segunda-feira, 13 de abril de 2015

LIBERTAÇÃO E SALVAÇÃO-EVANGELHOS DE JOÃO 4:

Referência: Bíblia João 4:1-26 completa

" Domingo Santa ceia 12.4.2015-Pr. Ronie Silveira. Congregação M. Mansa


Preencher aquela mulher precisava"(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos)," Jo 4:2 A mulher de Samaria  
 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samária. Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José;... 

EXPLANAÇÃO: 
Uma mulher samaritana por muitas razões, uma mulher de um passado duvidoso, Jesus derrubou todas as barreiras, Jesus estava demonstrando a todos, ele mostra dois caminhos para a salvação e libertação.  
Libertação: João 4:verso 4: É o primeiro principio, ele e o povo de Samaria  depois da morte de Salomão o pais foi devido em dois, sul e norte,  as cidade capitais eram: Samaria e Jerusalém, o povo foi levado para o cativeiro e os poucos que ficaram se casavam com outros estrangeiros, e, nasceu um povo impuro e pagão assim o povo se desviavam do caminho de Samaria, pois eram assim que eles faziam, se os judeus desviavam porque Jesus foi a Samaria? Jesus quis mostrar e foi ao encontra da família. Jesus vai ao encontro da sua família, ele foi ao encontra da Samaritana na cidade de Samaria. Sua família precisa de salvação peça ao SENHOR para ir ao encontra da sua família. 

Salvação: 2 caminho v.13-14: Replicou-lhe Jesus:Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

 Jesus, Ele quer saciar nossas necessidades, o mesmo ocorre com nossa alma a comida todo o povo é convidado a procurar a salvação. Isaías diz, todos os que tendes sede, vinde  e bebas das águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. A comida espiritual, qual é a comida? É a  palavra Sagrada, a necessidade espiritual, o povo é convidado a procurar a salvação.  

 "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite Isaías 55:1".   
Qual é tua sede (João 6:35) "Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. (Jo 6:35).

 Tua sede espiritual, talvez você esteja aqui e sua mente não estar ele está aqui para enche aquilo que o mundo não consegue, Jesus queria preencher o coração daquela mulher Samaritana das coisa espirituais, você não vai ter falta de nada, talvez teu coração esteja turbulento, Jesus pode te completar esta noite, aquela mulher vivia uma vida vazia, e pensou quem beber da água viva v.15 "Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.( João 4:15)."

Jesus nos enche mas não nos liberta das privações, aquela mulher samaritana pensava que estava livre,  já ouvi muitas pessoas dizerem que estar indo na igreja e nada  está mudando em sua vida. Jesus te capacita, a mulher pensava que não mais ia ter privações, porque ia beber da água e pronto esta salva das dificuldades seculares.
4º ponto(Jo 4:8-18)" Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?  És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade"(Jo 4:8-18) .   
O Evangelho veio para confrontado as coisas em nossas vidas, Jesus diz chama teu  marido ela disse; eu não tenho marido, Jesus confronta ela (v 6 era hora sexta). Achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta. Aquela mulher samaritana, não podia ser encontrar com as outras mulheres porque era uma situação indesejável delas, uma mulher de muitos homens, elas ridicularizava.  
Ela ia ao meio dia para não ser acusada' para não ser confrontada com as outra, Ele sabia e confronta, se a palavra diz não bebas, não fume, o adultério, o (sexo fora do casamento) não faça, não roube, não seja confrontado pelo evangelho, esta noite, tome uma decisão, esta noite pare de amaldiçoar sua família, v. 21-24=(...) 5º a passo: A mulher disse qual o lugar, não importa o lugar o que importa e a atitude, Deus está presente em  todos lugares, não é onde estas a adorar  e sim como tens adorado ao Senhor, sua fé é genuína e verdadeira, 'Rm 8: "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26)".
O espirito santo ora por nós. Rm 5:5  e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Romanos 5:5).  O Senhor quer nos transformar melhores em  todos os lugares.
6º ponto V: 25-26.  "Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. (Jo. 4:25-26)".
"Aquela mulher fazia parte de um povo odiado, estava num lugar que só mesmo o Senhor Jesus podia libertar e salvar". 

Fonte: Evangelho de Jesus Cristo João 4
Colaboração: Pr. Ronie Silveira
Texto editor: mbn-Fidelis oficial-.
Função:Ministração virtual de textos bíblico online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.