quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

LIVRO DE JUÍZES 19:21 A CONCUBINA DO LEVITA

 LIVRO DE JUÍZES 19:21 A CONCUBINA DO LEVITA


O livro de Juízes traz como referência para quem ler apenas Jz 19:21, a narrativa da concubina que foi abusada até a morte pelos Jebuseus, descreve somente o fato em si, quer dizer, faz parte do contexto da guerra entre as tribos de Israel e a tribo de Benjaminita.

O povo de Israel, em sua luta por justiça diante da terrivel violência ocorrida em Gibeá, sentiu a necessidade de punir, claro que na visão deles aqueles povo de Gibeá se sentiram também envergonhados pela atrocidade com aquela concubina, e se reuniram para convocação á todos para gerrear.

A batalha resultou em grande número de mortes, refletiu assim
a gravidade da situação, no momento foi a busca pela tomada e aplicação da lei, que naqueles tempos imperava o poder físico em guerrear em nome do Senhor Jeová, e assim o fizeram convacaram as ações especificamente tomada pelo povo, que podem ser uma interpretação à luz do contexto, assim melhor entender é o contexto histórico e cultural naquela época. Na Biblia, há muitos relatos, debates éticos e teológicos que surgem ao consciderar tais relatos como biblicos.

A firmar que na história não havia rei em Israel, é uma frase: "Naqueles dias, não havia rei em Israel; porque cada um fazia o que achava reto e correto ao seu bel prazer de defesa", ao decorrermos do Livro de juízes por exemplo em: (juízes 17:6; 19:1;  21:25).

Esta afirmação sugere uma época de instabilidade política e moral em Israel, lugar que não havia se quer uma liderança  centalizada sob o comando de um rei soberano na terra, eles buscavam no Deus e entendiam conforme suas éticas e moral.

Em virtude de tudo isso, o povo de Israel era por juízes ou lideres locais que  emergiam em momentos de crise, como fosse um gabinete para esses assuntos, e essa ausência de uma autoridade central pode ter muito contribuído para a falta de ordem e justiça, conforme indicado na segunda frase: "cada um fazia o que achava mais reto".

 No cpitulo 20:16, ao convocarem a batalha de espadas e xistiam eximios atiradores de funda, com habilidade excepcional dos fundiculários que eram 700 homens diz: (homens destros na funda). Eles eram capazes de atirar pedras com grande precisão, a chegar ao ponto de não errarem nem um fio de cabelo" lembrar que Davi matou Golias com uma pedra e uma funda?.

Essa habilidade eles eram capaz de atirar e destacava a destreza e a precisão dos Benjaminitas no campo de batalha. Más o contexto na verdade é a guerra entre as tribos de Israel e a tribo de Benjamim, que aconteceu devido ao incidente da concubina do levita em Gibeá.


CONCLUSÇÃO DO CONTEXTO

O porque da ocorrência no livro de juízes, a trágica história da concubina do levita, no contexto a mulher é violentamente abusada e mortas pelos  habitantes de Gibeá. O levita ao encontrar o corpo, decide cortá-lo em pedaços e enviar as tribos de Israel, provocando uma reação enégica, também descreve a assembleia de Israel para lidar com a situação, resultando em situação o resultado foi uma guerra contra a tribo dos Benjaminitas (Benjamim) que defendeu os culpados de Gibeá. O episódio destaca a violência e a justiça buscada pelo povo de Isarael diante de uma terrivel injustiça.

Deus seja louvado. Ler é viver 

sábado, 30 de dezembro de 2023

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

https://paiquere.wordpress.com/2022/08/21/teologia-da-o-que-pensar-sobre/



   

Admiramos e respeitamos muito todas as instituições teológicas do Brasil. Mas a Igreja de Jesus Cristo, num âmbito geral, estar cansada de ver os seus obreiros e membros estudar e estudar, e as coisas permanecerem iguais. Nada muda! O nível intelectual dos formados continua o mesmo. Isto acontece, por pelo menos, dois fatores, a saber:
1) muitos responsáveis pelas escolas teológicas, ainda não terem pensado, sobre o assunto; e 2) há instituições que só se preocupam com as mensalidades dos alunos. Eles pagando é o que basta.

   E o prejuízo é incalculável. Primeiro, porque a Igreja é obrigada a continuar sendo servida por pessoas desqualificadas (Com isto não estou dizendo que todos os obreiros não tem qualidade, mas tão somente, um grande número deles); segundo, o formando perde o seu precioso tempo, só forma no papel; terceiro, o seu suado dinheiro é investido em vão, é como se tivesse comprado o diploma; e quarto, as almas que precisam tanto de soldados especializados, para ganhá-las, para Cristo, dificilmente, os encontram. Mas para bater de frente, isto é, ir de encontro com esse terrível problema, nós nos levantamos para fazer a diferença.

  Com mais de uma década trabalhando e analisando o assunto, conseguimos elaborar um Poderoso Seminário Especializado. Onde que os nossos formandos, com certeza, serão habilitados em uma matéria, neste caso, na Oratória Geral, a Arte da Comunicabilidade e da Conquista Social. Este Áureo Seminário é composto por 22 Matérias, divididas em 13 Aulas, e antes de o seminarista estudar, cada uma delas, é aplicada, primeiramente, uma parte de Psicologia, a Matéria da especialização. Onde que o seminarista será especializado na Psicologia das Funções Eclesiásticas. Portanto, esta especialização é inquestionável!!

A luta da igreja contra Satanás

Publicado: 5 de março de 2022 em Gospel

   Joel Beeke A luta da igreja contra Satanás não terminou com a escrita do livro de Apocalipse. Satanás continua operando dentro da igreja, como também fora dela. Ele semeou sementes de corrupção, heresia, contenda e cismas na igreja visível. Ele instigou ondas de perseguição contra a igreja visível através dos séculos. Satanás presidiu sobre o surgimento do prelado, quando o clero buscou aumentar seu domínio e poder com bispos, arcebispos, patriarcas e papas. Fomentou o crescimento da superstição quanto aos sacramentos, incluindo regeneração batismal, transubstanciação e a substituição da Ceia do Senhor pela Missa. Ele estimulou a introdução de práticas pagãs ao culto cristão, tais como o uso de vestimentas dos sacerdotes romanos pagãos e a adoração de quadros, crucifixos, estátuas e relíquias dos santos. Existem muitas coisas enigmáticas nessa história de acordo com as Escrituras de Ezequiel 37 a 42 para nós seres mortais comuns pensar.

  Mesmo porque muitos sinais já apareceram que não tem como não ter lido até nas redes sociais. O povo deixam de lerem a Bíblia, e ficam ouvindo pregadores da mídia televisiva, pastores dos três seguimentos cristão: evangélico, pentecostais e protestantes, fazendo previsões, mesmo sem ler a sua Bíblia, eles querem colocar o livro das revelações como bodes expiatório, deixando muitos incultos com os nervos a flor da pele. Ainda não será o fim, ainda tem muitas revelações e sinais de Deus para os povos sentirem e o povo de Deus se arrependerem e aguardando as nações chegarem para invadirem e guerrear com Israel. São as intenções do anticristo na representação de Gogue e Magogue. Maranata

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

A VIDA JUSTA DO JUSTO


 UMA PESSOA DE JUSTIÇA E A VIDA JUSTA DO JUSTO

 o Sofismo Filosófico


 Nós temos muito o que falar dos tópicos de interesses universal, de uma maneira clara que todos possam entender, eu quero falar sobre a filosofia na história universal, como foi relacionamento do filósofo para com o povo há 300 anos antes de Cristo, e do Mestre Jesus há 2000 anos d.C. para com os seus discípulos. Assim mesmo não tinha chegado o nascimento do Messias, já havia uma base no exemplo de Sócrates e Platão.

Não quero pensar aqui exagerar em dizer que a corrente da civilização principalmente européia, em grande escala, teve início com essas celebridades dois homens de justiça que se apoiaram mutuamente a relação de mestre e discípulo, até hoje Sócrates é conhecido como o professor da humanidade! Com todos os conhecimentos que tenhamos, ainda existem pessoas que nos desdenham, deixando-nos descriminados entre uma sociedade deletéria e egoísta que vivemos hoje, se você se destaca pode ser perseguido por ciúme dos incapazes, querendo usufruir dos bens alheio sobre ameaças destruidoras.

Motivo como o que aconteceu com Sócrates tornou ele um motivo de chacotas e alvejado de tudo e todas as espécies de perseguições, mas no fim de tudo isso, ele foi sentenciado à morte, por quem foi Sócrates sentenciado? O Estado, com seus 70 anos de idade e Platão com idade de 28 anos. Sócrates amou e devotou-se a Atenas sua terra natal, Platão elogiava e dizia: Sócrates é o homem mais justo de Atenas, naquela época era uma cidade que muito floresceu como um centro da civilização clássica grega, uma civilização dita como capital da razão e da democracia. 

Jacques Louis David (google)
Jesus Cristo sofreu grandes perseguições e venceu todas elas, como verdadeiro rei dos judeus, as contínuas tomadas de perseguições ao tempo de sua vida aqui na terra, o evangelho de Jesus Cristo está repleto de exemplos aproximadamente, observar os dias de hoje, vemos base como lição e poderá ser aplicada atualmente; tudo isso há mais de 2400 anos passados, ano 399 a.C., que foram trazidas acusações contra Sócrates.

O relator de Sócrates chamado Meletus ligado ao sofismo e à políticos, este povo se diziam filisteus e fingiam-se eruditos, queriam ser da absorção, o estado de espirito elevados e serem hábeis em retórica e debates, se envolviam-se em qualquer questão, como eles fossem superiores a tomar as decisões e ninguém mais, a não eles os sofistas filisteus, chamavam atenção para que todos admirassem suas palavras objetivamente. Assim eles atraíram a juventude de Atenas, um movimento sem escrúpulos liderado pelos sofistas: afirmava sem escrúpulos que: "O superior era inferior e o negro, era branco".

Os sofistas não tem conhecimento do "Eu", eram convencidos que sabiam tudo, epitomizaram o cúmulo da ignorância apenas para contrariar o mestre da sabedoria e amante da humanidade Sócrates, um exemplo da incapacidade de avaliar e seguir o exemplo: ao surgir uma excelente pessoa, ao invés de respeitá-la, as pessoas, movidas pela inveja, difamam-na e procuram rebaixa-la. O ostracismo é um exemplo de como isto era feito. Originalmente concebido para prevenir o surgimento, o surgimento de tiranos, através de votação secreta, o ostracismo permitia que pessoas consideradas perigosas fossem banidas da cidade - Estado por um período de 10 anos.

É um exemplo de como era, pois qualquer um que se destacasse em popularidade, em riqueza ou poder, poderia, por uma razão qual fosse, ser suspeito de possuir objetivos tirânicos. Este era um meio injustamente de difamar e enganar os outros. Nos escritos biográficos do grande historiador Plutarco que era grego, a política da prática do ostracismo, ele comenta: "O ostracismo foi instruído não tanto para punir os ofensores, mas para mitigar e pacificar a violência dos invejosos, que se alegravam em humilhar homens eminentes que, atribuindo-lhes essas desgraças, os invejosos poderiam desafogar parte do seu rancor."

Em nossa vida poderemos encontrar com pessoas e movimentos semelhantes, plausivadores, dissimuladores, como pretexto, querem protegerem a democracia de seu país, ora Plutarco foi na Bíblia sacerdote no templo de Delfos, um sacerdote, foi também um magistrado e representou sua pátria em várias missões em países estrangeiro. Sua vida: nasceu no ano 45 e morreu no 120, outras informações de Plutarco: era Cônico grego de Atenas, 450 a.C. e faleceu em 386, ele era mais moralista do que filósofo e historiador, da cidade de Queroneia - Grécia, da era cristã, foi um helenista, conheceu Corinto, Espanha, Grécia e Esparta, ocupou vários cargos. ...

O escritor e teatrólogo ateniense Aristófanes, produziu uma peça de teatro que levou a ruina a vida de Sócrates, esta comédia "As Nuvens" tinha como o imaginário central o filósofo 300 anos antes de Cristo. O escritor ateniense expôs a vida do grande filósofo da época ao ridículo pois retratado como um infiel, que não se assemelhava em nada com o Sócrates real. O teatrólogo chamado por nome Aristófanes, coloca Sócrates como o líder dos sofistas, uma ideologia que recrutava e enganavam a juventude, a tal imagem é pura fantasia que não tem a menor sustentação na realidade. Este drama escrito, proposital como difamatório, no entanto, foi então recebido com júbilo pelas massas na sua plenitude de azar e o poder daquelas imagens foi amedrontadora. 

Distorcida estava a imagem de Sócrates como difamatória, na comédia grega a figura de Sócrates era representado no palco penetrou profundamente e permaneceu por muito tempo, nos corações e nas mentes do povo atenienses. Passados 24 anos desde o surgimento da peça, o filósofo Sócrates foi indiciado. Foram impetradas acusações que se referia a ele, exatamente as mesmas que foram com as quais era acusado na peça "As Nuvens" lembrar que ele foi acusado de "corromper a juventude da cidade e rejeitar os deuses de Atenas". Até aqui nós podemos ver com clareza a grande influência que aquela peça teve sobre a opinião das pessoas.

Por que compeliu os atenienses formarem grupos de pessoas e atacarem Sócrates? Por causa de uma falsa imagem feita por alguém sem o conhecimento da verdade por interesses distorcidos e caluniou o povo contra o grande mestre da filosofia. A falsa imagem que Aristófanes o teatrólogo, não era a única razão de tudo isso, parece mais provável que a verdadeira causa residia no reconhecimento por parte das pessoas - talvez inconscientemente de sua grandiosidade.

Acrescentar que as chamas de inveja queimaram a sua imagem um respeitado ser humano e um homem de sabedoria e conhecimentos notáveis entre os gregos. As pessoas invejosas são menos empenhadas na busca da virtude, vive pensar que poderão melhorar, a si mesmas difamando os outros, "Nas Leis", (Platão).

Comentam que o Paternom, como teria sido naquela época quem ver hoje obras acabadas nesta Acrópole, Sócrates e Platão, devem terem admirados  a visão do Paternom, mas se nós voltarmos os nossos pensamentos para as obras erigidas ao nosso Deus pelo homens profetas, é difícil de imaginar a grandeza que nos leva ao eterno amanhã, mas se examinarmos  cuidadosamente as lutas  depois de Jesus Cristo, qualquer grupo ou país, nós descobriremos que causa primária de sua propriedade e declínio residem nas próprias pessoas porque moram em seus corações e mentes.

O porquê de tudo isso com Sócrates, pode acontecer entre nós com pessoas com profunda inveja e ciúmes, o povo levou gradualmente 24 anos, depois a cidade-Estado de Atenas à degeneração e o declínio. Este golpe, foi decisivo, foi desfechado quando Atenas foi derrotada pelos os Espartas na guerra do Peloponeso. Cito como referência máxima encontra-se escrita pelo historiador Tucídides, na obra intitulada "História da Guerra do Peloponeso" ele o autor declara sobre os atenienses "Eles preferiam se ocupar com intrigas particulares cujo objetivo era a liderança sobre a plebe, razão que eles escolheram não somente paralisarão as operações dos campos de batalhas e discórdias cívil que recaiu aos seus próprios domínios.

Em 404 a.C. Atenas rendeu-se, quão imperativo nós que estamos dedicados ao evangelismo no global, realização do supremos santuário é o objetivo amar a Deus, devemos encorajar uns aos outros, como também o apoio que, nós nunca devemos esquecer que o presente desenvolvimento da igreja pode ser atingido precisamente porque nós viemos a demonstrar sempre o valor, o calor e amplidão de nossa mente, porque se nós pararmos de orar uns pelos outros e desejar o sucesso dos nossos irmãos e companheiros e encorajará-los invejosamente como rivais, o nosso comportamento não mais estará a ser, isto é a base como profissão de fé, e fé em Cristo Jesus nosso Salvador. 

 

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO Parte II

 AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO Parte II

Valdeci Fidelis
 

 Seu amigo Valdeci Fidelis (Graça e Paz para você, sua família, seus amigos e todos nós!)

 

  Poderíamos admitir que a vida seja uma emanação sublime da divindade do amor maior. Enquanto isso, o amor seria a sintonia afetiva plena com a essência sagrada da criação. Sem dúvida, nesta fase de transição crítica acelerada da alma do ser neste planeta, o amor e a consciência da verdade estão mais do que nunca em questão dentro de nós, desafiano os limites que traçamos para a expressão apenas moderada do bem comum através de nós.

  Realmente, estamos a  viver uma crise de civilização sem precedentes, que atinge a interioridade no âmago do ser individual e do ser coletivo aqui ancorados. Diante deste estado síria uma amostra dos princípios naturais e sobrenatural.

  Natureza mãe age e reage terapeuticamente através da soberania de suas leis, para atingir em cheio a maestria intrínseca e o arcabouço externo de nosso ser de amor; com reflexo direto, até mesmo, no próprio corpo do planeta.

  Estamos famintos e sedentos da presença majestosa do sentido de uma proteção verdadeira e sem falha de vida, pois a insegurança vital e essencial que nos atinge por completo.

  Enquanto isso, os representantes do poder institucional constituído se ocultam por trás de suas frágeis fortalezas defensivas, que começam a ser abaladas pelo próprio encaminhamento natural dos fatos e das verdades. 

 Esta situação acaba, de forma progressiva, a se transformar num confronto mortal entre tudo o que já está intrinsecamente ultrapassado e o sentido libertário do novo que se instala sem cerimônia no âmago de cada um de nós e na comunidade como um todo.

  Um combate frontal e decisivo se inicia entre a realeza do ser de amor que nos representa dentro de nós e a magnitude enganosa das ideologias que sustentam a pecaminosa posse de tudo o que a ferrugem corrói e as traças consomem.

 Portanto, uma dramática batalha campal já se processa, tanto no âmago individual como coletivo, entre a universalidade do sagrado que nos redime perante nossa consciência íntima e o particularismo antipedagógico das ideologias responsáveis pela morte aparente do amor verdadeiro entre todos nós. Um salto intrínseco de qualidade começa a se processar em todos os quadrantes do planeta. Uma grande revolução em espírito e verdade já está se processando tanto dentro como fora de nós.

 Temos necessidade urgente de novos homens e de novas mulheres, com os quais possamos realizar uma parceria libertária de vida. Um novo homem e uma nova mulher dependem unicamente da qualidade intrínseca do espírito que somos nós. Este estado aparentemente caótico de coisas não representa desintegração apocalíptica do pequenino mundo terreno, mas o fim inapelável de tudo aquilo que este sistema socioeconômico e político-cultural mercantilista possui de antipedagógico e injusto, de corrupto e corruptor, de perverso e aterrador.

  Viver num planeta em que os choques pedagógicos de polaridades são a tônica dominante em virtude da presença insolente do instinto e do Ego, estamos notarmos que as contradições e  abalos se intensificam de forma natural e avassaladora, para que  se realize, quer queiramos ou não, a substituição dos paradigmas profanos ultrapassados por um modelo de sociedade totalmente norteado pela mais paradigmática das verdades básicas: "amar a essência sagrada do Outro tanto quanto se ama a si mesmo, privilegia o trabalho profícuo a favor de todos; e a superação, através  da sabedoria verdadeira, a ascendência massacrante que o instinto e o ego ainda exercem sobre todos nós". 

  Vamos conhecer e ter o privilégio magistral de viver, a partir de agora, uma época revolucionária da distopia da história humana, que vai determinar que o Outro seja reconhecido, por fim, como nosso irmão essencial.

 O desprendimento de alma, a coragem lúcida, a solidariedade em todos os níveis, a sintonia com a essência sagrada da vida e a consciência absoluta do sentido intrínseco da morte serão fatores determinantes para nos levar sabiamente ao interior de nós mesmos, liberar-nos da dependência massacrante em relação ao "antropocentrismo promíscuo e obsceno" que determina nossa vivência terrena. Da mesma forma que cada um de nós é único, singular e insubstituível no universo infinito da criação, o planeta Terra, enquanto durar, também o é e será.

  Entretanto, este planeta não passa, como sabemos, apenas de um pequenino e mágico grão de areia na infinitude divina da criação, e a maioria de nós, supostamente amparados pelo dogmatismo teológico das religiões terrenas  pela atitude se si mesmo e sua contrapartida representada pelo racionalismo biomecanicista da ciência oficial, tendemos a considerar nossa vivência terrena apenas do ponto de vista antropocêntrico; isto é, tendemos a considerar, afetiva e ideologicamente, tanto o planeta Terra como nossas aquisições particularizadas de vida como se representassem o centro do universo infinito da criação. 

   Ao não exercermos a humildade verdadeira e a compaixão sem meias medidas, com medo de perder tudo o que jamais nos faz pensar que nos pertenceu e não nos pertence, perdemos o que chamamos oportunidade preciosa de ampliar nossa receptividade sensível além dos parâmetros comuns que regem a rotina de vida na comunidade, com o seu poder, portanto, era uma chance a oportunidade de desvendar, pela luz do conhecimento revelador, o mistério aparente da vida e da morte.

  Assim não há um mistério, se o amor e o conhecimento se encontram bloqueados pelo espírito de sistema, que criamos para manter de forma antipedagógica a falsa segurança de todos nós, com prejuízo fragrante de nossa relação com a plenitude mágica da vida e a essência sagrada outro.

  Então, chega a hora exata, já chegou para todos nós, em que a lei sobrenatural que já chegou a evolução de nosso ser de amor nos coloca frente a frente com a análise de nossa consciência íntima, com a realidade inefável da vida e com o fantasma da morte ilusória de nossa própria essência. 

  Assim é o agir, para o bem de todos nós, o dinamismo de expressão, mostrar todos os atos dos fatos e das verdades, então vai passar pedagogicamente por cima de nossas falsas aquisições de vida, que sempre nos afastaram, através do jogo falaz das aparências e dos rótulos pecaminosamente sedutores, da realeza sagrada do conhecimento verdadeiro e do amor universal.

  Mas quando nós entramos para um caminho que nos leva ao conhecimento íntimos de si mesmo, negando-se a ti mesmo, nos revela que só podemos nutrir um relacionamento com O Pai trinitário por intermédio da pessoa do Espirito Santo, por que Ele providenciou a nossa salvação e não pelo homem comum.

  O Filho se tornou verbo, realidade e o Espírito Santo é que aplica ao ser humano e nós buscamos, o Espirito Santo é uma pessoa trinitária e isso implica em certos benefícios e responsabilidade para o ser cristão. O beneficio maior é a possibilidade de um relacionamento real com Ele, no sentido que os discípulos ao se referir a alguém que dirá palavras de consolação, mas alguém que irá consolar, porque era assim do mesmo sentido em que eles se relacionavam com Jesus em sua vida terrena.

  O Espírito como Consolador, não está se referir a alguém que dirá que apenas diga palavra, mas é aquele que consolará alguém, esperar o despido do egoísmo deletério, isso quer dizer aqueles que agem no sentido danoso e destrutivos com base no egocentrismo de si mesma.

  Diz primeiro que o egoísmo, colocar o próprio interesse sobre o interesse dos outros é um vício, uma imoralidade abominável, você busca satisfazer a sua vontade, quanto alguns chamam de avarento ou avareza, você busca seu auto interesse em primeiro lugar, que você sinta culta e deixe cuidar de si, ao voltar a cuidar dos outros sem preparar a si mesmo para se apresentar como um obreiro  capacitado. Se tornar um abnegado por uma causa que não seja apenas a sua luta para o Senhor Jesus Cristo. Amém 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO

   AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO

 

 Seu amigo V. Fidelis (boa sorte para você, sua família, seus amigos e todos nós!)

 

Poderíamos admitir que a vida seja uma emanação sublime da divindade do amor maior. Enquanto isso, o amor seria a sintonia afetiva plena com a essência sagrada da criação. Sem dúvida, nesta fase de transição crítica acelerada da alma do ser neste planeta, o amor e a consciência da verdade estão mais do que nunca em questão dentro de nós, desafiando os limites que traçamos para a expressão apenas moderada do bem comum através de nós.

Realmente, estamos vivendo uma crise de civilização sem precedentes, que atinge a interioridade profunda do ser individual e do ser coletivo aqui ancorados. Diante deste estado síria uma amostra dos princípios naturais e sobrenatural.

Natureza mãe age e reage terapeuticamente através da soberania de suas leis, atingindo em cheio da maestria intrínseca e o arcabouço externo de nosso ser de amor; com reflexo direto, até mesmo, no próprio corpo do planeta.

Estamos famintos e sedentos da presença majestosa do sentido de uma proteção verdadeira e sem falha de vida, pois a insegurança vital e essencial que nos atinge por completo.

Enquanto isso, os representantes do poder institucional constituído se ocultam por trás de suas frágeis fortalezas defensivas, que começam a ser abaladas pelo próprio encaminhamento natural dos fatos e das verdades. 

Esta situação acaba, de forma progressiva, se transformando num confronto mortal entre tudo o que já está intrinsecamente ultrapassado e o sentido libertário do novo que se instala sem cerimônia no âmago de cada um de nós e na comunidade como um todo.

Um combate frontal e decisivo se inicia entre a realeza do ser de amor que nos representa dentro de nós e a magnitude enganosa das ideologias que sustentam a pecaminosa posse de tudo o que a ferrugem corrói e as traças consomem.

Portanto, uma dramática batalha campal já se processa, tanto no âmago individual como coletivo, entre a universalidade do sagrado que nos redime perante nossa consciência íntima e o particularismo antipedagógico das ideologias responsáveis pela morte aparente do amor verdadeiro entre todos nós. Um salto intrínseco de qualidade começa a se processar em todos os quadrantes do planeta. Uma grande revolução em espírito e verdade já está se processando tanto dentro como fora de nós.

Temos necessidade urgente de novos homens e de novas mulheres, com os quais possamos realizar uma parceria libertária de vida. Um novo homem e uma nova mulher dependem unicamente da qualidade intrínseca do espírito que somos nós. Este estado aparentemente caótico de coisas não representa desintegração apocalíptica do pequenino mundo terreno, mas o fim inapelável de tudo aquilo que este sistema socioeconômico e político-cultural mercantilista possui de antipedagógico e injusto, de corrupto e corruptor, de perverso e aterrador.

Vivendo num planeta onde os choques pedagógicos de polaridades são a tônica dominante em virtude da presença insolente do instinto e do Ego, estamos notando que as contradições e  abalos se intensificam de forma natural e avassaladora, para que  se realize, quer queiramos ou não, a substituição dos paradigmas profanos ultrapassados por um modelo de sociedade totalmente norteado pela mais paradigmática das verdades básicas: "amar a essência sagrada do Outro tanto quanto se ama a si mesmo, privilegiando o trabalho profícuo a favor de todos; e superando, através  da sabedoria verdadeira, a ascendência massacrante que o instinto e o Ego ainda exercem sobre todos nós". 

Vamos conhecer e ter o privilégio magistral de viver,
a partir de agora, uma época revolucionária da distopia da história humana, que vai determinar que o Outro seja reconhecido, por fim, como nosso irmão essencial.

O desprendimento de alma, a coragem lúcida, a solidariedade em todos os níveis, a sintonia com a essência sagrada da vida e a consciência absoluta do sentido intrínseco da morte serão fatores determinantes para nos levar sabiamente ao fundo de nós mesmos, liberando-nos da dependência massacrante em relação ao "antropocentrismo promíscuo e obsceno" que determina nossa vivência terrena. Da mesma forma que cada um de nós é único, singular e insubstituível no universo infinito da criação, o planeta Terra, enquanto durar, também o é e será.

Entretanto, este planeta não passa, como sabemos, apenas de um pequenino e mágico grão de areia na infinitude divina da criação, e a maioria de nós, supostamente amparados pelo dogmatismo teológico das religiões terrenas e pela sua contrapartida representada pelo racionalismo biomecanicista da ciência oficial, tendemos a considerar nossa vivência terrena apenas do ponto de vista antropocêntrico; isto é, tendemos a considerar, afetiva e ideologicamente, tanto o planeta Terra como nossas aquisições particularizadas de vida como se representassem o centro do universo infinito da criação. 

 Ao não exercermos a humildade verdadeira e a compaixão sem meias medidas, com medo de perder tudo o que jamais nos pertenceu e não nos pertence, perdemos a oportunidade preciosa de ampliar nossa receptividade sensível além dos parâmetros comuns que regem a rotina de vida na comunidade, perdendo, portanto, a oportunidade de desvendar, pela luz do conhecimento revelador, o mistério aparente da vida e da morte.

Só há mistério onde o amor e o conhecimento se encontram bloqueados pelo espírito de sistema, que criamos para manter de forma antipedagógica a falsa segurança de todos nós, com prejuízo fragrante de nossa relação com a plenitude mágica da vida e a essência sagrada Outro. Então, chega a hora exata, já chegou para todos nós, em que a lei natural que já chegou a evolução de nosso ser de amor nos coloca frente a frente com o resplendor de nossa consciência íntima, com a realidade inefável da vida e com o fantasma da morte ilusória de nossa própria essência. 

Assim sendo, para o bem de todos nós, o dinamismo de expressão dos fatos e das verdades vai passar pedagogicamente por cima de nossas falsas aquisições de vida, que sempre nos afastaram, através do jogo falaz das aparências e dos rótulos pecaminosamente sedutores, da realeza sagrada do conhecimento verdadeiro e do amor universal.

sábado, 14 de outubro de 2023

CULTO IPB MARÉ MANSA

 36 Vencedor: Provérbios 31:30-20 nvi. Quatro dicas para construir uma visão positiva da voda: Escolha nutrir pensamentos de fé! Escolha falar a linguagem da fé! Escolha cercar-se de pessoas da fé! Escolha agir como pessoa de fé! 1 Co. 15:33 02-Escolha ser uma pessoa de iniciativa Provérbios 24: Efésios 5:16 Agir é se reconhecer como autora da sua história e não permitir que ninguém mais assuma esse papel a não ser Deus. Pessoas com iniciativas preferem a Ação ao invés da procrastinação. Pessoas com iniciativas não espera ser motivadas por pessoas ou situação externas! Pessoas com iniciativas são dominadas pelo desejo de gerar soluções ao invés de esperar que alguém as dê!, com a inciativa assumem responsabilidades perante a vida, e já sabem que a ação de hoje gera o futuro que desejamos no amanhã!

37 03- A clareza nos mostra objetivos! Filipenses 3:13-14 Objetivos são sonhos como datas marcadas, servem como alavancas, pois nos ajudam saber onde estamos e para onde queremos ir. Alavancar um objetivo é um processo que envolve atenção, esforço e responsabilidades. Melhoram a qualidade das nossas escolhas, capacitam a definir parcerias, geram a fé que precisamos para tornar realidade o que sonhamos. 04- Trabalhe sua flexibilidade! A flexibilidade aponta para a postura de adaptarse Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Flexibilidade é reconhecer que sua atitude relativa a uma situação, determina se esta virá a ser um fracasso ou exito.

38 05 Ponto não procrastina as sua decisões: Não confundir rapidez nas decisões com agir por impulso, Atos 11:12. Quanto mais claro forem seus objetivos para decisões mais fáceis serão suas decisões, a demora na decisão desperdiça grandes oportunidades. 06- Desenvolva sua cortesia. O que é cortesia? É o habito de respeitar os sentimentos dos outros em todas as circunstancias! É controlar o egoismo em todas as suas formas, é dar-se ao trabalho de ajudar a parte mais fraca, e fazer a parte mais frágil sentirse respeitada, é agir com bondade. Provérbios 14: Investir em seu tato. Tato é a arte de ganhar um argumento sem ganhar um inimigo. Tato é o hábito de fazer e dizer a coisa certa no momento certo. 08 Cuide do seu tom de sua vós, combine seu modo de falar com o ambiente que voce deseja ter. Proverbios15:1

39 09 ponto: Faça uso adequado das palavras, Ef.4:29. Um sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa. (Platão) Três, critérios para o uso das palavras: Pese, o conteúdo da palavras a dizer! Elogie as pessoas com suas palavras, combine suas palavras com o alvo em mente. A nossa expressão é importante. 10 Trabalhe a expressão facial sorria. Trabalhar a expressão facial é aprender a sorrir com os olhos, sorrir está intimamente ligado com o tom da vóz, as vezes a mesma palavra ofende pela expressão do tom, ao aprender a sorrir, trabalhe o senso de humor, desenvolva o senso de humor para não parecer zombaria, descubra voce mesma a diferença entre ser humor engraçado e ter senso de humor, procure ver o lado engraçado da vida. 11 Senso de justiça Provérbios 11:5-6 e 19. Trabalhar o senso de justiça desenvolve honestidades. são as vantagens do senso de justiça adequado:

40 O senso estabelece a base de confiança, sem a qual não é possível viver o estilo de vida irresistível a vencedor! O senso de justiça faz desenvolver um caráter sincero e reto que se constitui na maior força de atração para o estilo de vida irresistível e vencedor. O senso de justiça reforça nossa alta confiança e melhora o nosso desempenho, atrai amigos verdadeiros e desencoraja nosso inimigos. Abre nossa mente para crer na presença da força de Deus conosco. 12 Trabalhar a sua forma de pensar 1 Corintios 10:5.Você nunca mudará o seu comportamento até que tenha mudado a sua forma de pensar. Deixeme sugerir o que pensar: Pense no amor de Deus por voce. Pense na libertação concedida a voce através de Jesus, pense também no potencial divino dado a voce, em riquezas celestiais, ações que constrói voce. 13-Invista em sua fé, voce precisa saber que: A fé precisa ser aprendida Is.50:4, desenvolvida Tg 1:2-4,

41 Portanto, Jesus nos dá uma solene advertência: cuidado com o tipo de luz que seu olhar joga dentro de você! Se for uma luz má, seu ser inteiro será ruim e vai prejudicar a vida das pessoas ao seu redor. No fim das contas, sua vida será triste, lúgubre e sem graça. Em Cristo achamos o homem mordomo, mas um homem moderno que aborda temas polêmicos sobre o papel individual na sociedade e na igreja, desde a família principalmente a mulher diante das condições humilhantes que reina no nosso tempo sobre a família, que coloca a mulher como submissa em forma de nazismo, homens sem caráteres que embando curram e estupram em coletivo como se fosse animais selvagens ou uma luta de como fosse às mulheres inimigas mortal do homem.

Fonte: Livro Mulher Única,https://docplayer.com.br/174827524-Autor-valdeci-fidelis-mulher

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

UNICEF

 Os conselhos tutelares não devem agir como braços políticos.

Dois terços dos objetivos globais sobre os direitos e o bem-estar das crianças estão atrasados ​​em relação ao prazo de 2030

Um novo relatório publicado por ocasião da Assembleia Geral da ONU mostra que é necessária uma aceleração histórica para alcançar os ODS, algo que só será possível se o mundo priorizar as crianças nos programas nacionais

15 de setembro de 2023. Uma criança é examinada para desnutrição

UNICEF/UN0701251/N'Daou. Disponível em: Inglês. Francês. Espanhol. العربية

NOVA IORQUE, 18 de Setembro de 2023 – A meio caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030, dois terços dos indicadores relacionados com as crianças estão longe de atingir as suas metas, de acordo com um novo relatório da UNICEF divulgado hoje.


Progresso no bem-estar das crianças:

 Centrando os direitos da criança na Agenda 2030 alerta que atualmente apenas 11 países onde vive 6% da população infantil, ou seja, 150 milhões de meninos e meninas, 50% das metas relacionadas à infância foram alcançadas , o mais alto nível de progresso do mundo.

Se o progresso continuar conforme planeado, apenas um total de 60 países – onde vive apenas 25% da população infantil – terão alcançado os seus objectivos até 2030, deixando para trás cerca de 1,9 mil milhões de rapazes e raparigas em 140 países.


“Há sete anos, o mundo comprometeu-se a erradicar a pobreza, a fome e a desigualdade e a garantir que todos – especialmente as crianças – tivessem acesso a serviços básicos de qualidade”, disse Catherine Russell, Diretora Executiva da UNICEF. “Mas a meio da Agenda 2030, estamos a ficar sem tempo para transformar a promessa dos ODS em realidade. As consequências do não cumprimento dos objectivos serão medidas na vida das crianças e na sustentabilidade do nosso planeta. Temos de voltar ao caminho certo, e isso começa por dar prioridade a rapazes e raparigas na aceleração de medidas para alcançar os ODS.”


O relatório – publicado por ocasião da Semana de Alto Nível da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas e da Cimeira dos ODS em Nova Iorque – fornece um retrato do progresso alcançado até à data em indicadores específicos dos ODS* que se referem a crianças, que foram aprovados pelos Estados-Membros das Nações Unidas em 2015 com o objetivo de acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e construir sociedades mais pacíficas e prósperas até 2030.


A análise reúne mais de 20 anos de dados de mais de 190 países, compara a situação atual dos países com os seus objetivos para os próximos sete anos e define obstáculos e oportunidades para acelerar o processo. Os resultados mostram um quadro heterogêneo de progressos e retrocessos em relação aos objetivos globais.


De acordo com o relatório, o desenvolvimento acelerado é possível através de um forte compromisso nacional, de uma formulação de políticas eficazes e de um financiamento adequado. Alguns países de rendimento baixo e médio-baixo são os que avançam mais rapidamente. Por exemplo, com base nos dados disponíveis até 2021, o Camboja, a Índia, Marrocos, o Ruanda e o Uganda, entre outros, alcançaram resultados consistentes em vários ODS relacionados com as crianças, principalmente quando os esforços foram dedicados a áreas que produziram resultados numa série de indicadores. No entanto, mesmo estes países têm um longo caminho a percorrer para atingir os objectivos e devem manter o seu ritmo ou acelerá-lo ainda mais.


O mundo continua a enfrentar os efeitos de múltiplas crises – COVID-19, alterações climáticas, conflitos e crises económicas – que paralisaram ou inverteram anos de progresso. Em particular, a pandemia contribuiu directamente nos últimos anos para um colapso histórico nos serviços de imunização e a pobreza de aprendizagem aumentou um terço nos países de baixo e médio rendimento. Os objectivos relacionados com a protecção contra danos e a promoção da aprendizagem e de uma vida livre de pobreza são os que estão mais distantes dos seus objectivos.


Para alcançar as metas para 2030, os países que estão atualmente atrasados ​​terão de acelerar o progresso para níveis historicamente sem precedentes. As evidências mostram que o investimento nos direitos das crianças impulsiona e preserva os resultados para toda a sociedade, as pessoas e o planeta, sendo as intervenções na primeira infância as que mais contribuem para acabar com a fome, a pobreza, a saúde precária e a desigualdade.


Enquanto os líderes mundiais se preparam para se reunirem esta semana para discutir a situação a meio caminho do ODS, a UNICEF apela aos países para que priorizem os direitos das crianças nas suas agendas e tomem medidas históricas para acelerar o progresso, tomando as seguintes medidas:


Promover o compromisso político a nível nacional. Os governos devem aumentar significativamente e salvaguardar as despesas sociais em áreas como a saúde, a educação e a protecção social.

Estabeleça metas ambiciosas e realistas e tome medidas. Adaptar os objetivos globais aos contextos locais, tendo em conta as capacidades técnicas, políticas, de governação e financeiras necessárias para ajudar a garantir ações viáveis ​​e mudar a tendência para uma maior aceleração dos ODS.

Priorize o conhecimento e as evidências sobre a infância. Promover parcerias fortes e colaboração entre as partes interessadas para facilitar a recolha, partilha e utilização de dados, para determinar as ações concretas necessárias para alcançar as metas dos ODS.

Reforçar o compromisso de construir um planeta habitável para todos os meninos e meninas. Os governos e a comunidade internacional devem aumentar os investimentos para desenvolver e implementar estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Garantir que os sistemas de financiamento funcionem para acelerar o progresso. Explorar opções inovadoras de financiamento nacional e internacional que priorizem resultados, enfatizem a equidade e a eficácia e direcionem o investimento em áreas transversais.

“Muita coisa pode acontecer em sete anos”, acrescentou Russell. “Podemos renovar e reorientar os nossos esforços e tornar o mundo um lugar mais justo e saudável para todos. Mas para fazer isso, os líderes mundiais devem tornar-se defensores das crianças e dar prioridade aos direitos das crianças nas suas agendas políticas e orçamentais nacionais.”


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Notas aos editores:


* Em média, os países monitorizam apenas 24 dos 48 indicadores relacionados com a criança dos 17 ODS. Isto significa que os países normalmente carecem de informações sobre metade das medidas de bem-estar infantil comparáveis ​​internacionalmente.


A UNICEF encomendou um mural na Segunda Avenida, em Nova Iorque, uma área movimentada onde multidões se reúnem para passar pelo posto de controlo da Assembleia Geral. O mural, que representa a roda dos objetivos globais, traz a mensagem “Muita coisa pode acontecer em 7 anos” e inclui um código QR que leva os transeuntes a uma página web da UNICEF explicando que faltam 7 anos para alcançar os ODS. e qual a melhor forma de alcançá-lo.


Contatos de imprensa

Sara Alhattab

UNICEF Nova Iorque

Telefone:+1 917 957 6536

E-mail: salhattab@unicef.org

Recursos adicionais

A palma de um adulto segura a mão de uma criança

Leia o relatório completo aqui.