sexta-feira, 16 de maio de 2014

PALAVRAS DE JESUS CRISTO NO EVANGELHO

PALAVRAS DE JESUS

Permaneceram na tradição oral inúmeras Palavras e parábolas a Jesus, mas omitidas dos quatro Evangelhos do Novo Testamento. Chamadas Agrapha, “Coisas que não foram escritas”, em algumas vieram ser incluídas em escritos de outros autores cristãos:
1°-Aquele que não for tentado não terá o Reino dos Céus. Esta frase e citada por 1° autor cristão Tertuliano, escrito em Latim. 2°-Pedi as coisas maiores, que os menores vos serão dadas por acréscimo: e pedi as coisas do Céu, que da terra vos serão acrescentadas. (Teólogo dos sec. III Orígenes de Alexandria, tratado acerca da oração que ele preservou em tratado). “Uma carta atribuída a Clemente Romano diz que quando o Senhor foi interrogado sobre quando viria o Seu Reino, respondeu: 3°-Quando dois forem um, e a parte de fora a de dentro, e o macho com a fêmea não forem macho nem fêmea”. 4°-Aquele que está perto de mim está perto do fogo. Aquele que está longe de mim está longe do reino.
Esta frase, com outros ditos e enigmas a Jesus, aparece no Livro não-canônico O Evangelho de Tome. Outro exemplo é a parábola do fermento em: Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. (Mat. 13:33).
E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou. (Lc. 13:20-21)  Todas essas, elas são formulas ocultadas pelas quais os preceitos de Jesus podem ser feito na vida das pessoas. O Reino de Deus é semelhante a uma mulher que transportava um pote de farinha. Quando caminhava por uma estrada longe de casa, a asa do pote quebrou e a farinha espalhou-se atrás dela na estrada. Ela não sabia, pois não se deu conta do problema. Ao chegar em casa, pousou o pote e verificou que estava vazio. Em outras palavras podemos perder o Reino dos Céus (de Deus), se formos negligentes. Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno. O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.