sábado, 1 de julho de 2023

Salmos 23 BÍBLIA

  Salmos 23

 

1 - SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ


 (aqui Deus fala que embora este Salmo se aplica a Davi e também a todos os crentes, mais que tudo de aplica a Cristo. Williams diz,  Só uma voz CANTOU ESTE Salmo 916 vezes em sintonia perfeita. Era a voz de Jesus. Quando transitava pelo  vale escuro de Sua Vida Terrestre, Jeová era meu pastor. NÃO há sugestão alguma de pecado no  Salmo. O grande tema não é tanto o que Deus dá ou faz, e sim o ser o que é e quem é Ele. E ainda assim, quando Cristo se apresenta como a ovelha, ao mesmo tempo Ele se apresenta também como o grande Pastor de Seu Povo, porque Ele foi  ressuscitado de entre os morto para poder sê-lo (carta aos Hebreus 13:20)

2 Deitar-me faz em verdes pastos: (significa na palavra que ao seguir qualquer outra voz só levará a campos áridos, a ovelha conhece a voz do seu pastor),GUIA-ME MANSAMENTE ÁS ÁGUAS TRANQUILAS: (significa que o Salmo 23 diz bem claro, de que  a alegria não é O Salvador, Tampouco a hierarquia religiosa é O Salvador, tampouco as regras e normas são O Salvador. Só o Senhor é.  Podemos seguir a Ele ou podemos seguir aos dois ao mesmo tempo.)

3 - REFRIGERA MINHA ALMA: (quando as ovelhas se esfolam ‘se machucam’ a frente, quando pinçavam procurando erva, o pastor vertia azeite em suas feridas); GUIA-ME PELO CAMINHOS DA JUSTIÇA, POR AMOR DO SEU NOME: (As vezes a ovelha sai do caminho delineado, e até por varias vezes, e cada vez ia o pastor a recuperá-la, procurando ate achá-la, muitas ovelhas quando teimoso , atrapalhava as demais, o pastor, tirava seu cajado e lhe quebrava uma das pernas, de imediato “enfaixava“ a pena quebrada e carregava ela no seu ombro muito perto do coração, até que ela se curasse da ferida, como símbolo de castigo  conforme Hebreus12:5-11. Quando a Bíblia mostra o Jesus o bom Pasto, mostra a figura de um homem com um cordeiro no pescoço, observamos que a cabeça do cordeiro está do lado esquerdo e o coração da ovelhinha está do mesmo lado do coração do Bom Pastor)

4 AINDA QUE EI ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMERIA MAL ALGUM: (Os poderes da escuridão, que constituem ataques poderosos de Satanás, são palavras que dizem que a noite clama pela morte, tem gente que tem medo da escuridão, vejamos que no calar da noite os predadores buscam suas preza, e há muitos crimes e perversidades). PORQUE TU ESTAS COMIGO; A TUA VARA E TEU CAJADO ME CONSOLAM:  (A posição ideal para a “ovelha”é permitir ao Pastor lutar por ela. Com efeito, a única luta que nos indica que devemos brigar é a “boa batalha da Fé” cf 1Tm. 6:12. Que consolo é saber que a “vara” e o” cajado” estão  constantemente combatendo o mal que são os poderes das trevas a nosso favor.)

5 PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS: (e estes “inimigos” não podem tocar esta “mesa”); (UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO, (e este óleo, é um tipo de Espirito Santo); O MEU CÁLICE TRANSBORDA (uma figura retórica que se refere à abundância).

6 CERTAMENTE QUE A BONDADE E À MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA: (a “bondade” nos dá os pastos deleitosos e as águas de repouso; e a “misericórdia“ nos resgata quando nesciamente nós saímos dos “caminhos da justiça”)

E NA CASA DO SENHOR HABITAREI POR LONGOS DIAS, (contando que o SENHOR seja nosso Pastor, podemos contar com tudo isto, “todos os dias de nossas vidas”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.