EXAME LIVRE DE DOUTOR EM TEOLOGIA 2021 FACULDADE DE INTEGRAÇÃO TEOLÓGICA FAINTE - CURSO: FORMAÇÃO DOUTOR EM TEOLOGIA.
Prova final dissertativa. Duração da prova: 23:59:59.
100% Concluído. Parabéns, você foi aprovado nesta prova!
Aluno: Valdeci Fidelis
Nota Final: 10
*Prova: Legenda Correta* Incompleta Incorreta. Não respondida.
Fac-simíle
1. Olá aluno(a)! Parabéns por ter chegado até aqui.
Neste curso você estudou 9 matérias, para esta prova final, sendo elas: Antropologia da Religião, Filosofia Cristã, Antropologia Teológica, Filosofia da Religião, Psicologia Pastoral, Exegese Bíblica, Divindade, Religiões Comparadas e a matéria de Doutrinas Bíblicas.
Conclusão:
Diante de tudo que foi estudado, solicitamos que escolha uma das matérias acima, e elabore um texto dissertativo de no mínimo 2 mil caracteres sobre a importância da matéria escolhida para a formação teológica.
Essa prova tem duração de até 24 horas após ser iniciada.
Após a conclusão do texto, o resultado da prova será disponibilizado para o aluno em até 24 horas.
Caso tenha dúvidas sobre o formato desta prova, entre em contato pelo Whatsapp: (87)9-9922-0639 ou pelo chat do nosso site.
Boa sorte!
Tipo da Pergunta: Dissertativa
Sua resposta:
Religiões Comparadas e a matéria de Doutrinas Bíblicas.
DISSERTAÇÃO: Prova final ao título de Doutor em Teologia Livre.
DISSERTATIVA: Prova final ao Título de Doutor em Teologia Livre.
Minha fala de explanação disertativa:
A Nobre virtude da humanidade tão necessária ao homem nesta vida moral, não sem razão se diz ser a base e o fundamento de todas as outras sem ela não é verdadeira virtude. Bem que seja a primeira, visto que o amor de Deus e a caridade a excedem em dignidade e primazia, no entanto existe tal conveniência e simpatia entre a caridade e a humildade em "Quem permanece não é mister para nós a tarefa das virtudes prestar atenção atual a todas. Enredar por demais os pensamentos e os afetos, mas a humildade e caridade são as principais cordas a que se anexam todas as outras, firmando-nos bem nestas duas, (caridade e humildade), na mais baixa e na mais alta, garantida estará a conservação de toda edificação de nossa construção, neste edifício que depende da fundação e do teto. Quero dizer, estando o coração aplicado ao exercício destas duas virtudes, (caridade e humildade) não haverá grandes dificuldades em acertar com as outras. Sendo fiel servidor de Cristo, com o desejo ardente de generosa imitação no ouvi e no coração, lembrando a frase de Newton: ...” Mais valem os exemplos do que os preceitos" em resumo quero dizer "Pregar e escrever belas coisas sobre a humildade de pouco vale, o que importa é vivê-la".
O evangelho de Mateus 13.44 afirma que o reino de Deus é comparado a um tesouro escondido no campo: "O tesouro, uma vez, descoberto é escondido a fim ser conservado" nunca vamos encontrar sem os procurarmos, guardar no coração ciosamente, mostrando ao próximo um digno exemplo de ser imitada não devemos fugir as humilhações, para sermos mais humildes, é preciso se assemelhar a Jesus, em tudo, principalmente nas vossas humilhações, quero crê que todos os irmãos, vos amam, não sei como podem não querer se assemelhar a vós, mas sempre penso que devemos falar alguma coisa a seu amor, porque Deus nos exaltará no tempo de sua visita, amor e abjeção é a raiz da paz e da alegria.
Humilhar-se é muito, ser humilhado é tudo, é o caminho mais seguro e rápido para a glória, se não o de Nosso Senhor Jesus Cristo de quem diz o Apóstolo Paulo: em Felipe 2.8-9 "Humilhou-se até a morte e morte de cruz, por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome acima de todo o nome". Assim sem humildade não há virtude, é vício, é timidez, é subserviência, é covardia, obediência não só é toda a virtude, mas faz que sejam virtudes as que não são
Apresentamos visível destaque que a Bíblia é uma revelação de Deus. E é nos ditos na Bíblia que Deus deu a revelação por inspiração. Se a Bíblia é a revelação de Deus, justo é aceitar falar por si mesma sobre a sua própria natureza. É nosso propósito, então, inquirir neste capítulo do sentido e da natureza da inspiração, segundo Paulo em suas treze (13) cartas sobre a Bíblia Sagrada afirma o propósito testemunho da Sagrada Escritura. Neste curso que estou seguindo, o curso que estou aqui a observar é o pretexto no seu sentido mais elevado. Dar as caras que a razão solicita uma crença na essência de Deus. E abalizar, além disso, que é razoável esperar uma revelação escrita de Deus. É da competência da razão divina, em relação à revelação, primeiro que tudo vem de Deus, examinar a Bíblia que professam ser uma revelação de Deus. Se essas buscas forem satisfatórias, deve, então, a razão é aceitar e comunicar-se com a palavra como vindas de Deus, partir deste princípio, devemos acreditar aceitando as coisas apresentadas como sendo verdadeiras. "A revelação é o vice-rei que apresenta primeiro seus credenciamentos à assembleia provincial e então preside" (Liebnitz). Na maneira precitada "a razão mesma prepara o caminho para uma revelação acima da razão e garante uma confiança implícita em tal revelação quando uma vez dada" (Strong). Supra a razão não é contra a razão. É apenas calvo racionalismo que rejeita tudo que não pode aprofundar ou demonstrar racionalmente. "O povo mais irrazoável do mundo é aquele que depende unicamente da razão, no sentido estreito" (Strong). Aqui o arrazoamento ou mesmo o exercício da faculdade lógica não é tudo da razão. A razão, no seu sentido, envolve a aglomerada força mental para distinguir a confiança. A pretexto só pode rejeitar precisamente aquilo que contraria fatos conhecidos. E então, para estar afiançado, a razão deve estar acondicionada em sua atividade por um santo Amor e iluminada pelo Espírito Santo (Strong). A semelhante razão a Escritura não apresenta nada contraditório sobre a separação a proibição da mulher sobre a ordenação feminina ao ministério eclesiástico, conquanto ela faz conhecido muito, além do poder desajudado do homem para descobrir ou compreender completamente. Quando Paulo disse: Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus (2 Timóteo 3:16), ele empregou a palavra grega "theopneustos" com a ideia de divina inspiração. A palavra grega compõe-se de "theos", significa Deus, e "pneu", significando respirar. A palavra composta é um adjetivo significando literalmente "inspirado de Deus". Desde que é o fôlego vinda do sopro do criador no homem e este está na mulher, é o mesmo que que produz a fala, esta palavra sopro nas narinas ao criar o primeiro homem imagem e semelhança, tirou de Adão a sua ajudadora Eva, o apóstolo Paulo não confirma que a Bíblia condene ou proibida a mulher de pastorear como autoridade ministerial, proveu um costume muito hábil e impressivo de dizer que a Escritura é a palavra de Deus.
Apesar disso, foi só em casos específicos que as palavras a serem escritas constituíram oralmente especificadas pelos escritores da Bíblia. Em muitos casos as mentes dos escritores tornaram-se o laboratório em que Deus converteu Seu fôlego, como se fosse, em linguagem humana. Isto não se fez por um processo mecânico: não se suspenderam a personalidade e o temperamento dos escritores, manifestos ambos nos escritos; diante de várias religiões comparadas neste estudo. Daí lemos em Gaussen: "Ao mantermos que toda a escritura vem de Deus, longe estamos de pensar que nela o homem nada é... Na Escritura todas as palavras são do homem, como lá, também, todas as palavras são de Deus. Num certo sentido, a Epístola aos Romanos é totalmente uma carta de Paulo e, num sentido ainda mais elevado, é totalmente uma carta de Deus". A Informação é um combustível para preencher e mudarmos seja o mundo, seja o curso das ações e introduzir a imagem promotora e mobilizadora da missão evangelizadora, para mobilizar, necessário se faz, antes, informar-se e formar. Hoje temos muitos meios de se comunicar, mostrou-se que a obra de Cristo avançou nos últimos duzentos anos como nunca visto nos dois milênios de Jesus. As informações que temos como internet, a Bíblia nas plataformas de áudios instruindo os analfabetos, o rádio, a TV, o evangelho já chegou a todo o mundo, agora são as pessoas e os locais de mais difícil acesso, e são muitos o que resta ainda para igreja moderna ainda seguindo essa metodologia moderna, são preciosos os conhecimentos para esclarecer tais realidades e urgências é a obrigação de matérias e doutrinas e o conhecer de Deus.
“Qual deve ser a nossa atitude em relação ao Espírito Santo, e como devemos venerá-lo? A devoção para com o Espírito Santo tem que ser dupla: uma parte é negativa, devemos desonrá-lo; a outra é positiva, devemos honrá-lo. “A primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, (I.5,19) resume em duas palavras, diz: “Não extingais o Espírito Santo” e aos Efésios, (4,30) “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual foste selados para o dia da redenção".
Não apagar o Espírito Santo em nós pelo pecado mortal; não extinguir os efeitos de sua (morada de Deus dentro de nós) em nós, de sua ação sobre nós, pelo desprezo, descaso, negligenciam para corresponder às suas inspirações e os dons em nós. A fé que é gerada pela habitar do Espirito Santo em cada um de nós, pode gerar no homem e na mulher a entrar em comunhão com Deus. Uma habitação celestial veremos em 2 Co 5.1; os seus dez primeiros versículos no capítulo 5 onde o apóstolo Paulo discute sobre o vaso de barro (4.7), a ressurreição de Cristo (4.13-15) e o invisível como também o visível (4.18)
Não entristecer o Divino Espírito, entregando-nos a pecados voluntários, ainda que leves em si. Como havermos de honrá-lo. Antes de tudo fiquemos com o que já fazemos, porém, aproveitemo-lo melhor com o fim de aumentar e aperfeiçoar esta devoção, assim tem a glória do Culto em Cristo e da oração. Basta convencermo-nos do alto valor e da necessidade para nossa vida espiritual de termos grande devoção ao Espírito Santo, para encontrarmos em nosso amor meio e modos de venerá-lo como Ele o merece.
“É nosso dever amar a Jesus o motivo por que o Pai Eterno nos ama,” Pai vos ama porque vós me amastes”. (Jo.16.27). Não há coisa mais sublime para quem tem fé, ter a certeza de Deus, o Onipotente, lhe querer bem e o julga digno de seu amor, Se o amor para Cristo Jesus é a causa do amor do Pai para conosco, é a norma e medida do grau desse amor, amém. Nosso interesse exige e reclama da nossa parte um esforço máximo e continuo para amarmos a Cristo, procurando conhecer os meios e caminhos que devemos escolher para honrar e glorificar, a existência e florescimento por meio da oração, a graça de amar a Jesus. Para amarmos, precisamos conhecer, “Nada se pode amar sem conhecer, e quanto melhor conhecemos a Cristo com todas as veras do nosso coração, devemos tratar de conhecê-lo cada vez mais e melhor”. O primeiro Evangelho é o de luta, de trabalho, de sofrimentos e de obediência à vontade de Deus. A vitória recompensa de nossas virtudes, o combate continua contra o demônio e a nossa natureza decaída e o descanso sem fim.
“Na Bíblia estes dois evangelhos representam os dois estados a que somos chamados e entre os quais teremos de repartir a nossa existência, um estado na vida presente onde somos assaltados por múltiplos desejos, que não podemos satisfazer, porque não é permitida a lei divina, estamos cercados de mil perigos, que pela graça de Deus havemos de vencer.” Igrejas são obrigadas, e precisam observar quando as pessoas se sentem apoiadas e orientam a sua vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo, atestados pelo Espírito Santo e amor a Deus, para, desta maneira, se organizarem para a sua volta e para a vida eterna. Ir ter com todas as pessoas para lhes como pregou o Cristo no Ide ensinar o Evangelho de Jesus Cristo e batizá-las com água e o Espírito Santo. Exercitar assistência pastoral e criar uma comunhão fraterna na qual cada um deverá olhar para as obras de Deus em sua vida, tendo as doutrinas da Bíblia como Palavra de Jesus O Filho de Deus vivo.
Agradeço ao meu professor na avaliação dessa dissertativa humilde, más feita com grande amor ao evangelho de nosso Redentor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.
Obrigado Fainte suporte do aluno. Valdeci Fidelis
Doutorando em Teologia.
(Esta foi minha fala ao vivo pela internet, com duração da minha explanação disertativa na banca examinadora, on-line tempo 59 mininutos 38 segundos, alem da Tese publicada em monografia de 216 páginas no Google play.com, Doutrinas Biblicas - E-book). Também no Spotify.com/valdeci fidelis