AS REVELAÇÕES: GERAL E A
ESPECIAL
2 Salmos sobre as
relações entre Revelação Geral e Revelação Especial
SALMO 19: O Salmo 19
belamente se divide em duas partes. A primeira parte (v. 1-6) atesta que os
céus proclamam a glória de Deus e anunciam as obras das suas mãos (v. 1) de
forma contínua (v. 2) e geral (v. 6), não proposicional (v. 3), mas por todos
entendível (v. 4). A segunda parte (v. 7-14), afirma a perfeição da lei e seu
papel admoestador, consolador e transformador na vida do servo do Senhor.
O Salmo 19 conclui (v.
14) com um desejo do salmista de que as palavras em seus lábios e em seu
coração sejam agradáveis ao Deus Redentor da Aliança. Esse meditar agradável a
Deus é exemplificado nos versículos anteriores.
Assim, pode-se concluir
deste texto que a vida pensante do servo do Senhor deve envolver a contemplação
destes dois livros formosos de Deus (Confissão Belga, artigo 2) de forma
teor referente (usando a linguagem de Davi Charles Gomes). Esse tipo de
sabedoria composta é demonstrada bem no livro de Provérbios e na vida de
Salomão. O livro de Provérbios em parte é o exame minucioso do comportamento
humano e o aprendizado moral com a criação. O Provérbio 6.6 resume bem esses
dois elementos: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus
caminhos e sê sábio.” Assim, para sermos biblicamente sábio, o servo o Senhor
deve se dedicar ao estudo tanto da Escritura como da Criação. Como disse, isso
é bem ilustrado na vida de Salomão. 1 Reis 4.29–34 atesta que a sabedoria (dada
por Deus) de Salomão resultou na composição de milhares de provérbios, bem como
no estudo de botânica e zoologia.
Então, o servo do Senhor deve carregar o Livro
da Revelação Geral em uma mão e o Livro da Revelação Especial na outra. Mas
como esses livros se relacionam? O Salmo 8 nos mostra.
SALMO 8: O Salmo 8 começa
de forma parecida com o 19, afirmando que a majestade de Deus está exposta nos
céus (v. 1). O diferencial é que o Salmista irá enxerga a Revelação Geral sob a
lente da Revelação Especial, em particular, Gênesis. A grandeza das obras de
Deus nos céus (v. 3) leva o salmista a questionar a posição pequena mas honrada
do ser humano (v. 3-4), o qual foi feito à imagem de Deus e recebeu domínio
sobre a Criação.
O Salmo 8 concluiu (v. 9)
reafirmando a magnificência do nome de Deus em toda a terra, a qual é mostrada
na Revelação Geral (a grandeza do céu que revela a grandeza do dedo de Deus e a
constituição e posição do homem que revelam a maior glória e honra do Criador),
porém interpretada pelas lentes da Revelação Especial.
Assim, como afirma
Cornelius van Til “[…] somente aquele que olha a natureza através do espelho da
Escritura entenderá a revelação natural como o que ela realmente é” (O pastor
reformado e o pensamento moderno: o evangelho apresentado como um desafio à
descrença atual (São Paulo: Cultura Cristã, 2010), p. 15).
Portanto, devemos
atentar-nos a: — Não desprezar a primazia da Revelação Especial sob a Geral.
Não porque há falta de clareza da parte de qualquer uma das duas, mas há falta
de olhos apropriados para o ser humano caído. Até mesmo o regenerado precisa
regular seu foco através dos óculos da Escritura.
— Não desprezar o estudo
da Criação. A primazia da Escritura não afirma a dispensabilidade da Ciência,
pelo contrário a Escritura impulsiona o conhecimento intelectual da Criação
desde o Jardim (v. 19-20). Esse é o padrão sapiencial bíblico.
— Não desprezar a Deus no
estudo da Criação. Por outro lado, afirmar a importância da Ciência não deve
nos levar a estudar a Criação como os ateus. Deus não sai de cena em nossos
estudos científicos. Ele não deve ser inferiorizado ao Deus da Lacuna, mas
mantido exaltado como o Deus Criador. A reflexão deve levar a adoração.
Carregue os dois livros
nas mãos, mas empilhe da forma correta.
Por: Vinicius Musselman
Pimentel. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os
direitos reservados. Original: 2 Salmos sobre as relações entre Revelação Geral
e Revelação Especial.
Vinicius Musselman
Pimentel é formado em engenharia química pela UNICAMP e mestrando em Estudos
Pastorais pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Em 2008,
fundou o blog Voltemos ao Evangelho ao conhecer mais profundamente as boas
novas e ser confrontado com a dura realidade teológica do Brasil. Atualmente,
serve como líder de Jovens na Igreja Batista da Graça, onde é membro, e
trabalha como Editor na Editora Fiel e como Coordenador do Intensivo 9 Marcas no
Sul Global. Vinícius é casado com Aline e vive em São José dos Campos/SP.
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