segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O JOVEM RICO FEZ UMA PERGUNTA IMPORTANTE E RETIROU-SE TRISTE

Presidente Prudente,domingo 15 de dezembro de 2013, esboço de pregação.

 Pr. Wellington Pescumo, prega na Congregação
do bairro Mario Amato, em 15/12/2013
(foto arquivo)
NA PREGAÇÃO  DE DOMINGO, ouvimos o Pr. Wellington Pescumo, explanar sobre o texto base da Palavra, no Culto da Família na presença de muitos fieis e membros, ele falou sobre o moço rico, texto do evangelho que muito já ouviram falar. Ficou bem claro na sua explanação, onde a bagagem, a agulha, a propriedade. Para receber o Espirito Santo de Deus, temos que está pronto e está pronto é não estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.
Não sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.

BÍBLICO: Leitura (Mt. 19:16-30)

16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

17-E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me" 

 22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

O JOVEM RICO: NO TEXTO fica claro que ele teve a oportunidade de se aproximara de Jesus, se nos só olhar com os olhos jamais podemos entender, toda vez que lemos texto bíblico, temos que pedir a revelação de Deus que é o alimento para  a alma. Este moço só pelo fato digno de nota é ele ter vindo ao encontro do Senhor. Com certeza já ouvira falar da vida e ministério de Jesus, ou quem sabe, até mesmo, presenciado alguns dos seus milagres e sinais, o que o levou a sentir uma grande atração pelo Mestre. Foi até Jesus esperançoso para fazer a pergunta mais importante que alguém poderia fazer. Vamos ver algumas atitudes comprometedoras deste moço, demonstradas em sua conversa com o Senhor: " E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus." (Mateus 19:16-23). Respondeu o jovem rico:Tudo isso que tem me falado eu conheço de cor e salteado, desde Moisés ele já tinha ouvido falar pelos mandamentos da lei, imagine você perguntar a Jesus como fazer para morar no céu! O moço queria morar no céu. Deus lhe disse: Vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobrese terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.(Mateus 19:21).


1. O jovem em questão entrou em cena na última viagem de Jesus a Jerusalém. Lucas nos informa que se tratava de uma pessoa de alta posição: "E perguntou-lhe um certo príncipe...", Lucas 18.18. A palavra "príncipe" significa "governador", "comandante", "chefe", "líder", o que nos mostra que se tratava de alguém muito importante, dentro da sociedade judaica. Além disso, a Palavra de Deus nos fala ainda, que se tratava de alguém muito rico, uma vez que possuía "muitas propriedades".

FEZ UMA PERGUNTA  

1. É possível que a grande pergunta tenha sido feita, em razão do conhecimento prévio que o jovem tinha da pessoa de Jesus. Ao ver as realizações do Senhor, chegou à conclusão de que Ele ensinava o caminho correto para a entrada no reino de Deus. Daí, a sua pergunta significativa – "Bom mestre, que farei para conseguir a vida eterna"? Tal pergunta revelou seu imenso desejo de fazer parte do reino! Sua intenção era correta, embora não soubesse aproveitá-la.


2. Não basta ao pecador fazer perguntas acerca da salvação, é necessário abraçá-la, crer no sacrifício realizado pelo Filho de Deus, recebendo-o no coração. Somente assim podemos alcançar a vida eterna e fazer parte da família de Deus. João disse: "11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome", Jó 1.11-12. Somente nos tornamos "filhos de Deus" com direito a vida eterna, através da fé em Cristo!

19:22-O moço rico se retira triste, Jesus explica aos discípulos, texto base, verso 24, o que estava acontecendo com aquele moço, tem gente que tem fé mas não entende que a agulha que ele falava naquela época, era um local no Templo onde os viajante paravam para fazer suas orações e adorar ao Senhor; eles tinha que deixar para traz ou fora da porta do templo, toda as suas bagagens de viagem, essa passagem é o ponto crucial da fé, ao deixar para fora isso, não mais te pertence, o homem velho morre e nasce o novo. Não precisa sentar em cima da tua propriedade com o medo de perde-lo, confiar em Jesus é tudo, essa bagagem impede a tua benção. Jesus pede e nós ficamos triste, mas é preciso praticarmos, observarmos as coisas erradas para o Senhor, as vezes damos mais valor as coisas nossas do que as bençãos em nossas vidas, deixe a bagagem, Jesus te quer por inteiro com coração limpo; por que? E'le É a resposta.


Colaboração: Pr. Wellington Pescumo, (Igreja sede)
Texto original editado no Recanto das Letras em 16/12/2013.

RETROSPECTIVA DE 2013-reveja as fotos publicadas no blog do Bispo, acesse o link:
Blog do Bispo Jaime-Casa de Oração Ministério Brasil Novo - Valdeci Fidelis - Álbuns da web do Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Bom? Medio? Ruim?
De sua opinião:

Todas serão respondidas.