terça-feira, 16 de agosto de 2022

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AS PROMESSAS DE DEUS.?

Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas,aq problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Não Essas promessas tornam-se importantes porque trazem conforto, esperança e realizações. O DEUS dos cristão ele é o DEUS de promessas. Ele realiza a sua vontade na vida do seu povo por intermédio de suas promessas. No texto que lemos aprendemos 04 lições acerca das promessas de DEUS.
1- DEUS é o autor das promessas.
2- A natureza das promessas.
3- A segurança das promessas. 4- O resultado das promessas

1 - A primeira verdade que o versículo nos ensina é sobre a autoria das promessas, elas são promessas de DEUS. Elas revelam o caráter de DEUS, elas são soberanas, verdadeiras, imutáveis, poderosas, infalíveis e eternas. Por DEUS ser o autor das promessas relatadas na Bíblia, a certeza que podemos ter é que essas promessas nunca falharam. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu. Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.

As promessas de DEUS estão vinculados aos seus planos e decretos. Deus realiza a sua vontade cumprindo as suas promessas. Elas são santas e fiéis. Atos E no tocante a que o ressuscitou dentre os mortos para nunca mais tornar à corrupção, falou Deus assim: Dar-vos-ei as santas e fiéis bênçãos de Davi; As promessas de DEUS refletem também o caráter verdadeiro. DEUS é verdadeiro e não pode mentir.

Nm Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

2- a natureza das promessas a elas são variadas porque quantas são as promessas de DEUS (2Co 1.20) promessas materiais e espirituais, coletivas e particulares, temporais e eternas.
DEUS fez a Abraão uma tríplice promessa: Ora, o Senhor disse a Abrão:
Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Façamos algumas observações:
esta é uma promessa individual que visa uma benção coletiva: de Abrão até todas as famílias da terra.  2º promete 03 bençãos: DEUS promete uma terra, uma nação,e um nome; e DEUS faz uma exigência: se tu uma benção elas são incondicionais e condicionais: são incondicionais quando não exigem do homem a sua participação e condicionais quando a requer. 2Cr E o Senhor apareceu de noite a Salomão e lhe disse: Eu ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício, se eu cerrar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra, olhe algumas características dessa promessa: 1) ela é condicional se o meu povo.
2) ela é exclusiva que se chama pelo meu nome.
3) ela requer humilhação, oração, busca.
4) então se as condições forem atendidas: eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados...

Elas são dirigidas aos crentes: alguns estudiosos apontam mais de 6 mil promessas na Bíblia. E 4 / 7 5 elas se destinam ao povo de DEUS. O apostolo Paulo faz uma analogia entre dois descendentes de Abraão: Ismael e Isaque.
O primeiro nasceu de Agar, a escrava e o segundo de Sara, a esposa legitima. A ênfase de Paulo é que os descendentes de Isaque são filhos da aliança os herdeiros de todas as promessas. Gálatas 4.23,28
Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.

Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Os filhos da promessa são todos aqueles que nascem espiritualmente, por obra do Espírito Santo, por meio da fé. Gálatas 3.22,29. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

3- A segurança das promessas. A terceira lição que o versículo nos ensina é que as promessas de DEUS são certas e seguras: Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém 2 Co 1.20. É por intermédio de JESUS que temos acesso a DEUS, à sua salvação, as suas promessas e as suas bênçãos.

Quando DEUS nos deu o seu filho outorgou-nos nele e com Ele tudo quanto era necessário para a nossa salvação. Todas as promessas estão nele, todos os dons e privilégios espirituais encontram-se nele. Rm 8.31-32

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?. Da mesma maneira que o arco-iris garante-nos que o mundo jamais se acabará por um dilúvio, JESUS é a nossa garantia de que as inundações do pecado jamais poderão afogar a fidelidade de DEUS. E para fecharmos o resultado das promessas de DEUS.

O cumprimento das promessas de DEUS promove a sua glória, por nosso intermédio: Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio. 2Co 1.20. Podemos entender isso de 3 maneiras: glorificamos a DEUS por Ele ter feito a promessa a DEUS por Ele cumprir a promessa glorificamos a DEUS pelo prazer de experimentar o cumprimento da promessa.

Quando nos apropriamos de uma promessa de DEUS e ela se concretiza em nossa vida, a conseqüência espiritual é a glorificação de DEUS. 2Co 4.15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça  abundar a ação de graças para glória de Deus.
A glória de DEUS por nosso intermédio; este é o resultado das promessas.

Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens. I Coríntios 1:25 A Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens. I Coríntios 1:25 Vejamos o contexto: I Coríntios 1:18-31 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos.

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DEUS É BOM E IMUTÁVEL.
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domingo, 14 de agosto de 2022

PARA QUE ESTOU AQUI NA TERRA?

 PARA QUE ESTOU AQUI NA TERRA?

Estou aqui para melhorar o mundo? Não! Estou aqui para melhorar a humanidade? Não!

O primeiro é desnecessário. Nenhum homem pode fazer o mundo melhor do que Deus fez. Quando Deus criou o mundo, está escrito em Genesis, “viu Deus que tudo era bom”. O segundo é impossível. Pois nenhum homem pode converter outro homem. Jesus, durante a sua vida terrestre, não converteu ninguém nem mesmo conseguiu impedir que um dos seus discípulos se pervertesse.

Será que somos mais poderoso que Deus, para melhorar o mundo em que vivemos? Pergunto será que eu sou melhor que Jesus Cristo, para melhorara os homens? Uma coisa, porém, possa fazer que nem Deus nem o Cristo podem fazer por mim ou em meu lugar: posso fazer-me bom. Ninguém, exceto eu, me pode fazer bom. Ninguém pode ser bom em meu lugar. Deus em sua infinidade bondade, só me criou com a potencialidade de ser bom, mas eu me posso fazer atualmente bom, eu me posso fazer melhor do que Deus me fez --- e também me posso fazer pior do que Deus me fez.

Estou aqui na terra para fazer de mim o que ninguém pode fazer por mim --- estou aqui para me fazer bom. Para agradar a Deus, mas o que quero dizer ser bom e agradar a Deus?  A criaturidade que Deus me deu, deve manifestar-se em criaturidade positiva para o bem. Ser bom é tornar-se explicitamente o que Deus me fez implicitamente como todas as criaturas dele.

O ser bom é estar intimamente convencido de que “o reino de Deus está dentro de mim; é um tesouro oculto, de eu devo fazer um tesouro manifestado” ser nesse caso é conscientizar que “eu e o Pai somos um; as obras que eu faço não sou eu que as faço, mas é o Pai em mim que faz as obras”.

Ser bom é saber que eu sou a luz do mundo João 8.18, Jesus disse eu sou a luz do mundo quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a vida da luz. Isto é feita de luz e bondade, mas sim devemos coloca-la no alto do candelabro. Eu quero ser bom, eu preciso me conscientizar que minha alma é uma pérola preciosa, que eu quero e devo traze-la à tona do oceano da minha vida.

Ser bom é amar o Senhor meu Deus de toda minha alma, com toda minha mente, com todo meu coração e com todas as minhas forças, porque este é o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Quero ser um ser bom, mas é preciso fazer transbordar a experiencia mística conforme ensino do mestre Jesus Cristo, místico da paternidade única do Pai, na vivencia ética da fraternidade única do PAI, na vivencia ética da fraternidade universal entre os homens.

Praticar o Agir, é fazer o externamente o meu ser bom, o que sou intername3nte no meu Ser. Mesmo o poque estou aqui na terra para conhecer a Deus do meu ser, do meu agir, do meu amor, do meu respirar; e quando eu me tiver realizado digo a todos vocês que me conhece no meu externo agir,--- como sou no meu interno ser, más quando a minha ética for transbordamento fiel da minha mística, então terei feito o mundo muito melhor que do que Deus o fez. Mas, se eu não me fizer assim como posso e devo fazerem-me, a minha vida terrestre será uma falência., e sobre a minha lousa sepulcral se deve gravar este tristíssimo epitáfio:---Aqui jazem os restos mortais de um homem que viveu 30, 50, 80 anos sem saber o porquê...

 

 

domingo, 7 de agosto de 2022

LIDERANÇA

  



APERFEIÇOAMENTO PARA LIDERANÇA E ACONSELHAMENTO PASTORAL


Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de “O Paraíso Perdido” que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psique humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado.

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as historias seculares,

mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton (1608-1674) "Paraíso Perdido”, (1634) como o seu titulo indica, é uma estória épica a respeito do paraíso. Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Eden. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino. É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Genesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo. Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos. Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente, quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a duvida  quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus.Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável! Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me  completamente. Observamos que ele mesmo tem duvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas duvidas. A lamentação de desespero de Satã de que “eu mesmo sou o inferno” é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Eden, Milton diz “Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu...” 

O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa.

Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro. 

Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionar-lhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. Quão devidos! Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; Ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e glória entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si. Sua  arrogância se fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico.

Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são lideres de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros lideres para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom à aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção.

Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo” é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo.

Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9). Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher.


Este completo manual oferece o significado, bem como a grandeza do que é Teologia e sua inegável autoridade. Traz também apreciações e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração. Acercar-se de forma apresentada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e também a Doutrina das Últimas Coisas. Inegavelmente é a obra mais empregada por teólogos e estudantes de teologia pela  sua praticidade. Sua praticidade tem a intenção de rever que as coisas de Deus, e é preciso conhecer a Teologia-Bíblia Novo Testamento e o Velho Testamento e outros desconhecidos.

 Valdeci Fidelis; Código do texto: T6226913 Classificação de conteúdo: seguro.

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quarta-feira, 3 de agosto de 2022

RUTH 4 Isaac Albeniz, Mallorca - performed by Tatyana Ryzhkova



O significado de Rute 4 trata a respeito das terras do falecido marido de Noemi e o casamento de Boaz com Rute. Sentindo os efeitos da pobreza da viuvez, Noemi decidiu vender a terra do falecido marido. Para impedir que a terra passasse para fora da família, ela teve que garantir que ela fosse comprada (ou resgatada) pelo parente mais próximo (cf. Levítico 25:23-28).

Boaz casa com Rute (Rute 4:1-22)

Nesse caso, essa pessoa era a mesma que deve de produzir através de Rute um herdeiro. Que poderia levar os nomes dos falecidos Elimeleque (marido de Noemi) e Malom (filho de Elimeleque marido de Rute). Mas, se esse herdeiro nascer, ele também herdaria a propriedade da família. Isso significava que o parente próximo que comprou a terra de Noemi mais tarde a perderia se ele produzisse um filho através de Rute.

O homem estava disposto a comprar as terras de Noemi, se isso era tudo o que ele precisava fazer. Mas casar com Rute também lhe causaria perdas financeiras (Rute 4:1-6).

Na cerimônia de entrega do sapato, o homem com o direito de comprar a propriedade de Noemi indicou que ele estava entregando esse direito a Boaz. Portanto agora estava claro o caminho para Boaz se casar com Ruth. Isso deu a Boaz a chance de manter vivo o nome de família de Elimeleque (e Malom). E assim manter a propriedade da família e se casar com a mulher que ele amava (Rute 4:7-10). As testemunhas e os espectadores da cerimônia abençoaram Boaz e Rute com o desejo de que Deus os tornasse tão frutíferos e prósperos quanto os ancestrais de Israel (Rute 4:11-12).

Rute dá a luz a Obede, avô de Davi

O filho nascido de Boaz e Rute significava muito para Noemi, mas o que mais enriqueceu sua vida foi o amor e os cuidados de sua nora Rute. A história mostra que os bons desejos dos espectadores pelo filho de Boaz e Ruth foram satisfeitos de uma maneira maior do que eles poderiam ter esperado.

O filho não apenas continuou com o nome do marido e filho de Noemi, mas tornou-se avô do rei Davi e um ancestral de Jesus, o Messias (Rute 4:13-22; cf. Mateus 1:1; Mateus 1:5).

Fonte da explicação de Rute 4:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.




Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

Outras versões da Bíblia

O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "

Versão NVI (Nova Versão Internacional)

Ele será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz; ela te é melhor do que sete filhos.

Versão AA (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.

Versão ARC (Almeida Revista e Corrigida)

Que ele seja um consolo para o seu coração e lhe dê segurança na velhice! A sua nora, a mãe do menino, a ama; e ela vale para você mais do que sete filhos.

Versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Este menino te abençoará com nova vida e te sustentará e consolará na velhice, porquanto é filho de tua querida nora, que muito te ama e que te é melhor do que sete filhos!”

Versão KJ1999 (King James 1999)

Contexto do versículo

  • 14
    Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
  • 15
    Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
  • 16
    E Noemi tomou o filho, e o pós no seu colo, e foi sua ama.



domingo, 12 de junho de 2022

A pregação expositiva e as Escrituras

 

 A pregação expositiva e as Escrituras

Concluindo sobre a exposição bíblica nas Escrituras, poderia verificar-se que ela aparece de forma destacada e bem documentada tanto no Antigo como no Novo Testamento. No entanto, não existe outra forma de pregação a não ser a que aponta para Cristo e se enquadra no padrão das escrituras. No Antigo Testamento, a exposição da Palavra de Deus levou as algumas nações ao arrependimento e novidade de vida. No Novo Testamento, a exposição das Escrituras produziu crescimento tanto qualitativo, quanto quantitativo da comunidade cristã.

Um sermão cristão sobre o Antigo Testamento necessariamente irá na direção do Novo Testamento. Isso é óbvio quando o texto contém uma promessa que é cumprida em Cristo: o pregador não pode parar na promessa, mas, naturalmente, irá prosseguir com o sermão até o seu cumprimento. O mesmo ocorre quando o texto contém um tipo que é cumprido em Cristo: o sermão vai do tipo para o antítipo. Isso também acontece quando o texto relata um tema que é mais desenvolvido no Novo Testamento: no sermão, o pregador vai do tema do Antigo Testamento para seu desenvolvimento mais completo no Novo Testamento, pois o real valor da exposição bíblica consiste em Jesus Cristo, o amém de Deus.

Quando a Palavra de Deus é pregada sob a unção do Espírito Santo os resultados são incríveis. O Senhor disse: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55.11). Sendo assim, o verdadeiro crescimento da igreja só é possível através de uma pregação pura e simples, que além de edificar o corpo de Cristo promove o Reino de Deus sobre a face da terra.
Não é preciso ser um grande estudioso do assunto para entender claramente as dificuldades que sempre estiveram presentes na vida da igreja de Cristo. Os profetas do Antigo Testamento foram perseguidos. Os apóstolos foram todos perseguidos e até mesmo o próprio Jesus, o Deus encarnado, não ficou isento de sofrer oposição e ser odiado por aqueles que odiavam o avanço do Reino de Deus. Tanto é que em seu discurso de despedida encontram-se as seguintes palavras: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33b).

Por volta do ano 54 d.C., Nero sobe ao poder e desemboca-se uma das mais cruéis perseguições da história contra o povo de Deus. Dez anos depois, em 64 d.C., na noite de 18 de julho de 64, Nero teve a brilhante ideia de colocar fogo em Roma, cidade que, naquela época, era a capital do império e, com vestes de ator, subiu ao alto da torre de Mecenas, de onde assistiu ao terrível espetáculo das chamas que, sem piedade, lambiam de forma destrutiva e arrasadora a cidade dos Césares. Conta a história que foram seis dias e seis noites de chamas inapagáveis. Nero queria uma cidade mais digna de sua pessoa, mais moderna. Por isso, a ideia de destruir a cidade para, então, reerguê-la a partir das cinzas. Dos quatorze bairros de Roma, dez foram completamente destruídos pelas chamas do incêndio. Os quatro bairros restantes tinham sua população composta por judeus e cristãos. Esse fato deu ao imperador Nero provas suficientes, segundo suas conclusões, para colocar a culpa do incêndio nos cristãos. Daí então, uma brutal e sangrenta perseguição desencadeou-se contra o povo de Deus (GONZÁLEZ, 2011, p. 40 – 41).

Em 66 d.C., estoura uma grande revolução na região da Palestina devido a problemas religiosos entre judeus e gregos. O imperador, na tentativa de conter o motim, envia para lá o general Tito Vespasiano para, então, colocar um fim na revolução. O apóstolo Paulo foi condenado e degolado em Roma por volta de 67 d.C. e, segundo reza a tradição, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Em 68 d.C., pressionado pelo império, Nero foge de Roma e põe fim a sua própria vida. No ano 70 d.C., o imperador Tito destrói a cidade de Jerusalém e, como consequência deste ato, há uma dispersão de judeus e cristãos mundo afora.

No ano 81 d.C., Domiciano assume as rédeas do governo de Roma. Foi chamado de “o segundo Nero”. Domiciano foi o primeiro imperador a arrogar para si o título de “Senhor e Deus”. É na busca implacável de conter o avanço do cristianismo que Domiciano deporta o apóstolo João, nessa época o único sobrevivente do colégio apostólico, então pastor em Éfeso, para a ilha de Patmos (GONZALEZ, 2011, p. 43). No entanto, o cenário sangrento de perseguição e terror sobre os cristãos, faz com que alguns proeminentes pais da igreja enfatizaram a tradição da pregação expositiva já anunciada pelos profetas e apóstolos da igreja.

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/pregacao-expositiva

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Você sabe mesmo o que é Teologia?

 





Universalidade da Bíblia 

Você sabe mesmo o que é Teologia?

                                     
A Paz de Jesus!
 
Estamos novamente aqui para lhe dar umanova visão do que é Teologia e do que é ser teólogo.

Em primeiro lugar:
Teologia não é discutir religião, pois,embora seja necessário discutir alguns pontos das religiões não é, necessariamente, uma discussão sobre qual a melhor
religião.

é principalmente, apresentar os pontos de vistasteológicos das religiões e, consequentemente, relacioná-los com a sociedade onde o teólogo vive, partindo, da pergunta:o que isso contribuiu, contribui ou contribuirá para omelhoramento da sociedade em que vivemos?

Em segundo lugar:
ser teólogo não é ser radical oufundamentalista. Nada disso! Precisa-se colocar lado-a-lado a fé (para compreender Deus e sua justiça perfeita) e a razão (para suportar a fraqueza humana e levá-lo a reconhecer suas fragilidades).

Radicalismo e posicionamento teológico não podem ser confundidos. Enquanto este evidencia nossa opinião e crenças sobre determinados assuntos, aquele não nos permite enxergar o impacto de outras opiniões sobre as nossas.

Nenhuma vertente teológica cristã é um mundo em si mesmo.Sempre dependerá de outros posicionamentos para uma fundamentação equilibrada.

Em terceiro lugar:
ser teólogo não é levantar questionamentos sem aplicação prática para as pessoas, para a Igreja ou para a sociedade.ser teólogo não é "plagiar" idéias. Além de ilegal é imoral. Isso não é teologia! É certo que devemos ter como fundamentação teológica a Bíblia, bem como tantos outros teólogos influentes e importantes de tempos passados ou atuais... Mas, não podemos "plagiar" suas idéias... E pior, dizer que a idéia foi nossa. É ilegal e não reflete uma prática teológica cristã e equilibrada.

Ser teólogo e praticar teologia equilibrada é buscar compreender a influência que o divino exerce sobre o homem e a resposta humana mediante o poder dessa influência. Ou seja, o teólogo levar o homem ao conhecimento das suas necessidades para empreender uma busca constante e um relacionamento sincero com Deus.Esse trabalho também pode ser realizado no campo político, social, familiar, educacional, sentimental, profissional.

Por exemplo, você sabia que uma das áreas que mais dá visibilidade e retorno financeiro é a ÉTICA? Isso porque vivemos em tempos que a ética tem se tornado escassa. As empresas estão loucas por profissionais éticos, as igrejas desesperadas por pastores éticos, a sociedade manifesta seu desejo por políticos éticos, as instituições sociais buscam avidamente por indivíduos éticos...

Não sei se você percebeu o EXTENSO campo que é aberto à
exploração de um teólogo. Mas vou lhe adiantar: suas chances
de crescer em seu ministério ou sua profissão são MUITO
GRANDES
PROCURE UMA UNIVERSIDADE QUE ENSINA A BIBLIA, E SEJA UM SERVO DE CONHECIMENTOS.

sábado, 12 de março de 2022

AS MÃES FAMOSAS NA BÍBLIA

"Ser mãe é missão. Ser mãe é ter seu ventre abençoado por Deus e a incumbência de educar, ensinar, amar, cuidar, zelar e se doar. Educar não apenas oferecendo uma boa escola e atividades extracurriculares. Educar vai muito além disso, nos leva a refletir espiritual também, ensinar o Caminho da Verdade;
 Dizem que cada criança que nasce é um telegrama de Deus anunciando que ainda ama o homem. Por 289 vezes a palavra “mãe” ou “mães” aparece na BíbliaLendo-as, notamos que o princípio segundo o qual as mães devem ser honradas (Êxodo 20.12), junto com os pais, é repetido várias vezes, no Antigo e no Novo Testamento".


 As pessoas amadas são mais importantes que os sentimentos de amor que temos por elas. O amor verdadeiro é naturalmente generoso.

FELIZ DIA DAS MÃES! ALGUMAS MÃES FAMOSAS NA BÍBLIA (nem todas aprovadas por Deus!!!)
1ª - Maria, a mulher que achou graça diante de Deus para ser a mãe de Jesus;
2ª - Sara, a mulher que Deus fez ter um filho (Isaque) já idade bem avançada;
3ª - Agar, a mulher escrava que confiou em Deus e foi mãe de Ismael e de muitas nações;
4ª - Eva, a primeira mulher e a primeira mãe sobre a face da terra;
5ª - Ana, a mulher que lutou com Deus e por milagre de Deus foi mãe (de Samuel);
6ª - A mulher Sunamita de 2 Rs 4:8-37 que lutou com o profeta Eliseu para que seu filho revivesse;
7ª - Raab, uma prostituta que se tornou mulher e mãe digna (de Boaz) diante de Deus (cf. Mt 1:5);
8ª - Rute, uma mulher moabita que, pela fé e por sua soberana decisão, fez parte do povo de Deus, sendo mãe de Obede, avó de Jessé e bisavó do rei Davi e nora de Raabe (Mt 1:5-6);
9ª - Eunice, a mãe de Timóteo;
10ª - Joquebede, a mãe que salvou a vida do seu filho escravo (Moisés) colocando-o no palácio do Faraó para ser criado como um príncipe do Egito;
11ª - A mulher Cananéia, que superou todo tipo de preconceito para salvar a filha (Mt 15:21-28);
12ª - Atalia, única mulher que reinou em Judá. A filha do rei Acabe e Jezabel e viúva do rei Jorão, depois da morte do seu filho, o rei Acazias de Judá, assassina os herdeiros do trono e reina por 6 anos.
13ª - Jezabel, filha do rei sidônio Etbaal e mulher do rei Acabe de Israel e mãe de Acazias (1Rs 22:52). Era uma mulher poderosa e cruel, que exercia enorme poder sobre o marido e o Reino.
14ª - As duas mães que, pra sobreviver, combinaram de se alimentar dos próprios filhos (2Rs 6:24-30).
15ª - As duas filhas de Ló, respectivametne mães de Moabe e Ben-Ami que segundo os textos bíblicos deram origem aos povos moabitas e amonita (Gn 19:30-38).
16ª - Débora, juíza que governou Israel. Ficou conhecida como “mãe de Israel”, de todo um povo (Jz 5:7).

Valdeci Fidelis é Pastor Evangélico (apoiador  colaborador) - Th.M

segunda-feira, 7 de março de 2022

GOGUE E MAGOGUE na descendencia de Noé

                                                                     

                       ('Divino Filho do Céu' ou 'Filho de Baal') é um personagem bíblico, filho de Cuxe e                                   neto de Cam e bisneto de Noé, descrito como o primeiro poderoso na ...Semíramis · ‎Cuxe (filho                       de Cam) · ‎Nínive · ‎Tamuz

                      GOGUE E MAGOGUE

 

Por que o livro de Apocalipse no capitulo versículo 1 (Ap 1.1) como todos nós sabemos é um livro de revelação e não de medo, mas as pessoas quando pregam sobre o livro, fazem até profecias de como vai acabar o fim do mundo, eles querem mostrar o que tem escondido por muitos tempos pensam eles em suas exposições escatológicas, o que eles não falam é que é uma palavra grega que significa  revelar, no sentido de mostrar uma coisa antes estava ocultada ou escondida.

Em Apocalipse 1.1 dizem: revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, (a Revelação dada aqui é de Jesus Cristo, não de João, como muitos pensam; João era nada mais que o instrumento empregado para receber e escrever este relato) quando diz: para manifestar aos Seus servos  as coisas que devem acontecer brevemente (refere-se ao principio dos acontecimentos, que seguem até esta hora, e, de fato, seguirão para sempre; para a idade da igreja e para o futuro); e por seu as enviou e notificou a João seu servo ( embora lhe veio a Revelação de Cristo, foi entregue a João por “Seu Anjo”): O qual deu testemunho da Palavra de Deus (considerava-se a si mesmo simplesmente como uma testemunha do que tinha visto e só afirmava manter um registro justo e fiel dela), e do testemunho de Jesus Cristo (João era somente uma testemunha de Cristo), e de todas as coisas que tem visto (refere-se às visões e símbolos revelados a João).

É afirmativo quando jesus fala a João que todos aqueles que obedecem às advertências lhes prometeu uma Benção): no versículo 3 -Bem-aventurado aqueles que lê, e os ouvem as palavras desta Profecias, e guardam as coisas que nela estão escritas. Por que lhes promete benção? Porque o tempo está próximo: Refere-se ao princípio do cumprimento destas coisas que começaram com a Igreja, registradas em Apocalipse, nos capítulos 2e 3, e continuam eternamente. No livro de Gn 10.1-2, dão referencias aos filhos de Noé, depois do Diluvio e suas gerações, tais como são na genealogia de Noé: Sem; Cão e Jafé; entretanto nasceram filhos depois do diluvio (a ordem era assim: Sem, Cão e Jafé entretanto, a ordem se inverteu agora, com Jafé, como veremos, em primeiro lugar, devido a sua ascendência.) Ver.2 Filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Java, Tubal, Meseque e Tiras. Temos visto e lido sobre o grande império de Ninrode filho de Cuxe, que é descendente de Noé; a grande figura de Ninrode formada através que se refere ao capítulo da cidade babilônia. Ele e sua cidade prefiguraram ao anticristo vindouro e sua cidade. Pode-se supor que ele

assessorou e construiu a Torre de Babel, foi ele Ninrode que organizou segundo as Escrituras Gn 10; dirigiu a primeira rebelião organizada contra Deus, “E o do seu reino foi Babel (Referente a Babilônia que já foi capital sumeriana na antiga Mesopotâmia, hoje chama-se Iraque: Ninrode fundou essa cidade), e Ereque, e Acada e Calné, na terra de Sinar, depois saindo desta terra  foi para Assíria e edificou a cidade de Nínive (quando se diz “saiu desta terra Ninrode para Assíria e construiu Nínive”, significa que ele fundou ambas, a Babilônia e Nínive; que hoje chamam-se: Iraque e Mossul). Canaã no v 16 e 18 que fala de Canaã, foram os maiores adversários de Israel quando tentava conquistar a terra. A palavra de oposição na Bíblia se refere esse povo contra o povo de Deus em Canaã contra Israel, tudo isso como cita em Ezequiel 38, foi planejado por Satanás no tempo de Noé)

Valdeci Fidelis é pastor evangélico ThM