quinta-feira, 12 de outubro de 2023

UNICEF

 Os conselhos tutelares não devem agir como braços políticos.

Dois terços dos objetivos globais sobre os direitos e o bem-estar das crianças estão atrasados ​​em relação ao prazo de 2030

Um novo relatório publicado por ocasião da Assembleia Geral da ONU mostra que é necessária uma aceleração histórica para alcançar os ODS, algo que só será possível se o mundo priorizar as crianças nos programas nacionais

15 de setembro de 2023. Uma criança é examinada para desnutrição

UNICEF/UN0701251/N'Daou. Disponível em: Inglês. Francês. Espanhol. العربية

NOVA IORQUE, 18 de Setembro de 2023 – A meio caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030, dois terços dos indicadores relacionados com as crianças estão longe de atingir as suas metas, de acordo com um novo relatório da UNICEF divulgado hoje.


Progresso no bem-estar das crianças:

 Centrando os direitos da criança na Agenda 2030 alerta que atualmente apenas 11 países onde vive 6% da população infantil, ou seja, 150 milhões de meninos e meninas, 50% das metas relacionadas à infância foram alcançadas , o mais alto nível de progresso do mundo.

Se o progresso continuar conforme planeado, apenas um total de 60 países – onde vive apenas 25% da população infantil – terão alcançado os seus objectivos até 2030, deixando para trás cerca de 1,9 mil milhões de rapazes e raparigas em 140 países.


“Há sete anos, o mundo comprometeu-se a erradicar a pobreza, a fome e a desigualdade e a garantir que todos – especialmente as crianças – tivessem acesso a serviços básicos de qualidade”, disse Catherine Russell, Diretora Executiva da UNICEF. “Mas a meio da Agenda 2030, estamos a ficar sem tempo para transformar a promessa dos ODS em realidade. As consequências do não cumprimento dos objectivos serão medidas na vida das crianças e na sustentabilidade do nosso planeta. Temos de voltar ao caminho certo, e isso começa por dar prioridade a rapazes e raparigas na aceleração de medidas para alcançar os ODS.”


O relatório – publicado por ocasião da Semana de Alto Nível da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas e da Cimeira dos ODS em Nova Iorque – fornece um retrato do progresso alcançado até à data em indicadores específicos dos ODS* que se referem a crianças, que foram aprovados pelos Estados-Membros das Nações Unidas em 2015 com o objetivo de acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e construir sociedades mais pacíficas e prósperas até 2030.


A análise reúne mais de 20 anos de dados de mais de 190 países, compara a situação atual dos países com os seus objetivos para os próximos sete anos e define obstáculos e oportunidades para acelerar o processo. Os resultados mostram um quadro heterogêneo de progressos e retrocessos em relação aos objetivos globais.


De acordo com o relatório, o desenvolvimento acelerado é possível através de um forte compromisso nacional, de uma formulação de políticas eficazes e de um financiamento adequado. Alguns países de rendimento baixo e médio-baixo são os que avançam mais rapidamente. Por exemplo, com base nos dados disponíveis até 2021, o Camboja, a Índia, Marrocos, o Ruanda e o Uganda, entre outros, alcançaram resultados consistentes em vários ODS relacionados com as crianças, principalmente quando os esforços foram dedicados a áreas que produziram resultados numa série de indicadores. No entanto, mesmo estes países têm um longo caminho a percorrer para atingir os objectivos e devem manter o seu ritmo ou acelerá-lo ainda mais.


O mundo continua a enfrentar os efeitos de múltiplas crises – COVID-19, alterações climáticas, conflitos e crises económicas – que paralisaram ou inverteram anos de progresso. Em particular, a pandemia contribuiu directamente nos últimos anos para um colapso histórico nos serviços de imunização e a pobreza de aprendizagem aumentou um terço nos países de baixo e médio rendimento. Os objectivos relacionados com a protecção contra danos e a promoção da aprendizagem e de uma vida livre de pobreza são os que estão mais distantes dos seus objectivos.


Para alcançar as metas para 2030, os países que estão atualmente atrasados ​​terão de acelerar o progresso para níveis historicamente sem precedentes. As evidências mostram que o investimento nos direitos das crianças impulsiona e preserva os resultados para toda a sociedade, as pessoas e o planeta, sendo as intervenções na primeira infância as que mais contribuem para acabar com a fome, a pobreza, a saúde precária e a desigualdade.


Enquanto os líderes mundiais se preparam para se reunirem esta semana para discutir a situação a meio caminho do ODS, a UNICEF apela aos países para que priorizem os direitos das crianças nas suas agendas e tomem medidas históricas para acelerar o progresso, tomando as seguintes medidas:


Promover o compromisso político a nível nacional. Os governos devem aumentar significativamente e salvaguardar as despesas sociais em áreas como a saúde, a educação e a protecção social.

Estabeleça metas ambiciosas e realistas e tome medidas. Adaptar os objetivos globais aos contextos locais, tendo em conta as capacidades técnicas, políticas, de governação e financeiras necessárias para ajudar a garantir ações viáveis ​​e mudar a tendência para uma maior aceleração dos ODS.

Priorize o conhecimento e as evidências sobre a infância. Promover parcerias fortes e colaboração entre as partes interessadas para facilitar a recolha, partilha e utilização de dados, para determinar as ações concretas necessárias para alcançar as metas dos ODS.

Reforçar o compromisso de construir um planeta habitável para todos os meninos e meninas. Os governos e a comunidade internacional devem aumentar os investimentos para desenvolver e implementar estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Garantir que os sistemas de financiamento funcionem para acelerar o progresso. Explorar opções inovadoras de financiamento nacional e internacional que priorizem resultados, enfatizem a equidade e a eficácia e direcionem o investimento em áreas transversais.

“Muita coisa pode acontecer em sete anos”, acrescentou Russell. “Podemos renovar e reorientar os nossos esforços e tornar o mundo um lugar mais justo e saudável para todos. Mas para fazer isso, os líderes mundiais devem tornar-se defensores das crianças e dar prioridade aos direitos das crianças nas suas agendas políticas e orçamentais nacionais.”


#####


Notas aos editores:


* Em média, os países monitorizam apenas 24 dos 48 indicadores relacionados com a criança dos 17 ODS. Isto significa que os países normalmente carecem de informações sobre metade das medidas de bem-estar infantil comparáveis ​​internacionalmente.


A UNICEF encomendou um mural na Segunda Avenida, em Nova Iorque, uma área movimentada onde multidões se reúnem para passar pelo posto de controlo da Assembleia Geral. O mural, que representa a roda dos objetivos globais, traz a mensagem “Muita coisa pode acontecer em 7 anos” e inclui um código QR que leva os transeuntes a uma página web da UNICEF explicando que faltam 7 anos para alcançar os ODS. e qual a melhor forma de alcançá-lo.


Contatos de imprensa

Sara Alhattab

UNICEF Nova Iorque

Telefone:+1 917 957 6536

E-mail: salhattab@unicef.org

Recursos adicionais

A palma de um adulto segura a mão de uma criança

Leia o relatório completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.