domingo, 29 de janeiro de 2023

NAS ORIENTAÇÕES DE PAULO SOBRE O MINISTÉRIO 1 TIMÓTEO 4:1-16

 VEMOS NAS ORIENTAÇÕES DE PAULO SOBRE O MINISTÉRIO 1 TIMÓTEO 4.16

Visite nossa estante no Google Play Livros

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina? persevera nessas coisas; porque, se fizeres isso, salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. O ministro do evangelho precisa que lhe lembre suas próprias necessidades em conexão com a doutrina; ao alimentar os outros, ele também precisa encontrar uma bênção contínua. Esta é uma das palavras básicas usadas para descrever a caminhada firme do cristão (Gl 3:10; Hb 8:9; Tg 1:25;Atos 14:22). “muitos não vêem mais no ministério significado para a vida". 

Quando percebemos as motivações que tomam o coração dos pastores, basicamente é o mesmo que "habita"  em João 15 e 1 João. Salvarás foi usado no sentido de "desenvolver a sua própria salvação" (Fp 2:12), não fica difícil notar que existe uma turma, e diga-se de passagem, uma turma grande, que caminha ministerialmente como se tivesse em uma competição. Dois pontos mostram que isso tem acontecido. Os Pastores o tempo todo preocupados primeiro, os pastores expondo estas causas aos irmãos, implica em imposição, ensino e demonstração: inclui o que é mais detalhadamente declarado no versículo 11, ordena e ensina. Através  de toda seção (vs 6-16), estão o tempo todo preocupados em “fazer as coisas acontecerem”, mas o efeito do Evangelho  está sobre ambos  o Evangelho e o evangelizado, o que mostra o apóstolo Timóteo e o seu povo esta visível, porque o pastor tem que nutrir-se das palavras de fé e da boa doutrina conforme Paulo orienta, a sã doutrina.

A fé é todo o corpo na verdade porque a igreja é o corpo de Cristo, da verdade e do conhecimento de Deus. O versículo 7. em contraste com a revelação para Paulo foi mais que uma batalha feroz e momentosa; foi uma competição, uma corrida que exigiu todo o entusiasmo de um espírito fervoroso e consagrado (Atos 20:24) Paulo acrescenta que pareça ser uma derrota e se achava vitorioso, pois Jesus colocara a sua frente; guardara a fé transmitindo-a fielmente aos homens e organizando a igreja.   

 Talvez por necessitarem de aprovação. Alguns dias atrás, ouvindo uma palestra sobre liderança, o palestrante disse que em uma pesquisa a classe pastoral foi considerada uma das mais inseguras, então, talvez, a busca pelos resultados esteja baseado na insegurança do pastor. Segundo, estão “querendo chegar a algum lugar,” que muitas vezes nem sabe onde é, e como chegar, más, querem chegar há algum lugar. Podemos chamar isso de insatisfação ministerial?

Ao dizer a Timóteo para “cuidar de si mesmo”, está se referindo a uma espécie de prevenção, porque quando menos se espera o jovem pastor Timóteo seu filho espiritual; já se vê tomado pelo desejo de fazer tudo acontecer, e fazendo qualquer negócio para chegar a algum lugar. Por isso, o jovem pastor deve ser criterioso acerca de duas coisas: ser diligente no ensino; conservar a integridade pessoal. O ensino será de pouco valor se não houver uma correspondente retidão e santidade de vida, como uma vida ilibada e bons conhecimentos eclesiásticos ministerial. A recomendação é para que jamais se prostrar exausto, porque muitas coisas sucedem que podem desviar-nos da trajetória. Cuidar de si mesmo significa estar atento aos seus deveres, seus dons, seu privilégio de atingir as profundezas da promessa de Deus.

Por viver cuidando da igreja que é a sua grande paixão, pode, ao mesmo tempo, não ser o lugar da sua realização, por que nem sempre os resultados esperados chegam? Esses são somente alguns perigos de muitos que cercam a caminhada pastoral, por isso vale a pena pensar no que Paulo esta dizendo sobre “cuidar de ti mesmo”.

Paulo termina o versículo 16 dizendo qual é o resultado na vida do pastor que “cuida de si mesmo”; “porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”. O que Paulo esta dizendo é que pastores que buscam sua glória pessoal se alimentem de sua própria ambição e se congratulem com sua própria engenhosidade; pastores que buscam ter uma vida para a glória de Deus, contentem-se em viver uma profunda devoção e exclusiva salvação de si mesmo e de sua igreja.

Salvar a si mesmo como pastor integral? Que a graça e a misericórdia de Deus estejam salvando pastores, ao mesmo tempo em que pastores estejam salvando a si mesmos, entendendo que salvar a si mesmo é algo que acontece quando obedecem a sua vocação, cumprindo fielmente o chamado, que lhe foi comissionado por Jesus Cristo. Por que salvar a si mesmo? Porque muitos têm perdido a alma na trajetória pastoral. Ao dizer isso não me refiro ao perder da alma no sentido escatológico, más, perder a alma aqui e agora, perdeu a sensibilidade, acabou a integridade, se foi a busca por uma vida santa, acabou, a capacidade de se encantar com beleza do Reino sendo estabelecido no coração de gente comum; perderam a alma ao se distanciarem dos laços familiares, do amor conjugal, do diálogo com seus filhos, perderam a alma ao não pensar mais em entregar sua vida para a igreja de Cristo, quando digo igreja me refiro a igreja local, a igreja como baluarte da verdade, muitos não vêem mais no ministério significado para a vida.

Que Deus tenha misericórdia dos pastores e missionários na obra do Senhor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.