quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Salmo 91 por que mil e Dez mil


“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” Salmo 91: 7-8

Em 1 Samuel 18:7-8, ficam claro qual a intenção de uma alegria e muita esperança, no verso 7 o povo declara ao próprio Saul, e vejamos que no verso 8 o rei Saul já se deixou que a maldade lhe entrasse pelos olhos ao ver o povo elogiando Davi. Vejamos o texto abaixo:

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
O povo feliz com a vitoria de Davi sobre o Golias festejavam, como uma confraternização de paz, eles sempre estiveram sobre as ameaças dos filisteus, Israel não poderia permanecer sobre o jugo deste povo mal, impossível de conviverem em união harmonioso, o povo oferta sua gratidão a Deus e colocam valores referentes a Saul e Davi. Jesus em sua pregações e parábolas ensina muitos significados deste Salmo através do Livro de Mateus. (25...)
 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim,malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Mateus 25:35-42.
O por que de "Mil cairão ao teu lado e  Dez mil à tua direita"
6 Sucedeu, naqueles dias, porém, que, quando Davi voltava de ferir e matar herói dos filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música, tamborins e címbalos.
7 E enquanto dançando e cantando em coro: Se respondiam umas às outras, dizendo: Saul  matou mil, porém, Davi dez mil.
8 Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez mil deram a Davi, e a mim somente mil; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
9 E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. (1Sm 18:6-9).
A partir desde dia Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi.  Lembrar que este Salmo é um dos mais importante da Bíblia. o Salmo 91 serve para todos os momentos da sua vida. Leia, ore, espalhe a palavra de Deus e torne sua vida mais feliz.
É no Senhor que eu confio e nada mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.