Dom da Graça)

1Pedro 4.11-Você tem o dom de falar: Se alguém falar, fale segundo a Palavra de Deus; se alguém administrar, administre conforme o poder que Deus dá (isso refere-se a dar  de nós á obra de Deus em qualquer forma, mas mais expressamente se refere a dar de nossos recursos economicos para a Causa de Cristo); Para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo: (refere-se ao que Cristo fez na Cruz e nada mais), à quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. dize-se: (Ele é digno de todo o louvor por Seu grande Sacrificio, o que devolveu o domínio.)

Palavras sublinhadas  são cap. e versículos 1 Pedro 4.8

As explicações entre parentesis (....)