segunda-feira, 12 de agosto de 2013

OS PROTESTO NA IRLANDA

     
Protestantes sobem em veículos da polícia que os impedia de chegar ao bairro católico em Belfast (Foto: Peter Muhly/Reuters)
 Estas imagem são do  G 1 
 A tradicional passeata dos protestantes da Irlanda do Norte de 12 de julho acabou em confusão, principalmente pela proibição imposta pela polícia de passarem pelo bairro católico de Ardoyne, em Belfast.
O partido protestante (DUP), discordou da decisão e afirmou que é 'ilógico' que a marcha dos militantes da ordem protestante de Orange não possa transcorrer por uma parte do percurso que passa por Crumlin Road.
O militante do partido católico Sinn Fein Gerry Kelly comemorou o 'compromisso razoável' imposto pela polícia.
As passeatas protestantes têm como ponto alto o desfile de 12 de julho, que marca a vitória do rei protestante Guilherme III em 1690 sobre o católico Jaime II. Ainda que pensamos  nas revoluções religiosas que não mais existam, a televisão mostrou neste sábado dia 10/08, grandes confrontos entre Protestantes e Cristãos Católicos, num pais de tradição entre acordos já firmados com as autoridades eclesiásticas, já mais pensamos que alem do povo da Palestina houvesse outros que ainda buscam soluções para seus fundamentos religiosos. Um pouco da história deste povo que há quase 500 anos onde deveriam buscar o melhor de Deus.  Em 1517, Marinho Lutero (1483-1546) ressaltou a manifestação violenta da Reforma, que breve se expandiu-se como um rastilho de pólvora por toda a Europa, corroendo o poder da igreja dos Países-Baixos. Em resposta o Rei Philip II da Espanha forçou suas regras autoritárias e executou suas repressões enérgicas aos Protestantes.

Como também aproveitou a ocasião para arrecadar taxas opressivas aos cidadãos destes países, os comuns, como também os nobres se revoltaram contra isso e formaram um
 movimento pela independência. Em 1566 teve inicio a rebelião, formado um partido radical e invadiu as igrejas e monastério, destruindo imagens sagradas católicas.
Philip II não gostou e nomeou  um novo governador-geral o Duque de Alba, esse criou o Conselho de Sangue, daí mais de cem mil pessoas fugiram dos Países-Baixos, para se assegurar em outras terras. Os protestantes responderam aos Católicos lidera por Albas, em 1568, a guerra começou pela independência, esse movimento foi iniciado por Lutero e Calvin e mais tarde dividiram-se em facções como a Igreja da Inglaterra, os Batistas, os Metodistas, e os Quacres, assim por diante. Esses grupos são chamados de os Protestantes como em todos e não de crentes. "Protestantes" inicio como protestos contra os abusos da Igreja Católica, daí o nome Protestante. O Estado Papal era composto de um terço (1/3) da península Italiana, um terço (1/3) de toda fortuna nacional da Alemanha e um quinto (1/5) da fortuna da França pertencia a Igreja Católica. As posições eclesiásticas eram determinadas pela fortuna pessoal e concessão política do que pela fé ou caráter. Criou-se então o cristicismo, antagonismo e as indulgências.
Com o Cristicismo de Lutero, os abusos da indulgência, eles lutavam pela liberdade da religião, foram vitoriosos, porque a revolução só tem inicio mesmo foi em 1517, a vitória deu a liberdade, pôs fim e ao mesmo tempo assinalou o fim do domínio Espanhol e emergiu a época de ouro da Inglaterra e Holanda.
Nós não devemos esquecer que os fatos de que, houve sempre uma revolução religiosa maior, subjacentes a mudanças tais, que mudam tanto a condição material como espiritual do homem

Colaboração Dc. valfid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.