sexta-feira, 5 de julho de 2013

ARQUEOLOGIA BIBLICA

Bíblia-"Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumavam sair para guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todos o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porem Davi ficou em Jerusalém. (2 Samuel 11:1)"

O livro de Samuel, que nos conta a historia do rei Davi, quase não menciona suas conquistas, através das quais o povo cananeus, outrora abominado, entrava muito na orbita de Israel, embora sem renunciar aos seus costumes ancestrais ou aos seus cultos, contra os quais, mais tarde, clamarão aos Profetas.
Estando a terra de Canaã quase unificada, o rei Davi encontrou-se com tempo disponível para aumentar seu território  A Bíblia  então relata com minucias os feitos heroicos das suas tropas e como ele desafiou os Amonitas, os Moabitas, os Edomitas da transjordânias e os Arameus da Síria mas, enquanto a conquista ( e o aniquilamento total ou quase) dos primeiro pareceu um passeio, a guerra contra os Arameus do norte foi mais difícil. Em primeiro lugar por ocasião da conquista dos Amonitas, aos quais haviam-se unido pequenos reinos arameus, no momento em que  Joabe, general de Davi, fazia o cerco da capital de Rabat (Decorrido um ano no tempo em que os reis costumam sair para guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém (2 Samuel 11:1): depois quando das campanhas contra os Arameus do norte. Com a população de Rabat reduzida à escravidão e transportada para Israel, o rei Davi apossou-se da coroa amonita. No norte, conseguiu atacar de surpresa o rei Adarezer dos Arameus, que havia ajudado os Amonitas. Tomou-lhes os carros os de guerra, mas não sabendo usar-los, mandou cortar os jarretes dos cavalos, conservando apenas cem para seu próprio uso. E prosseguiu sua campanha vitoriosa até as margens do Eufrates, vencendo, de passagem, o rei de Damasco. Destas conquistas, trazia uma considerável quantidade de ouro e cobre, pois algumas cidades do reino de Aderezer, tais como Berot, Bete e Kun, exploravam este mineral havia muito tempo. Foram as conquistas dos reinos arameus do norte que puseram Davi em contato com os povos fenícios  eles eram cananeus) da costa. O rei de Emat, Estado limítrofe ao rei Aderezer, satisfeito com a derrota do seu incomodo vizinho e provavelmente, não desejando se defrontar com as tropas de Davi, propôs lhe aliança e ofertou-lhe numerosos presentes leia : Os quais também o rei Davi consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara: (2 Samuel 8:10) Assim, o rei Davi conseguiu reconquistar grande parte dos territórios que os Egípcios haviam possuído na Palestina. Só os Filisteus continuavam perto da costa e, embora se tivesse tornado prudente, de tempos em tempos, opunha,-se aos israelitas através de escaramuças. Alguns deles, contudo, preferiam pagar um tributo ao rei Davi a serem obrigados a medir forças com ele.

Fonte: Bíblia 1-Samuel 7:1...2 Samuel 6:, 2 Samuel 11:1, 2 Samuel 8:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.