domingo, 29 de junho de 2014

A SEGUNDA CHANCE- LIVRO DE JONAS-BP JAIME CARRIJO

7° SEMANA DA "CAMPANHA DA FAMÍLIA" Um culto abençoado por Deus,29/6/2014
Entramos hoje na 7 semana da "Campanha da Família" onde será celebrada o grande final da "Campanha" no próximo domingo dia 6 de junho 2014 as 19:30 horas em todas as congregações deste ministério. 
Depois de 7 semanas quase 2 meses colocando ordem em nossas vidas, voltamos para continuar-mos por mais uma semana de oração e muito estudo, hoje eu vou falar da segunda chance, segunda benção que muitos desejam receberem e precisam. Perdoe-me por demorar tanto tempo, para começar falar do dizimo e oferta, mas estes meses foram muito corridos. Mas, GLÓRIA A DEUS pelas bençãos alcançadas!


Vimos que conforme estudo realizados entendi que foi lançado sorte para escolha das quiziras como eles chamavam aquelas pessoa as que estavam a atrapalhar entre eles escolheram Jonas, aí ele despertou da sua teimosia para com o Senhor. Porém, para que isso acontecesse ele teve que quase morrer, levando um tanto de pessoas com ele em uma tempestade terrível e depois ficar de "castigo" dentro de um grande peixe. Veja foto em segundo plano, (mais abaixo)




Este por três dias que ele ficou no ventre da baleia, foram necessários para que o profeta enxerga-se que não adiantava fugir da vontade de Deus. Mais cedo ou mais tarde, ela se concretiza.

Revemos, agora, os três passos que aprendemos com Jonas para nos reconciliar com o PAI:


1º) Admitir que erramos perante a  DEUS;

2º) Arrependermo-nos verdadeiramente em nosso coração deste erro  
3º) Pedir perdão ao Pai. Porque falo isso, com base nas Escrituras Sagrada ( leiam em 2 Samuel 11) Saul não se arrependeu e dizia com arrogância: Eu sou o rei de Israel. Jonas teve a segunda chance como nós hoje temos e só prestar atenção na Palavra: 

 

1 E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. 
A cidade de Nínive hoje é chamada de Mosul, e fica no Estado de Ninawa no Iraque
Estes dois versículos comprovam o que eu disse antes: DEUS não desiste do seu maior propósito - ter novamente a comunhão com as pessoas, mesmo que elas cometam atos horrendos e que as outras pessoas as julguem mal. Lembre-se: quem te despreza são os homens, DEUS TE AMA e tem o melhor para você, SEMPRE! ELE já fez a parte DELE, somente está aguardando que você faça a sua parte.

Notamos que o Senhor continua a "bater na mesma tecla" com o teimoso fujão:"Jonas, meu filho, levanta e vai alertar aquele povo. Antes que seja tarde demais..." 

E, para honra e glória de Deus Pai, Jonas finalmente levanta e vai cumprir o pedido do Senhor. Fenomenal, meus irmãos! Presenciamos o que Deus a tempos vem fazendo com você, comigo e com toda a humanidade. Algo que ELE insiste em oferecer  a nós, como pessoas a toda hora. Algo que você jamais terá, se não for na presença DELE: UMA SEGUNDA CHANCE! No terceiro pedir, pedir perdão, lembram que Davi pecou mil vezes mais que Saul? A diferença era que Davi, reconhecia  que era um pecador e pedia perdão sempre.
Jonas nas Águas e antes de ser engolido pelo grande peixe
3° E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho.
4° E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
Bem, "era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho", ou seja, para que se pudesse percorrer toda a cidade, Jonas deveria ter gasto 3 dias de caminhada (Eita, DEUS! Olha o ''3'' de novo aí, minha gente), mas podemos ver que Jonas caminhou apenas 1 dia, ou seja, cumpriu 1/3 de sua missão, pois deveria levar a Palavra a todos os habitantes de Nínive.  E, eu diria mais (Opa! Já vi isso em algum programa infantil da TV - hehehe): além de percorrer menos que da metade da cidade, Jonas só proclamou a pior parte: "ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida" -  o que eu entendo como: "em pouco mais de 1 mês, todos vocês estarão ferrados. Ha, ha. Bem feito!". ("do mal" este Jonas) não errou em dizer as consequências dos atos dos ninivitas, mas, com certeza, ele também poderia ter falado sobre a grande misericórdia do PAI que recairia sobre eles, caso se arrependessem. Contudo, a revolta e o ódio em seu coração o impediram de assim fazer. Como agiu Saul diante  do profeta, o alvo de Jonas era focar a destruição deste povo. O alvo de DEUS era, é e sempre será a SEGUNDA CHANCE! Eu tenho algo para lhe declarar agora: As pessoas poderão não cumprir a parte dela no combinado, poderão levantar o dedo contra você e, até mesmo, omitir informações que poderiam lhe ajudar, mas o Senhor, teu  Deus, não falhará contigo, pois os planos que ELE guarda no coração a respeito de você, jamais serão frustados! ALELUIA! Quantas vezes eu desejei a segunda chance, ate que um dia Deus me deu.
"E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.
6 Poque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano se saco, e assentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?" 
Mesmo Jonas fazendo o trabalho com tanta má vontade, os ninivitas foram tocados pela Palavra de Deus, se arrependeram dos maus hábitos e entraram em jejum, demonstrando que estavam abertos para a mudança. (o jejum expressa-se como o domínio do espírito sobre a carne desejos e intenções)".  
DEUS SEMPRE DARÁ UMA SEGUNDA CHANCE PARA VOCÊ. Vemos que diferentemente do profeta, os ninivitas atenderem na primeira vez que ouviram a Palavra de Deus. Caso não tivessem ouvido, teriam que arcar com as consequências de seus atos, como ocorreu com Jonas, ao fugir do primeiro chamado do Pai. a justiça  de Deus busca a correção e o arrependimento das pessoas e não a simples vingança desmedida.  não importa quantas vezes você necessitará dela. Só lembre de buscar e estar sempre na presença DELE
Hoje entre nós os irmãos Lima, pai e filho, são de Presidente Venceslau-SP, louvaram ao Senhor e toda honra e toda glória seja para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.