quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FOI ELA QUEM UNGIU JESUS

EVANGELHO DE MATEUS 26:7

texto fidelis

Mateus 26:7-9-"Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre  a cabeça quando ele estava assentado á mesa, E os seus discípulos vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? Pois o unguento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres..."

Comentário:
Creio que todos que estavam presentes aquela hora se distraíram com grande alegria pela presença agradável do mestre, tardaram alguns minutos para reparar naquela que viria deixar o grupo das demais donzelas, que deixando o grupo veio e se ajoelhou as costas de Jesus. Quem era? Maria. Puseram a olhar a sena da unção. Sem que ninguém pudesse evitar antes a estranheza de Lazaro, e outros convidados de honra. Começaram em silencio atônitos diante do eles estavam assistindo. A irmã mais nova havia aberto uma botelha de trinta centímetros de altura que continha um alabastro oriental. Diante do olhar complacente de Jesus Cristo, ela derramou boa parte do conteúdo sobre os cabelos do Mestre. Um liquido que impregnou lento e docemente inundando o ambiente, Maria cerrou o frasco e,  apos despejou o perfume nos cabelos sedoso do Galileu. Aquela "Unção" foi feita com tanta sinceridade, simplicidade e amor, que os olhos ficaram úmidos. Concluída a sagração, Maria voltou a abrir a jarra e esvaziou a essência de nardo sobre os pés desnudos do Mestre, ungiu-lhe os tornozelos, calcanhares e dedos e, ofereceu a Jesus suaves e prolongadas mensagens, esperarou que todo liquido perfumado se espalhassem pelo corpo do Mestre. Essa jarrinha que Maria irmã de Lazaro mostro, era uma jarrinha com capacidade de trinta ml, extraída de planta conservadas em jardins, da família das valerianáceas ( hoje ela é tratada como essência pura). com fragmentos de raiz, curtos, espessura de um dedo minimo, tem cor cinzenta escura, uma erva de odor forte,  e agradável, sabor amargo e aromático, conhecida pelo nome atualmente por nardo indico. Os Israelitas conhecia como junça ( henna para os árabes) Imagine que o conteúdo do jarrinho era de trezentos gramas ou ml de essência de nardo indico, seu valor naquela época que Maria lava os pés do Mestre era cotado ao preço de 300 denários, isso dava para alimentar mais de 7.500 pessoas, Dai veio os comentários que não foram poucos, mas destaca-se um contundente o de Judas Escariotes, com indignação acercou a Andre irmão de Pedro, e perguntando-lhe de forma que todos ali ouvisse: Por que não se vendeu  esse perfume e o dinheiro doar aos pobres para alimenta-lhos? Ainda continua dizendo que deveriam dizer ao Mestre que  repreenda por essa perda de valores tão alto. Maria ouviu e assutada com o rumo do acontecimento tentou levantar-se, mas Jesus, O Mestre deteve-a. E, colocou a sua mão esquerda sobre a cabeça da jovem, dirigiu-se aos presentes com sua voz pausada e disse: "Deixai-a em paz, todos vós!... Por que a molestais por isto, se ela fez o que lhe saiu do coração?" . A vós que murmurais e dizeis que este unguento deveria ter sido vendido em beneficio dos pobres, deixai-me dizer-vos que sempre tereis os pobres convosco para que possais atende-los em qualquer momento que vos pareça bem...Mas eu nem sempre estarei convosco, cedo deixarei com meu Pai!
Com referencia ao Judas Iscariotes, ele era o"homem de Carioth", filho de Simão, homem ilustre e endinheirado da Judeia, foi discípulo de João Batista e atormentado pesquisador da verdade, diante de tudo isso pergunta-se por que ele teve um fim tão dessolador.? 

fonte: BÍBLIA: Mt 26:7-9,/( Mc 14:3-11), (Ct1:12), (Ct 4:13 e Jo 12:3-8) (T 5265152)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.